Pular para o conteúdo principal

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design

hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira.

o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende ser, em nenhuma hipótese, mais uma entidade para se somar às outras existentes, mas sim um espaço no qual todas as entidades se identifiquem e lutem em conjunto pelos ideais comuns da comunidade de designers brasileiros.

uma de suas primeiras atividades será a de dar suporte ao trabalho que já vem sendo feito pela comissão constituida anteriomente, dentro desse mesmo espírito, para cuidar da tramitação do projeto de regulamentação profissional. este projeto, com o apoio do fórum, ganha muito mais peso e representatividade.

estiveram presentes à reunião: daniel kraichete, do centro design rio; ernesto harsi, da adp - associação dos designers de produto; bruno lemgruber, da adg brasil - associação dos designers gráficos do brasil; gustavo gelli, da abedesign - associação brasileira de empresas de design; wagner alves, da adegraf - associação dos designers gráficos do distrito federal; luis werlan, da apdesign - associação dos profissionais de design do rio grande do sul; francisco martins, da firjan - federação das indústrias do rio de janeiro; luiz barros, do programa rio é design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro; freddy van camp e gabriel patrocínio, ambos da esdi - escola superior de desenho industrial da uerj e do conselho consultivo de design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro. além destas entidades, a scdesign - associação catarinense de design, não pode se fazer presente mas protocolou seu apoio à criação do fórum.

como próximos passos, está sendo redigido um manifesto, que será disponibilizado em breve, abrindo espaço para que outras associações e centros de promoção de design possam fazer parte da constituição inicial do fórum brasileiro de design. sua estruturação e funcionamento, bem como seu plano de metas, estão previstos para ser divulgados no início de 2009.

embora seja certo que ainda existe um caminho a trilhar, em busca de juntar ao grupo inicial se possível todas as associações brasileiras, acreditamos que para se buscar algum consenso é necessário antes de mais nada que nos unamos inicialmente por uma questão de bom senso!

Matéria publicada por Gabriel Patrocício em seu blog Políticas de Design, em 28-11-2008.

Postagens mais visitadas deste blog

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf