Pular para o conteúdo principal

FORUM BRASIL DESIGN

Reunião 06/05/2010
Local: São Paulo

PAUTA
Foram revisadas as diretrizes definidas na reunião realizada no Brazil Design Week 2009 e definidos os compromissos das associações na realização de tais diretrizes:

01. Apoio ao PBD
PBD representa importante figura política no cenário do design brasileiro, apesar de sua ineficácia. Foi dito que o PBD costuma demandar projetos, mas que não cumpre o compromisso de levantar recursos para a execução dos projetos. Foi questionada a competência da atual direção e decidiu-se que seria interessante consequir uma reunião com o ministro do MDIC, porém, para isso é importante que tenhamos dados para argumentar a importância do investimento público em design.
Devemos apoiar o PBD, assim, poderá crescer e desempenhar papel político ainda mais forte.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

02. Rede Design Brasil
Assumir a RDB como principal plataforma de informação sobre design no Brasil. Entidades devem constantemente informar a equipe da RDB sobre suas novidades. Futuramente, há intenção de compartilhar os emailing lists das entidades com o RDB, de maneira que o RDB ganhe maior penetração e represente as informações das entidades do Fórum.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

03. Cartão BNDES liberado para serviços de design
Como prometido, o cartão BNDES pode agora ser usado para comprar serviços de inovação em design. No entanto, os requisitos para que empresas de design se cadastrem para poderem receber via cartão BNDES não são adequadas. Atualmente, somente empresas de design de produtos podem se cadastrar, há poucas informaçãos sobre como se cadastrar e pouca divulgação sobre a novidade.
Entidades devem divulgar o cartão BNDES e estimular os tomadores de serviço a buscarem o cartão. Isto criará uma demanda para que empresas de design se cadastrem para atenderem seus clientes.
Há a possibilidade de parcerias com outras organizações, como Sebrae e BNDES, para desenvolver palestras e materiais intrutivos sobre como se cadastrar como prestador de serviço para o cartão BNDES.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

04. Planejamento Estratégico 2010/2020
Recursos prometidos pelo PBD não foram liberados e a pesquisa de mercado não foi concluída. Parte do projeto foi realizado e para que haja continuidade é necessário buscar mais recursos. Freddy Van Camp irá prospectar recursos junto a FINEP, Apex, ABDI.
Há a possibilidade de cobrar uma taxa extra facultativa para os membros das entidades com a finalidade de financiar a pesquisa. Somente os membros que contribuissem teriam acesso aos dados do planejamento, por meio de site com área restrita. Decisão não tomada.
Entidade responsável: ABEDESIGN
Prazo: indeterminado

05. Criação de uma agenda nacional unificada de design
Entidades não enviaram sua programação anual para a Rede Design Brasil e, portanto, não foi divulgada uma programação nacional de design.
Entidades devem programar suas atividades anuais e enviar para a RDB.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

06. Mailing unificado
Entidades devem comunicar a seus associados que seus endereços de email serão compartilhados com a Rede Design Brasil e que, assim, passarão a receber os comunicados da RDB. Caso as associações discordem desta prática, podem sugerir aos seus associados que assinem o mailing da RDB por iniciativa própria com o argumento de que este é o melhor canal nacional de informação na área atualmente.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

Ao final, discutiu-se sobre que entidade deveria gerenciar o funcionamento do Fórum. Houve consenso que a ABEDESIGN deveria continuar coordenando e liderando o Fórum até que aconteça a próxima reunião.

Victor Guerra
Vice-Presidente Gestão 2008-2010

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.