MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL (PARTE 1)
Desta vez,
vamos falar sobre manuais de identidade visual (MIV). Mas vamos dividir o tema
em dois artigos para que possamos detalhar melhor o assunto. Neste primeiro
texto, trataremos sobre a definição e importância dos MIV. No próximo artigo,
vamos detalhar como eles são e qual o seu conteúdo.
Alguns
colegas me perguntam se nos projetos de marca que eu elaboro, faço ou não o
MIV. Eu digo que sim, eu sempre recomendo, porque é muito importante para a
gestão de uma marca. Independentemente do tamanho da empresa, penso que os
manuais dão o direcionamento de como aplicar uma marca nas mais diversas
necessidades de uma empresa. A diferença
é que nas grandes empresas, temos manuais mais detalhados, com uma quantidade
maior de informações e especificações.
Você pode
dizer que seu cliente é pequeno demais e que elaborar um manual é perda de
tempo e dinheiro. Mas saiba que mais cedo ou mais tarde aparecerá uma
necessidade e nem sempre o empresário tem a capacidade técnica de aplicar a
marca da forma mais apropriada. Às vezes ele acaba procurando um fornecedor
pouco especializado e este oferece uma solução que pode não ser a mais
indicada. Daí, o estrago já foi feito, sua marca vai se distorcendo até que não
é mais reconhecida. Pior é quando o seu cliente não reconhece… o fato de uma
marca ser memorável é muito importante para que o consumidor decida pela compra
de um produto ou serviço.
A decisão é
do cliente, mas é dever do designer oferecer o serviço e apontar os prós e contras. Recentemente aconteceu comigo. Um cliente
dispensou o manual de marca e pouco tempo depois já estava ele usando a marca
de forma "inapropriada"… Ele mesmo percebeu que deveria ter investido
um pouco mais e ter uma identidade mais coerente e unificada.
É muito
difícil que outro profissional aplique uma marca que um primeiro tenha
idealizado na mesma forma. Ele não participou do brienfing, não passou pelas
etapas de criação e também não tem como "adivinhar" o que seu colega
pensou durante a realização do projeto.
MAS O QUE É
MESMO UM MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL?
Os manuais
de identidade visual são documentos que orientam no tocante aos critérios,
informações técnicas, recomendações e especificações para a construção,
reprodução de uma marca e de seus elementos visuais.
QUAIS OS
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?
– Orientam
o correto uso de marca e elementos visuais, assim como as suas proibições de
uso.
–
Exemplificam as diretrizes de construção e reprodução da marca.
– Indicam a
tipografia correta, as cores padrão e ilustram as versões de marca.
–
Documentam o projeto de identidade visual, criando o histórico de evolução de
marca.
– Deixam as
equipes de gestão de marca mais seguras para desenvolver a comunicação da
empresa.
– Dão os
aspectos técnicos para que fornecedores possam imprimir ou publicar a marca e
sua identidade de forma correta.
– Orientam
as diversas formas de assinatura.
–
Possibilita economia na produção de peças gráficas.
– Traz
agilidade nos processos de criação, já que definem as formas de aplicação da
marca.
Em breve,
publicaremos a segunda parte deste artigo.
Contribua
comentando ou compartilhando este artigo para outras pessoas possam saber mais
sobre o assunto.
Eduardo
Meneses (Designer Gráfico, Consultor em Design, Ex-Presidente da ADEGRAF)
Referências
https://blog.wedologos.com.br/design-grafico/identidade-visual/manual-de-identidade-visual-pdf/
https://medium.com/balta-io/20-passos-para-fazer-um-manual-de-identidade-visual-completo-788816a46657
https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/
https://www.oficinadanet.com.br/post/11888-o-que-e-manual-de-identidade-visual
https://designersbrasileiros.com.br/manual-de-identidade-visual-importancia-e-vantagens/