17 de abr de 2011

12º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica / 1º Troféu Jorge Salim de Design Gráfico


Ocorreu em 14 de abril de 2011 a 12ª Edição do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim.
Participaram do evento grande parte das gráficas do Distrito Federal, profissionais de criação, autoridades, empresários, clientes e fornecedores. 
Percebeu-se que a qualidade dos trabalhos apresentados têm aumentado a cada ano, demonstrando que o parque gráfico do DF não perde para nenhum outro do País.
Este já é um dos maiores eventos gráficos do Brasil, e a tendência é crescer cada vez mais.

Este ano, uma das novidades foi a criação do Troféu Jorge Salim de Design Gráfico.
Uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (SINDIGRAF-DF) e da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF).
Esta premiação visa reconhecer e valorizar a força criativa dos designers do DF. Além de fortalecer o vínculo entre os criadores (designers e diretores de arte) e as gráficas, que produzem as peças.
Foram cinco troféus, divididos nas modalidades editorial e promocional. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão especialista na área, representando o segmento gráfico (indústria gráfica), o meio acadêmico e os clientes. A qualidade criativa dos trabalhos também surpreendeu, tornando difícil a escolha do melhor trabalho em cada categoria.

Este trabalho é o início da realização de um sonho, que é a criação de um prêmio de Design Gráfico no Distrito Federal, organizado pela ADEGRAF.
Sua realização foi de grande importância, já que estimulará a maior participação de designers e agências nas próximas edições.
A tendência é de criar novas categorias, estimular o poder criativo, reforçar a parceria com as gráficas do DF e mostrar que podemos produzir um design inovador.
Estaremos buscando parceiros que têm esta mesma visão para consolidar o prêmio e realizar novas edições.

Parabenizamos os finalistas, principalmente os vencedores, que puderam mostrar um pouco do que o mercado do design gráfico pode oferecer aos seus clientes.
Sem esquecer das grandes parceiras, as gráficas, que têm investido na qualificação técnica de pessoal, na estrutura física e de equipamentos, que aumentam as possibilidades na produção das peças gráficas.
Também não podemos deixar de citar os fornecedores que desenvolvem, representam ou distribuem  substratos, suportes, equipamentos, tintas, papéis e demais produtos gráficos.
Percebemos grande preocupação no aumento de tecnologia, nas possibilidades técnicas e no respeito ao meio ambiente na produção desses materiais.

Segue abaixo os vencedores:

1º TROFÉU JORGE SALIM DE DESIGN GRÁFICO
Categoria 1 – Editorial (Livros e Revistas)
Produto: Inferno Estético – Maciej Babinski 
Criação: David Borges
Gráfica: Cidade Gráfica e Editora
Categoria 2 – Editorial (Catálogos e Relatórios)
Produto: Portfólio Arquitectar
Criação: Carolina Zannon – Ilha Design Gráfico
Gráfica: GH Comunicação Gráfica
Categoria 3 – Promocional (Folder/Convite/Folheto)
Produto: Viverde Residências do Noroeste
Criação: Atual Propaganda
Gráfica: Coronário Editora Gráfica
Categoria 4 – Promocional (Calendários e Embalagens)
Produto: Brasília 50 Anos/Homenagem a Lúcio Costa
Criação:: Camilo Righini - Boi Bumbá Design
Gráfica: Charbel Gráfica e Editora
Categoria 5 – Promocional (Papelaria)
Produto: Fields Comunicação
Criação: Fields Comunicação
Gráfica: Coronário Editora Gráfica 

Agradecemos ao presidente do SINDIGRAF-DF, Sr. João Ferreira dos Santos e ao vice-presidente para Comunicação e Marketing, Sr. Ubirajara Alves Costa, por acreditarem e apoiarem este projeto.

Eduardo Meneses
Presidente da ADEGRAF