Pular para o conteúdo principal

Curso de Produção de eBook ADEGRAF/Bytes&Types























Curso de Produção de Publicações Eletrônicas (eBooks) ADEGRAF/Bytes&Types



O objetivo deste curso é oferecer ao público um melhor entendimento sobre a produção de publicações eletrônicas (eBooks).
É um tema bastante atual e ainda gera uma série de dúvidas sobre como proceder na conversão ou criação de arquivos para Tablets.  
Este treinamento é direcionado à designers, diretores de arte, diagramadores, editoras, órgãos do governo, autores, gráficas, etc.
Ou seja, todos que trabalham com publicações e desejam migrar ou entender mais sobre esta tecnologia.
O sucesso deste evento pode gerar novas turmas ou cursos mais avançados sobre o tema. Participe!


1. Data: 26/5/2012, com início às 9h (com carga horária de 8 horas)

O evento ocorrerá nos períodos matutino e vespertino, com intervalo para almoço (valor não incluso).

O credenciamento ocorrerá a partir das 8h.

Manhã: 
– Início: 9h
– Intervalo com coffee-break: 11h (15 minutos de intervalo)
– Encerramento: 13h

Tarde: 
– Início: 14h
– Intervalo com coffee-break: 16h (15 minutos de intervalo)
– Encerramento: 18h
– Avisos finais

2. Local: Auditório do SEBRAE-DF 
SIA Trecho 3 – Lote 1580 – Brasília-DF.

3. Inscricões / Investimento: 
As inscrições serão feitas no site www.adegraf.org.br / Link Inscrição Curso eBook
O link para inscrição estará disponível no período de 14 a 24/5/2012.

Investimento:
a) Associado ADEGRAF:  R$ 200,00 – deve estar em dia com a anuidade ADEGRAF.
b) Estudante: R$ 200,00 – o participante deve apresentar a carteira estudantil no credenciamento.
c) Turma empresarial: R$ 200,00  – grupos a partir de 3 pessoas por empresa/órgão. A empresa/órgão responsável pela inscrição deve enviar lista dos nomes dos participantes para contato@adegraf.org.br, até 24/5/2012. 
d) Público em geral: R$ 300,00

Os valores são individuais (por participante).


Forma de pagamento:
Pagamento somente à vista, por depósito em conta corrente abaixo: 
Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal – ADEGRAF
Banco do Brasil S/A – Agência 3475-4 – C/C 10559-7 – CNPJ: 04.929.040/0001-73. 
Preferencialmente identificado, para facilitar a identificação do participante.
O participante deve enviar cópia do comprovante de pagamento para o e-mail: tesouraria@adegraf.org.br, até 24/5/2012.
Para maior segurança, também é prudente levar o comprovante no dia do curso.

4. Palestrante: Ricardo Minoru
Minoru foi pioneiro como autor de livros eletrônicos para o segmento gráfico no Brasil. É beta tester de vários produtos tais como InDesign, Acrobat e PitStop. Por mais de uma década colaborou com a edição brasileira da revista Publish, tendo atuado como colunista e editor executivo. Desde 2007 passou a compor a equipe de colunistas, palestrantes e consultores da revista Desktop. Atua há mais de vinte anos na indústria gráfica, mais especificamente no segmento de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País. Autor de mais de 50 livros técnicos na área de editoração eletrônica e artes gráficas, dentre eles: “Coleção InDesign", "eBooks - Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi", “Arte-Finalização - Preparação e Fechamento de Arquivos PDF”, “Acrobat Pro para uso Gráfico”, “PitStop Pro - Análise e Edição Avançada de PDFs”, “Utilizando o Photoshop” e “Utilizando o InDesign”. 

5. Conteúdo programático (resumo)
Conceitos de Livros eletrônicos 
Principais formatos de eBooks 
Leitura e visualização de eBooks 
Princípios básicos de layout de eBooks com conteúdo fluído 
Cuidados com o projeto gráfico 
Cuidados com preparação de textos e imagens: 
* Textos 
* Imagens bitmap 
* Ilustrações vetoriais 
Boas práticas na diagramação de eBooks 
* Estilos de parágrafo e caracter 
* Estrutura hierárquica do conteúdo 
* Estrutura de capítulos do conteúdo 
* Ajustes de espacejamento entre parágrafos 
* Alinhamento de textos 
* Diagramação de imagens bitmap e ilustrações vetoriais 
* Uso de cores 
* Tabelas 
* Recursos interessantes 
* Recursos indisponíveis ou ignorados 
* Recursos não recomendados 
* Itens que o diagramador não precisa se preocupar 
Inserção de capas para eBooks 
Inserção de metadados 
Criação de sumários 

Conversão para o formato ePub 
Verificação, Validação e Homologação dos ePubs 
Conversão para o formato Mobi 
Geração de eBooks no formato PDF 
Conceitos sobre DRM - Digital Right Management 



6. Observações importantes
a) A ADEGRAF devolverá o valor pago, somente em caso de cancelamento do evento. 
b) O material didático da Bytes & Types, será distribuído somente em arquivo eletrônico, para o e-mail cadastrado na inscrição.
c) Somente será entregue o certificado do participante presente, nos dois períodos.
d) Participantes dos eventos pagos da ADEGRAF poderão obter descontos em eventos futuros organizados pela ADEGRAF. Para isso, o participante deve apresentar os comprovantes de participação (comprovantes de depósito ou certificados de participação – quando houver).

Mais informações: contato.adegraf.org.br











Postagens mais visitadas deste blog

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

The Beatles, a marca

Já conhece a história do logo “The Beatles”? Neste video sensacional, o Vinyl Geek apresenta um dos mais icônicos logotipos de banda de todos os tempos – mesmo que nunca tenha aparecido em seus LPs originais!
Clique para assistir
No video, ele mostra que uma versão anterior foi usada por cerca de 4 meses apenas. Foi desenhada por Terry Tex O’hara, com base num esboço de Paul McCartney e trazia a inicial B com antenas – como um besouro (beetle, em inglês) 😯 Para a nova bateria de Ringo Starr, a loja Drum City, revendedora Ludwig, fez um acordo para manter sua marca no bumbo e desenhar um novo logo para a banda. Foi pedido que se enfatizasse BEAT (batida, em português) no nome The Beatles. E assim foi feito. Por 5 dólares! Porém, mais do que um logotipo, The Beatles é “provavelmente a marca musical mais forte que já houve, mas a capacidade de renovar seu apelo comercial sempre surpreende”, disse Luiz Garcia, executivo da EMI. Além da indiscutível qualidade musical, o planejamento e os cuida…