Pular para o conteúdo principal

Ata da Reunião Aberta | RA + BAZAR

Ata da Reunião Aberta RA + BAZAR
Data: 27.maio.2008 Hora: 19h Local: Sindigraf

Associados presentes: Tereza Pires, Karen Nawa, Wagner Alves, Daniel Perfeito, Masanori Ohashy, Renan Castro, Cláudio Santos, Renato Fonseca, Maria de Fátima, Maurício Borges, Eneida Figueiredo, David Borges, Aline Pereira, Cláudia El-Moor, Marcelo Castro, Ricardo Brancaglion, Leonardo Antonialli.

A reunião começou informalmente, com os associados conversando, comendo, bebendo e vendo as coisas levadas para o bazar. Até foto polaroid foi tirada durante a reunião, como pode ser visto na foto da foto e da ata de presença.



Estiveram presentes 17 associados e a pauta começou com o assunto da eleição e das chapas inscritas. Explicou-se como irá acontecer a eleição no próximo 16 de junho, em Assembléia Ordinária, no auditório do Sindigraf. A eleição será feita com cédulas e voto secreto, conforme o estatuto. Também foi lembrado que apenas os associados profissionais e presentes no dia podem votar.

Os membros presentes na reunião e representantes das duas chapas formadas se apresentaram e falaram brevemente sobre as propostas. Foi comentado da importância de, pela primeira vez, termos mais de uma chapa concorrendo na eleição de uma nova diretoria. Esse momento reflete como melhorou a participação dos associados nos últimos anos e demonstra o interesse por mais atuação. Também foi dito da importância de continuarem os Grupos de Ação, que, em parte, também estimulou a participação dos associados na Adegraf. Foi comentado também que, independente da chapa vencedora, todos estão dispostos a participar mais das ações da Adegraf.

O associado Maurício Borges sugeriu a criação de um novo Grupo de Ação para a capacitação de novos associados, um grupo que pensasse em ações para trazer mais Designers à associação.

A associada Fátima aproveitou o assunto e atualizou as últimas notícias do Grupo de Ação CEAIDS. Ela e a associada Eneida foram na última reunião e disseram que no dia 12 de junho, o dia do CEAIDS, terá um grande evento na área da rodoviária com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a Aids. Alguns materiais serão distribuídos, como folderes, balões e camisetas. Eles estão trabalhando junto com o um designer Vinícius, do Sabin, mas querem que desenvolvamos as peças junto com ele.


O associado Ricardo Brancaglion falou sobre a Regulamentação da profissão e dos contatos importantes que tem feito em prol dela. A presidente Claudia falou da reunião que a Adegraf fez com a Comissão de Legislação Participativa sobre como levar adiante o projeto de regulamentação através da CLP.


O coordenador do Grupo de Ação de Cargos e Salários, David Borges, falou que o grupo decidiu esperar mais tempo para avaliar a necessidade de reajuste e por enquanto o grupo encontra-se suspenso.

As associadas Fátima e Eneida aproveitaram para comentar as dificuldades que estão tendo com o uso da Tabela Referencial de Valores. Vários associados disseram como têm usado a tabela e houve troca de dicas sobre como proceder. Também foi comentado que, apesar de algumas dificuldades, a tabela é referência em todo o Brasil, inclusive para a ADG.

A presidente Claudia El-moor lembrou que está prevista uma reunião com a Lamparina, empresa júnior de design, já contactada por email. Seu representante é Carlos Eduardo, associado Adegraf. Ela espera que a nova diretoria possa realizar essa parceria pois será interessante para ambas instituições.

A reunião acabou às 21h30 e alguns associados ainda puderam conversar, trocar informações, comer, beber e comprar as coisas do bazar.

Tereza Pires
2ª Secretária Adegraf

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada