Pular para o conteúdo principal

Reunião sobre Regulamentação da Profissão (Participação ADEGRAF // ADG // SIB)

Em 14 de março, um comitê de designers reuniu-se na Câmara dos Deputados para tratar do projeto de lei sobre a regulamentação da profissão (PL 1391/2011) que tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP.

O comitê – formado por Eduardo Meneses, presidente da Adegraf; Cláudia El-moor, diretora da ADG; Bruno Porto, membro do conselho da Sociedade dos Ilustradores do Brasil; Patrícia Weiss, membro da comissão de regulamentação da Adegraf – solicitou apoio ao deputado Efraim Filho, do DEM/PB, no andamento do PL, uma vez que, como relator da referida comissão, já emitiu seu parecer favorável pela aprovação, por acreditar ser importante e necessária a regulamentação dos designers no Brasil. Em outro momento, o comitê reuniu-se com o presidente da CTASP, o deputado Sebastião Bala Rocha, do PDT/AP, para solicitar a votação do PL na comissão. O comitê foi muito bem recebido pelos dois deputados, com boas perspectivas para o andamento do PL.

Depois de aprovado pela CTASP, o PL passa para a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ com tramitação igual. Sendo aprovado nessa segunda comissão, a regulamentação já se tornará lei, sem necessidade de aprovação no plenário da Câmara.

Essa é a chance mais real de concretização da tão sonhada regulamentação na história do Design Gráfico do Brasil. A tramitação está simplificada, os deputados estão sendo receptivos, há um comitê representativo e mobilizado à frente do interesse da classe junto ao Congresso. 

Nesse momento, é muito importante que todos os designers se unam mais uma vez em favor do futuro da profissão. Se você ainda não faz parte de uma associação, procure a entidade representativa no seu estado. O fortalecimento dos grupos organizados permitirá maior pressão junto àqueles que estão decidindo o futuro dos designers. 

Não fique de fora. Faça parte da história do Design!



Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada