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Nova Tabela ADEGRAF 2011-2012

Atualizamos a nossa Tabela Referencial de Valores.
Ela é um importante instrumento para elaboração de propostas financeiras em design, nas áreas do design gráfico, editorial, corporativo, embalagem, internet e meios de comunicação diversos.  Traz equilíbrio nos valores de mercado, consequentemente, preços mais justos para os profissionais e para os próprios clientes.

Como o próprio nome diz são valores referenciais. Onde os profissionais, escritórios ou agências ajustam os preços de acordo com sua estrutura, experiência, demanda e demais fatores específicos. Lembramos que são custos de trabalhos elaborados por profissionais qualificados e constituídos legalmente para atender às demandas de design.

Esta é a 4ª edição da tabela. Nela, tivemos não só os reajustes necessários, mas também o acréscimo de alguns produtos. Uma novidade é a primeira versão de valores para produtos "Digital Publishing" (e-books, pdfs interativos, etc). É fundamental que ela continue sendo utilizada e divulgada pelos associados e demais profissionais.

Os associados ADEGRAF tiveram acesso em primeiro momento, e agora disponibilizamos para o público externo. Entendemos que a publicidade dos custos faz parte do processo democrático e de lealdade com os clientes, trazendo clareza desde o início da prestação de serviços.

Em breve teremos versão impressa para distribuição.

Clique ao lado (menu referências) e baixe a tabela.

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Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado.
Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf

Diretoria Adegraf


A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
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Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
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"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…

O DESIGN E A CIDADE

Nesse meu percurso escrevendo sobre Brasília Cidade Criativa do Design, percebo ainda mais o quanto os acontecimentos são sazonais. São momentos de muitos eventos, e outros de pouca exposição. Dessa vez, temos muita promessa para o futuro, enquanto o aqui agora está por acontecer!
Semana passada houve importante encontro com a Adegraf e IESB, assim continuando a parceria estabelecida anteriormente com o convênio de desconto para associados Adegraf. 
Em 2019 está previsto em Brasília o "X Encontro Internacional de Políticas Públicas e Design", de 11 a 13 de setembro no Centro Universitário IESB; o último evento aconteceu em novembro de 2018 no Uruguay, organizado pela Red Latinoamericana de Políticas Públicas y Diseño, como momento de reflexão, colaboração, aprendizado, troca de experiências e impulsionamento de Políticas Públicas para o Design.
Políticas públicas de Design são importantíssimas e geram impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social. 
Segundo Gabri…