Pular para o conteúdo principal

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design

hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira.

o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende ser, em nenhuma hipótese, mais uma entidade para se somar às outras existentes, mas sim um espaço no qual todas as entidades se identifiquem e lutem em conjunto pelos ideais comuns da comunidade de designers brasileiros.

uma de suas primeiras atividades será a de dar suporte ao trabalho que já vem sendo feito pela comissão constituida anteriomente, dentro desse mesmo espírito, para cuidar da tramitação do projeto de regulamentação profissional. este projeto, com o apoio do fórum, ganha muito mais peso e representatividade.

estiveram presentes à reunião: daniel kraichete, do centro design rio; ernesto harsi, da adp - associação dos designers de produto; bruno lemgruber, da adg brasil - associação dos designers gráficos do brasil; gustavo gelli, da abedesign - associação brasileira de empresas de design; wagner alves, da adegraf - associação dos designers gráficos do distrito federal; luis werlan, da apdesign - associação dos profissionais de design do rio grande do sul; francisco martins, da firjan - federação das indústrias do rio de janeiro; luiz barros, do programa rio é design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro; freddy van camp e gabriel patrocínio, ambos da esdi - escola superior de desenho industrial da uerj e do conselho consultivo de design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro. além destas entidades, a scdesign - associação catarinense de design, não pode se fazer presente mas protocolou seu apoio à criação do fórum.

como próximos passos, está sendo redigido um manifesto, que será disponibilizado em breve, abrindo espaço para que outras associações e centros de promoção de design possam fazer parte da constituição inicial do fórum brasileiro de design. sua estruturação e funcionamento, bem como seu plano de metas, estão previstos para ser divulgados no início de 2009.

embora seja certo que ainda existe um caminho a trilhar, em busca de juntar ao grupo inicial se possível todas as associações brasileiras, acreditamos que para se buscar algum consenso é necessário antes de mais nada que nos unamos inicialmente por uma questão de bom senso!

Matéria publicada por Gabriel Patrocício em seu blog Políticas de Design, em 28-11-2008.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.

DESIGN E FEMINISMO

Março é um mês de visibilidade para a luta das mulheres, um mês para lembrar que ainda hoje, 2019, a desigualdade permanece. Recentemente lendo um artigo sobre a pesquisa de uma amiga referente aos resultados de 10 anos das cotas raciais na UnB, me deparei com um dado que me chocou: "Mulheres cotistas que não são admitidas para a UnB recebem maiores retornos monetários no mercado de trabalho do que as que cursam a UnB, pelo menos no período de até cinco anos após formatura." 1 Para a mulher, nenhum esforço é valorizado! Haja Luta! Quis usar este espaço para falar sobre essa nossa luta e sobre o trabalho da mulher Designer. Hoje o movimento L adies, Wine & a bit of Design, criado por Jessica Walsh em Nova York, em 2016, traz o ativismo para o campo do Design e tem ganhado o mundo, já são 120 cidades participando. São encontros mensais para falar de vários assuntos do universo feminino na criação além de criar uma rede de apoio e mentoria do trabalho umas das ...