Pular para o conteúdo principal

Curso de Produção de eBook ADEGRAF/Bytes&Types























Curso de Produção de Publicações Eletrônicas (eBooks) ADEGRAF/Bytes&Types



O objetivo deste curso é oferecer ao público um melhor entendimento sobre a produção de publicações eletrônicas (eBooks).
É um tema bastante atual e ainda gera uma série de dúvidas sobre como proceder na conversão ou criação de arquivos para Tablets.  
Este treinamento é direcionado à designers, diretores de arte, diagramadores, editoras, órgãos do governo, autores, gráficas, etc.
Ou seja, todos que trabalham com publicações e desejam migrar ou entender mais sobre esta tecnologia.
O sucesso deste evento pode gerar novas turmas ou cursos mais avançados sobre o tema. Participe!


1. Data: 26/5/2012, com início às 9h (com carga horária de 8 horas)

O evento ocorrerá nos períodos matutino e vespertino, com intervalo para almoço (valor não incluso).

O credenciamento ocorrerá a partir das 8h.

Manhã: 
– Início: 9h
– Intervalo com coffee-break: 11h (15 minutos de intervalo)
– Encerramento: 13h

Tarde: 
– Início: 14h
– Intervalo com coffee-break: 16h (15 minutos de intervalo)
– Encerramento: 18h
– Avisos finais

2. Local: Auditório do SEBRAE-DF 
SIA Trecho 3 – Lote 1580 – Brasília-DF.

3. Inscricões / Investimento: 
As inscrições serão feitas no site www.adegraf.org.br / Link Inscrição Curso eBook
O link para inscrição estará disponível no período de 14 a 24/5/2012.

Investimento:
a) Associado ADEGRAF:  R$ 200,00 – deve estar em dia com a anuidade ADEGRAF.
b) Estudante: R$ 200,00 – o participante deve apresentar a carteira estudantil no credenciamento.
c) Turma empresarial: R$ 200,00  – grupos a partir de 3 pessoas por empresa/órgão. A empresa/órgão responsável pela inscrição deve enviar lista dos nomes dos participantes para contato@adegraf.org.br, até 24/5/2012. 
d) Público em geral: R$ 300,00

Os valores são individuais (por participante).


Forma de pagamento:
Pagamento somente à vista, por depósito em conta corrente abaixo: 
Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal – ADEGRAF
Banco do Brasil S/A – Agência 3475-4 – C/C 10559-7 – CNPJ: 04.929.040/0001-73. 
Preferencialmente identificado, para facilitar a identificação do participante.
O participante deve enviar cópia do comprovante de pagamento para o e-mail: tesouraria@adegraf.org.br, até 24/5/2012.
Para maior segurança, também é prudente levar o comprovante no dia do curso.

4. Palestrante: Ricardo Minoru
Minoru foi pioneiro como autor de livros eletrônicos para o segmento gráfico no Brasil. É beta tester de vários produtos tais como InDesign, Acrobat e PitStop. Por mais de uma década colaborou com a edição brasileira da revista Publish, tendo atuado como colunista e editor executivo. Desde 2007 passou a compor a equipe de colunistas, palestrantes e consultores da revista Desktop. Atua há mais de vinte anos na indústria gráfica, mais especificamente no segmento de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País. Autor de mais de 50 livros técnicos na área de editoração eletrônica e artes gráficas, dentre eles: “Coleção InDesign", "eBooks - Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi", “Arte-Finalização - Preparação e Fechamento de Arquivos PDF”, “Acrobat Pro para uso Gráfico”, “PitStop Pro - Análise e Edição Avançada de PDFs”, “Utilizando o Photoshop” e “Utilizando o InDesign”. 

5. Conteúdo programático (resumo)
Conceitos de Livros eletrônicos 
Principais formatos de eBooks 
Leitura e visualização de eBooks 
Princípios básicos de layout de eBooks com conteúdo fluído 
Cuidados com o projeto gráfico 
Cuidados com preparação de textos e imagens: 
* Textos 
* Imagens bitmap 
* Ilustrações vetoriais 
Boas práticas na diagramação de eBooks 
* Estilos de parágrafo e caracter 
* Estrutura hierárquica do conteúdo 
* Estrutura de capítulos do conteúdo 
* Ajustes de espacejamento entre parágrafos 
* Alinhamento de textos 
* Diagramação de imagens bitmap e ilustrações vetoriais 
* Uso de cores 
* Tabelas 
* Recursos interessantes 
* Recursos indisponíveis ou ignorados 
* Recursos não recomendados 
* Itens que o diagramador não precisa se preocupar 
Inserção de capas para eBooks 
Inserção de metadados 
Criação de sumários 

Conversão para o formato ePub 
Verificação, Validação e Homologação dos ePubs 
Conversão para o formato Mobi 
Geração de eBooks no formato PDF 
Conceitos sobre DRM - Digital Right Management 



6. Observações importantes
a) A ADEGRAF devolverá o valor pago, somente em caso de cancelamento do evento. 
b) O material didático da Bytes & Types, será distribuído somente em arquivo eletrônico, para o e-mail cadastrado na inscrição.
c) Somente será entregue o certificado do participante presente, nos dois períodos.
d) Participantes dos eventos pagos da ADEGRAF poderão obter descontos em eventos futuros organizados pela ADEGRAF. Para isso, o participante deve apresentar os comprovantes de participação (comprovantes de depósito ou certificados de participação – quando houver).

Mais informações: contato.adegraf.org.br











Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.