Pular para o conteúdo principal

BRASILIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Parabenizamos pela Participação de Brasilia no primeiro Encontro da Subrede de Design, que compõe a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, de 15 a 18 de outubro, em Dundee - Escócia e de 18 a 21/10 em Kortrijk - Belgica.

Importante via de acesso ao conhecimento, o encontro reuniu as 31 cidades criativas do Design, e nossa cidade foi representada pela Nicole Facuri e Caetana Franarin, da Secretaria Adjunta de turismo do DF, que capitaneou a entrada de Brasília na Rede; O foco é ligado ao desenvolvimento do Design vinculado ao posicionamento de Brasília enquanto cidade criativa.

Neste primeiro momento houve o acolhimento, contextualização e esclarecimentos sobre o posicionamento das cidades criativas, para que todas possam entender um pouco sobre suas peculiaridades e assim, trocar experiências de desenvolvimento.


Com a iminente mudança de governo, ainda não sabemos como tudo será direcionado e justamente por isso há urgente necessidade de evoluir e viabilizar recursos, firmando uma articulação entre o setor público e o investimento privado.


As associações, os profissionais e a iniciativa privada precisam se unir para dar continuidade às ações que consolidem Brasília como cidade criativa. Nessa época chuvosa do ano, precisamos criar ainda mais oportunidades e eventos em Brasília, mostrando ao mundo nossa verdadeira vocação.


Estamos bem próximos do Dia Nacional do Design 05/11 e há poucos dias a Adegraf comemorou seus 17 anos, com muita garra e suor de todas as diretorias e voluntários para chegar até aqui! Vamos em frente, com a certeza de que a jornada continua e que há muito a se fazer!


ACONTECENDO:

DIA NACIONAL DO DESIGN

05 de Novembro! Viva o Design!


TERRITÓRIO CRIATIVO
Mercado Criativo que reúne empreendedores, criando conexões e potencializando negócios da economia criativa do DF.  A programação contará com oficinas, debates e palestras, apresentações de produtos, ambientes de negociação, shows e intervenções artísticas. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura do DF e Instituto Bem Cultural. Inscrições até 04 de novembro no site: https://www.territoriocriativodf.com.br/



MOTIM - 02 a 04/11/2018

Mercado de Produção Independente, em sua 5ª edição, reúne editores independentes e artistas de todo o Brasil. De sexta-feira a domingo (02 a 04/11/2018)
Local: QE 17 Área Especial, Guará II - DF - Acesso gratuito
http://motim.art.br/

PALESTRA: 13/11/2018 
Negociar, como obter o SIM do cliente.
Com Ricardo Botelho - CasaPark/Livraria Cultura - 17h30 às 21h
Abradi DF - Associação Brasiliense de Designers de Interiores
Dry Wall/Inscrição: saberecrescer@drywall.com.br


2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESQUISA EM DESIGN
http://www.design.unb.br/index.php?fbclid=IwAR1ziHoLaCeipQoQ-S_eHrJwU9aNM0kzHQmK6B3rIuG2Yvlxhn7gi0Cp3gU&lang=pt-br

https://www.facebook.com/events/1968570029903546/?ti=as

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode