Pular para o conteúdo principal

Vem ai a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico



Este ano, o Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, a Bienal Brasileira de Design Gráfico. Organizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, a Bienal chega à sua 11a edição confirmando seu papel de destaque na divulgação do melhor do design gráfico no Brasil.
Programada para acontecer no fim do segundo semestre, em local ainda a ser definido, esta edição do evento pretende se tornar a maior da história das Bienais. A campanha de divulgação nas redes sociais está estimulando osdesigners das mais variadas regiões do país a quebrarem o recorde de inscrições dos anos anteriores, explorando de maneira leve as disputas regionais.
Sob curadoria de Ricardo Leite, sócio e diretor de criação da CRAMA Design Estratégico e de Leo Eyer, diretor de design da Boldº_a design company, a Bienal vai reunir dezenas de especialistas de diversas partes do mundo. Eles serão os responsáveis pela seleção dos projetos que melhor representam o design de qualidade produzido nos últimos dois anos em território nacional e/ou por designers brasileiros fora do país.
Além dos projetos profissionais, a Bienal também recebe trabalhos de graduação de estudantes, desde que tenham sido desenvolvidos nos anos de 2013 e 2014. A taxa de inscrição para cada trabalho é de R$ 150,00, sendo que associados Adegraf têm 20% de descontos na inscrição de 2 trabalhos. Vale lembrar que a taxa é cobrada apenas na inscrição dos trabalhos. O ingresso para o evento é gratuito.
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio de 2015.
Mais informações: http://bienaladg.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

The Beatles, a marca

Já conhece a história do logo “The Beatles”? Neste video sensacional, o Vinyl Geek apresenta um dos mais icônicos logotipos de banda de todos os tempos – mesmo que nunca tenha aparecido em seus LPs originais!
Clique para assistir
No video, ele mostra que uma versão anterior foi usada por cerca de 4 meses apenas. Foi desenhada por Terry Tex O’hara, com base num esboço de Paul McCartney e trazia a inicial B com antenas – como um besouro (beetle, em inglês) 😯 Para a nova bateria de Ringo Starr, a loja Drum City, revendedora Ludwig, fez um acordo para manter sua marca no bumbo e desenhar um novo logo para a banda. Foi pedido que se enfatizasse BEAT (batida, em português) no nome The Beatles. E assim foi feito. Por 5 dólares! Porém, mais do que um logotipo, The Beatles é “provavelmente a marca musical mais forte que já houve, mas a capacidade de renovar seu apelo comercial sempre surpreende”, disse Luiz Garcia, executivo da EMI. Além da indiscutível qualidade musical, o planejamento e os cuida…