Pular para o conteúdo principal

12º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica

Organizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), o Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim chega em sua décima-segunda edição, sendo considerado o mais importante evento gráfico da região Centro-Oeste.
Participam, os trabalhos gráficos produzidos, no período de 01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010, por empresas do DF e do Entorno.
A edição deste ano abriu a possibilidade para empresas não associadas ao Sindigraf-DF participarem da disputa. Para João Ferreira dos Santos, presidente do Sindigraf-DF, a medida vem ao encontro da sua proposta de fortalecer a entidade: “Queremos imprimir uma nova identidade ao Sindicato. Para isso, precisamos da participação de todos. E esse é o primeiro passo desta nossa nova jornada”.
Na avaliação de Ubirajara Alves Costa, responsável pelo evento, o Prêmio cumpre seu propósito, que é estimular as empresas do DF a produzirem com mais qualidade técnica, o que consequentemente aumenta a visibilidade da Indústria Gráfica do DF. “A idéia do Prêmio é mostrar aos convidados todo o potencial do nosso Parque Gráfico.”
Uma das novidades deste ano será a entrega do Troféu Jorge Salim de Design Gráfico, uma iniciativa do Sindigraf-DF para reconhecer e valorizar a força criativa dos designers e diretores de artes do Distrito Federal e fortalecer a parceria entre criador e gráfica. 
Serão cinco troféus, distribuídos nas modalidades editorial e promocional. Os vencedores foram escolhidos a partir dos trabalhos inscritos no 12º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim.
De acordo com o presidente da Associação dos Designers do Distrito Federal (Adegraf), Eduardo Meneses, a criação de um prêmio específico para os profissionais de design gráfico brasilienses certamente estimulará o vínculo com as gráficas da cidade. “Essa é uma ação inovadora importante para os dois lados: para o profissional de design que aumenta a abrangência de seu campo de ação e de fornecedores, e para as gráficas, que ganham mais captadores. Afinal, os designers são os responsáveis pela produção dos trabalhos (peças) e muitas vezes por determinar onde eles serão impressos”, explica.

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode