Pular para o conteúdo principal

Vem ai a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico



Este ano, o Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, a Bienal Brasileira de Design Gráfico. Organizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, a Bienal chega à sua 11a edição confirmando seu papel de destaque na divulgação do melhor do design gráfico no Brasil.
Programada para acontecer no fim do segundo semestre, em local ainda a ser definido, esta edição do evento pretende se tornar a maior da história das Bienais. A campanha de divulgação nas redes sociais está estimulando osdesigners das mais variadas regiões do país a quebrarem o recorde de inscrições dos anos anteriores, explorando de maneira leve as disputas regionais.
Sob curadoria de Ricardo Leite, sócio e diretor de criação da CRAMA Design Estratégico e de Leo Eyer, diretor de design da Boldº_a design company, a Bienal vai reunir dezenas de especialistas de diversas partes do mundo. Eles serão os responsáveis pela seleção dos projetos que melhor representam o design de qualidade produzido nos últimos dois anos em território nacional e/ou por designers brasileiros fora do país.
Além dos projetos profissionais, a Bienal também recebe trabalhos de graduação de estudantes, desde que tenham sido desenvolvidos nos anos de 2013 e 2014. A taxa de inscrição para cada trabalho é de R$ 150,00, sendo que associados Adegraf têm 20% de descontos na inscrição de 2 trabalhos. Vale lembrar que a taxa é cobrada apenas na inscrição dos trabalhos. O ingresso para o evento é gratuito.
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio de 2015.
Mais informações: http://bienaladg.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI