Pular para o conteúdo principal

Ata da Reunião Aberta | RA + BAZAR

Ata da Reunião Aberta RA + BAZAR
Data: 27.maio.2008 Hora: 19h Local: Sindigraf

Associados presentes: Tereza Pires, Karen Nawa, Wagner Alves, Daniel Perfeito, Masanori Ohashy, Renan Castro, Cláudio Santos, Renato Fonseca, Maria de Fátima, Maurício Borges, Eneida Figueiredo, David Borges, Aline Pereira, Cláudia El-Moor, Marcelo Castro, Ricardo Brancaglion, Leonardo Antonialli.

A reunião começou informalmente, com os associados conversando, comendo, bebendo e vendo as coisas levadas para o bazar. Até foto polaroid foi tirada durante a reunião, como pode ser visto na foto da foto e da ata de presença.



Estiveram presentes 17 associados e a pauta começou com o assunto da eleição e das chapas inscritas. Explicou-se como irá acontecer a eleição no próximo 16 de junho, em Assembléia Ordinária, no auditório do Sindigraf. A eleição será feita com cédulas e voto secreto, conforme o estatuto. Também foi lembrado que apenas os associados profissionais e presentes no dia podem votar.

Os membros presentes na reunião e representantes das duas chapas formadas se apresentaram e falaram brevemente sobre as propostas. Foi comentado da importância de, pela primeira vez, termos mais de uma chapa concorrendo na eleição de uma nova diretoria. Esse momento reflete como melhorou a participação dos associados nos últimos anos e demonstra o interesse por mais atuação. Também foi dito da importância de continuarem os Grupos de Ação, que, em parte, também estimulou a participação dos associados na Adegraf. Foi comentado também que, independente da chapa vencedora, todos estão dispostos a participar mais das ações da Adegraf.

O associado Maurício Borges sugeriu a criação de um novo Grupo de Ação para a capacitação de novos associados, um grupo que pensasse em ações para trazer mais Designers à associação.

A associada Fátima aproveitou o assunto e atualizou as últimas notícias do Grupo de Ação CEAIDS. Ela e a associada Eneida foram na última reunião e disseram que no dia 12 de junho, o dia do CEAIDS, terá um grande evento na área da rodoviária com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a Aids. Alguns materiais serão distribuídos, como folderes, balões e camisetas. Eles estão trabalhando junto com o um designer Vinícius, do Sabin, mas querem que desenvolvamos as peças junto com ele.


O associado Ricardo Brancaglion falou sobre a Regulamentação da profissão e dos contatos importantes que tem feito em prol dela. A presidente Claudia falou da reunião que a Adegraf fez com a Comissão de Legislação Participativa sobre como levar adiante o projeto de regulamentação através da CLP.


O coordenador do Grupo de Ação de Cargos e Salários, David Borges, falou que o grupo decidiu esperar mais tempo para avaliar a necessidade de reajuste e por enquanto o grupo encontra-se suspenso.

As associadas Fátima e Eneida aproveitaram para comentar as dificuldades que estão tendo com o uso da Tabela Referencial de Valores. Vários associados disseram como têm usado a tabela e houve troca de dicas sobre como proceder. Também foi comentado que, apesar de algumas dificuldades, a tabela é referência em todo o Brasil, inclusive para a ADG.

A presidente Claudia El-moor lembrou que está prevista uma reunião com a Lamparina, empresa júnior de design, já contactada por email. Seu representante é Carlos Eduardo, associado Adegraf. Ela espera que a nova diretoria possa realizar essa parceria pois será interessante para ambas instituições.

A reunião acabou às 21h30 e alguns associados ainda puderam conversar, trocar informações, comer, beber e comprar as coisas do bazar.

Tereza Pires
2ª Secretária Adegraf

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.