Pular para o conteúdo principal

12º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica / 1º Troféu Jorge Salim de Design Gráfico


Ocorreu em 14 de abril de 2011 a 12ª Edição do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim.
Participaram do evento grande parte das gráficas do Distrito Federal, profissionais de criação, autoridades, empresários, clientes e fornecedores. 
Percebeu-se que a qualidade dos trabalhos apresentados têm aumentado a cada ano, demonstrando que o parque gráfico do DF não perde para nenhum outro do País.
Este já é um dos maiores eventos gráficos do Brasil, e a tendência é crescer cada vez mais.

Este ano, uma das novidades foi a criação do Troféu Jorge Salim de Design Gráfico.
Uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (SINDIGRAF-DF) e da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF).
Esta premiação visa reconhecer e valorizar a força criativa dos designers do DF. Além de fortalecer o vínculo entre os criadores (designers e diretores de arte) e as gráficas, que produzem as peças.
Foram cinco troféus, divididos nas modalidades editorial e promocional. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão especialista na área, representando o segmento gráfico (indústria gráfica), o meio acadêmico e os clientes. A qualidade criativa dos trabalhos também surpreendeu, tornando difícil a escolha do melhor trabalho em cada categoria.

Este trabalho é o início da realização de um sonho, que é a criação de um prêmio de Design Gráfico no Distrito Federal, organizado pela ADEGRAF.
Sua realização foi de grande importância, já que estimulará a maior participação de designers e agências nas próximas edições.
A tendência é de criar novas categorias, estimular o poder criativo, reforçar a parceria com as gráficas do DF e mostrar que podemos produzir um design inovador.
Estaremos buscando parceiros que têm esta mesma visão para consolidar o prêmio e realizar novas edições.

Parabenizamos os finalistas, principalmente os vencedores, que puderam mostrar um pouco do que o mercado do design gráfico pode oferecer aos seus clientes.
Sem esquecer das grandes parceiras, as gráficas, que têm investido na qualificação técnica de pessoal, na estrutura física e de equipamentos, que aumentam as possibilidades na produção das peças gráficas.
Também não podemos deixar de citar os fornecedores que desenvolvem, representam ou distribuem  substratos, suportes, equipamentos, tintas, papéis e demais produtos gráficos.
Percebemos grande preocupação no aumento de tecnologia, nas possibilidades técnicas e no respeito ao meio ambiente na produção desses materiais.

Segue abaixo os vencedores:

1º TROFÉU JORGE SALIM DE DESIGN GRÁFICO
Categoria 1 – Editorial (Livros e Revistas)
Produto: Inferno Estético – Maciej Babinski 
Criação: David Borges
Gráfica: Cidade Gráfica e Editora
Categoria 2 – Editorial (Catálogos e Relatórios)
Produto: Portfólio Arquitectar
Criação: Carolina Zannon – Ilha Design Gráfico
Gráfica: GH Comunicação Gráfica
Categoria 3 – Promocional (Folder/Convite/Folheto)
Produto: Viverde Residências do Noroeste
Criação: Atual Propaganda
Gráfica: Coronário Editora Gráfica
Categoria 4 – Promocional (Calendários e Embalagens)
Produto: Brasília 50 Anos/Homenagem a Lúcio Costa
Criação:: Camilo Righini - Boi Bumbá Design
Gráfica: Charbel Gráfica e Editora
Categoria 5 – Promocional (Papelaria)
Produto: Fields Comunicação
Criação: Fields Comunicação
Gráfica: Coronário Editora Gráfica 

Agradecemos ao presidente do SINDIGRAF-DF, Sr. João Ferreira dos Santos e ao vice-presidente para Comunicação e Marketing, Sr. Ubirajara Alves Costa, por acreditarem e apoiarem este projeto.

Eduardo Meneses
Presidente da ADEGRAF

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela