Pular para o conteúdo principal

FORUM BRASIL DESIGN

Reunião 06/05/2010
Local: São Paulo

PAUTA
Foram revisadas as diretrizes definidas na reunião realizada no Brazil Design Week 2009 e definidos os compromissos das associações na realização de tais diretrizes:

01. Apoio ao PBD
PBD representa importante figura política no cenário do design brasileiro, apesar de sua ineficácia. Foi dito que o PBD costuma demandar projetos, mas que não cumpre o compromisso de levantar recursos para a execução dos projetos. Foi questionada a competência da atual direção e decidiu-se que seria interessante consequir uma reunião com o ministro do MDIC, porém, para isso é importante que tenhamos dados para argumentar a importância do investimento público em design.
Devemos apoiar o PBD, assim, poderá crescer e desempenhar papel político ainda mais forte.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

02. Rede Design Brasil
Assumir a RDB como principal plataforma de informação sobre design no Brasil. Entidades devem constantemente informar a equipe da RDB sobre suas novidades. Futuramente, há intenção de compartilhar os emailing lists das entidades com o RDB, de maneira que o RDB ganhe maior penetração e represente as informações das entidades do Fórum.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

03. Cartão BNDES liberado para serviços de design
Como prometido, o cartão BNDES pode agora ser usado para comprar serviços de inovação em design. No entanto, os requisitos para que empresas de design se cadastrem para poderem receber via cartão BNDES não são adequadas. Atualmente, somente empresas de design de produtos podem se cadastrar, há poucas informaçãos sobre como se cadastrar e pouca divulgação sobre a novidade.
Entidades devem divulgar o cartão BNDES e estimular os tomadores de serviço a buscarem o cartão. Isto criará uma demanda para que empresas de design se cadastrem para atenderem seus clientes.
Há a possibilidade de parcerias com outras organizações, como Sebrae e BNDES, para desenvolver palestras e materiais intrutivos sobre como se cadastrar como prestador de serviço para o cartão BNDES.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

04. Planejamento Estratégico 2010/2020
Recursos prometidos pelo PBD não foram liberados e a pesquisa de mercado não foi concluída. Parte do projeto foi realizado e para que haja continuidade é necessário buscar mais recursos. Freddy Van Camp irá prospectar recursos junto a FINEP, Apex, ABDI.
Há a possibilidade de cobrar uma taxa extra facultativa para os membros das entidades com a finalidade de financiar a pesquisa. Somente os membros que contribuissem teriam acesso aos dados do planejamento, por meio de site com área restrita. Decisão não tomada.
Entidade responsável: ABEDESIGN
Prazo: indeterminado

05. Criação de uma agenda nacional unificada de design
Entidades não enviaram sua programação anual para a Rede Design Brasil e, portanto, não foi divulgada uma programação nacional de design.
Entidades devem programar suas atividades anuais e enviar para a RDB.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

06. Mailing unificado
Entidades devem comunicar a seus associados que seus endereços de email serão compartilhados com a Rede Design Brasil e que, assim, passarão a receber os comunicados da RDB. Caso as associações discordem desta prática, podem sugerir aos seus associados que assinem o mailing da RDB por iniciativa própria com o argumento de que este é o melhor canal nacional de informação na área atualmente.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

Ao final, discutiu-se sobre que entidade deveria gerenciar o funcionamento do Fórum. Houve consenso que a ABEDESIGN deveria continuar coordenando e liderando o Fórum até que aconteça a próxima reunião.

Victor Guerra
Vice-Presidente Gestão 2008-2010

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada