Pular para o conteúdo principal

Aos associados, um RE.convite!


A Adegraf fez uma promoção nos últimos dois meses e conseguimos mais 23 novos associados. Agora somos um total de 68. Isso me deixa muito animada, vejo um RE.começo, com bases sólidas. Acompanho a Adegraf desde sua inauguração quando meu professor da UnB explicava a importancia dela existir... Porém, apenas em 2005, recém-formada, associei-me. Desde então, esse é o espaço que eu tenho para conhecer outros profissionais, conhecer outras realidades do Design (que não a minha ou de amigos próximos) e de conhecer também a parte política do Design. É nesse espaço que consigo crescer compartilhando profissionalmente.

Neste mês tive a oportunidade de participar do EPD 2007 (www.epd2007.org) que reuniu alguns profissionais de Design, coisa que há muito tempo não acontecia. Foi impressionante como várias discussões que tivemos mexeu tanto comigo. Como é importante a troca de informações, de realidades, de ações, de vontades. Senti-me viva no design, despois de tanto tempo sem sentir isso... E me peguei pensando se não é isso que acontece com todos nós, cada um em sua sala de escritório, seu computador... Talvez seja por isso nossa "falta de organização" e engajamento, nossa falta de "poder". Precisamos finalmente ser uma rede, com vários nós, em vários cantos... Precisamos ter ligação, trocar informação, precisamos ser designers vivos!

Por isso é tão importante a Associação, por isso fico muito animada em receber 23 novos associados na Adegraf, por isso acredito em um RE.começo mais participativo, mais VIVO! Convido todos para viverem a Associação, viverem nossa profissão! Participem! Colaborem! Criem! Opinem! Gritem! Vivam!

Importante: A Adegraf tem vários núcleos temáticos, procure saber onde você tem mais perfil para participar!

Tereza Pires - 2ª Secretária

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.