Pular para o conteúdo principal

O Valor Comercial do Design



Um dos assuntos sempre abordados na gestão de marcas é o retorno financeiro trazido ao se investir em Design. Como calcular o provável aumento no valor de uma marca a partir do uso dessa disciplina no desenvolvimento de produtos, serviços ou na comunicação das empresas? Por consequência, a maior parte das marcas tem dificuldade em entender o uso do design como um investimento no negócio.

Percebendo uma mudança de atitude por parte de seus clientes – que são executivos de empresas líderes, governos, organizações não governamentais e organizações sem fins lucrativos – a consultoria de gestão McKinsey, presente em mais de 60 países, adquiriu duas empresas de design e desenvolveu um estudo chamado Business Value of Design.



"As empresas que têm melhor desempenho em termos de design superam seus pares do setor por uma ampla margem. O crescimento deles em termos de receita é quase o dobro de seus pares, enquanto o crescimento em termos de retorno aos acionistas é 70% maior." – Ben Sheppard, sócio da McKinsey.

Esse é o primeiro estudo a quantificar seu valor comercial, estabelecendo a relação entre o investimento em design e o ganho financeiro. Foram analisados mais de 2 milhões de dados, dos últimos 5 anos, em 300 empresas de capital aberto. Os setores escolhidos para esse estudo foram bens de consumo embalados, bancos de varejo e dispositivos médicos – as indústrias analisadas confirmam que um bom design melhora os ganhos financeiros, independentemente de se estar criando produtos físicos, digitais ou experiências.

Para a consultoria, “o estudo mostrará que o design não pode mais ser tratado como um luxo pelos altos executivos. Tradicionalmente, o design tem sido visto como um assunto para a média gerência, mas acho que está acontecendo uma grande mudança na indústria ao perceber a importância desse tópico“.

Os dados estarão disponíveis gratuitamente no McKinsey Design Index, que também vai disponibilizar uma ferramenta para que qualquer empresa possa avaliar seu desempenho em design (a partir do dia 9 de novembro de 2018).

Para ler o artigo original no site da CNN > https://edition.cnn.com/style/article/mckinsey-design-index/
Fotografias: McKinsey 

Claudia El-moor www.eyedesign.com.br
Após ter trabalhado em grandes estúdios de São Paulo, desde 1997 atuo no desenvolvimento de identidades corporativas como diretora de criação e sócia da Eye Design | Desenvolvimento de Marcas, realizando projetos de criação e gestão de marcas, design editorial e promocional.
Me especializei em Gestão de Marcas no Canadá, após ter estudado Design Gráfico no Brasil e na Itália. Sou atuante nas associações de design ADG Brasil e Adegraf, participando de suas diretorias, conselhos e do Júri da Bienal Brasileira de DesignGráfico e do Prêmio CLAP.

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada