Pular para o conteúdo principal

O DESIGN E A CIDADE



Esta semana promete! É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo!

Recentemente a cidade de Curitiba, que faz parte das cidades criativas da UNESCO, instituiu um Comitê de Gestão para o Selo de Design recebido, esperamos que num futuro próximo também consigamos nos inspirar aqui e fazer acontecer o Comitê Gestor do Selo Brasília Cidade Criativa do Design.

Com esse propósito, também está acontecendo do dia 13 a 14 de novembro, o II Seminário Internacional de Pesquisa em Design, para debater as perspectivas de atuação desta atividade tão importante para o desenvolvimento, identidade e gestão de processos nas organizações, tanto no contexto privado como público e social.

Destaque também para a Expo Brasília Design, que dessa vez estará na Embaixada de Portugal, com mostra do design contemporâneo brasiliense. 

Brasília está realmente florescendo, tal qual os Ipês na seca do Cerrado. Ainda bem!

ACONTECENDO


II Seminário Internacional de Pesquisa em Design - 13 a 14/11/2018
http://design.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=162:ii-seminario-internacional&catid=27:publicacoes&Itemid=347&lang=pt-br
Palestra ABD - 13/11/2018 -  Palestra "A vida se completa com Histórias"
Sobre estilo de vida, conforto e identidade nas soluções propostas.
http://abd.org.br/palestra-df-conceito-cores-projetos

Expo // Brasilia Design - 13 a 16/11/2018  - 10h às 17h
Experimente Brasília - Embaixada de Portugal
https://www.facebook.com/events/1363978527065510/

Palestra Moda e Design - Tendências
13/11/2018 - 19h às 22h
Casa Thomas Jefferson - Lago Sul
https://www.sympla.com.br/s-2018-2-edicao__390905

S!2018 - Ponto de encontro para quem gosta de boas histórias! (2ª Edição)

13/11/2018 - Cases de sucesso de marketing, comunicação e mobilização de pessoas para compartilhar experiências de aprendizado. https://www.sympla.com.br/s-2018-2-edicao__390905

Brasília Cidade da Fotografia - Exposição 15 a 18/11/2018Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Inscrição e Credenciamento: https://brasiliaphotoexpo.com.br/


Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr