Pular para o conteúdo principal

Vem ai a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico



Este ano, o Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, a Bienal Brasileira de Design Gráfico. Organizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, a Bienal chega à sua 11a edição confirmando seu papel de destaque na divulgação do melhor do design gráfico no Brasil.
Programada para acontecer no fim do segundo semestre, em local ainda a ser definido, esta edição do evento pretende se tornar a maior da história das Bienais. A campanha de divulgação nas redes sociais está estimulando osdesigners das mais variadas regiões do país a quebrarem o recorde de inscrições dos anos anteriores, explorando de maneira leve as disputas regionais.
Sob curadoria de Ricardo Leite, sócio e diretor de criação da CRAMA Design Estratégico e de Leo Eyer, diretor de design da Boldº_a design company, a Bienal vai reunir dezenas de especialistas de diversas partes do mundo. Eles serão os responsáveis pela seleção dos projetos que melhor representam o design de qualidade produzido nos últimos dois anos em território nacional e/ou por designers brasileiros fora do país.
Além dos projetos profissionais, a Bienal também recebe trabalhos de graduação de estudantes, desde que tenham sido desenvolvidos nos anos de 2013 e 2014. A taxa de inscrição para cada trabalho é de R$ 150,00, sendo que associados Adegraf têm 20% de descontos na inscrição de 2 trabalhos. Vale lembrar que a taxa é cobrada apenas na inscrição dos trabalhos. O ingresso para o evento é gratuito.
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio de 2015.
Mais informações: http://bienaladg.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…