Pular para o conteúdo principal

Ata da Reunião Aberta | RA + BAZAR

Ata da Reunião Aberta RA + BAZAR
Data: 27.maio.2008 Hora: 19h Local: Sindigraf

Associados presentes: Tereza Pires, Karen Nawa, Wagner Alves, Daniel Perfeito, Masanori Ohashy, Renan Castro, Cláudio Santos, Renato Fonseca, Maria de Fátima, Maurício Borges, Eneida Figueiredo, David Borges, Aline Pereira, Cláudia El-Moor, Marcelo Castro, Ricardo Brancaglion, Leonardo Antonialli.

A reunião começou informalmente, com os associados conversando, comendo, bebendo e vendo as coisas levadas para o bazar. Até foto polaroid foi tirada durante a reunião, como pode ser visto na foto da foto e da ata de presença.



Estiveram presentes 17 associados e a pauta começou com o assunto da eleição e das chapas inscritas. Explicou-se como irá acontecer a eleição no próximo 16 de junho, em Assembléia Ordinária, no auditório do Sindigraf. A eleição será feita com cédulas e voto secreto, conforme o estatuto. Também foi lembrado que apenas os associados profissionais e presentes no dia podem votar.

Os membros presentes na reunião e representantes das duas chapas formadas se apresentaram e falaram brevemente sobre as propostas. Foi comentado da importância de, pela primeira vez, termos mais de uma chapa concorrendo na eleição de uma nova diretoria. Esse momento reflete como melhorou a participação dos associados nos últimos anos e demonstra o interesse por mais atuação. Também foi dito da importância de continuarem os Grupos de Ação, que, em parte, também estimulou a participação dos associados na Adegraf. Foi comentado também que, independente da chapa vencedora, todos estão dispostos a participar mais das ações da Adegraf.

O associado Maurício Borges sugeriu a criação de um novo Grupo de Ação para a capacitação de novos associados, um grupo que pensasse em ações para trazer mais Designers à associação.

A associada Fátima aproveitou o assunto e atualizou as últimas notícias do Grupo de Ação CEAIDS. Ela e a associada Eneida foram na última reunião e disseram que no dia 12 de junho, o dia do CEAIDS, terá um grande evento na área da rodoviária com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a Aids. Alguns materiais serão distribuídos, como folderes, balões e camisetas. Eles estão trabalhando junto com o um designer Vinícius, do Sabin, mas querem que desenvolvamos as peças junto com ele.


O associado Ricardo Brancaglion falou sobre a Regulamentação da profissão e dos contatos importantes que tem feito em prol dela. A presidente Claudia falou da reunião que a Adegraf fez com a Comissão de Legislação Participativa sobre como levar adiante o projeto de regulamentação através da CLP.


O coordenador do Grupo de Ação de Cargos e Salários, David Borges, falou que o grupo decidiu esperar mais tempo para avaliar a necessidade de reajuste e por enquanto o grupo encontra-se suspenso.

As associadas Fátima e Eneida aproveitaram para comentar as dificuldades que estão tendo com o uso da Tabela Referencial de Valores. Vários associados disseram como têm usado a tabela e houve troca de dicas sobre como proceder. Também foi comentado que, apesar de algumas dificuldades, a tabela é referência em todo o Brasil, inclusive para a ADG.

A presidente Claudia El-moor lembrou que está prevista uma reunião com a Lamparina, empresa júnior de design, já contactada por email. Seu representante é Carlos Eduardo, associado Adegraf. Ela espera que a nova diretoria possa realizar essa parceria pois será interessante para ambas instituições.

A reunião acabou às 21h30 e alguns associados ainda puderam conversar, trocar informações, comer, beber e comprar as coisas do bazar.

Tereza Pires
2ª Secretária Adegraf

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado.
Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf

Diretoria Adegraf


A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…

O DESIGN E A CIDADE

Nesse meu percurso escrevendo sobre Brasília Cidade Criativa do Design, percebo ainda mais o quanto os acontecimentos são sazonais. São momentos de muitos eventos, e outros de pouca exposição. Dessa vez, temos muita promessa para o futuro, enquanto o aqui agora está por acontecer!
Semana passada houve importante encontro com a Adegraf e IESB, assim continuando a parceria estabelecida anteriormente com o convênio de desconto para associados Adegraf. 
Em 2019 está previsto em Brasília o "X Encontro Internacional de Políticas Públicas e Design", de 11 a 13 de setembro no Centro Universitário IESB; o último evento aconteceu em novembro de 2018 no Uruguay, organizado pela Red Latinoamericana de Políticas Públicas y Diseño, como momento de reflexão, colaboração, aprendizado, troca de experiências e impulsionamento de Políticas Públicas para o Design.
Políticas públicas de Design são importantíssimas e geram impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social. 
Segundo Gabri…