Pular para o conteúdo principal

UNESCO lança concurso para escolher logomarca para o Programa Memória do Mundo

A atual logomarca do Programa Memória do Mundo repete elementos que já estão contidos na logomarca da UNESCO diminuindo, dessa forma, seu impacto visual. Por esta razão a UNESCO decidiu lançar uma campanha internacional para receber propostas de um novo desenho para a logomarca que reflita o mandato do Programa que é promover, proteger e preservar o Patrimônio documental mundial.

O novo desenho deverá seguir um formato que possibilite:

· Seu uso sistemático (como logomarca secundária) ao lado da logomarca da UNESCO;

· Representar o vigor e o espírito do Programa Memória do Mundo;

· Ser facilmente reconhecido e atraente para o principal público-alvo: instituições e profissionais das áreas de arquivos, bibliotecas, museus e documentação; representantes do governo e meios de comunicação de massa;

· Ser reproduzível por técnicas simples, ex.: em baixa resolução em preto e branco e fotocópia;

· Ser utilizável em materiais impressos e eletrônicos (sites da internet, e-mails);

· Manter legibilidade quando aplicada em grandes e pequenos formatos;

· Funcionar em ambientes culturais variados;

· Funcionar em línguas diferentes, incluindo versões multilíngües;

· Funcionar também em versão reduzida

As propostas de logomarca deverão ser apresentadas em formato impresso e eletrônico (alta ou baixa resolução) acompanhadas de uma descrição da proposta e incluir as seguintes versões:

· em cores

· preto e branco

· multilíngüe

· reduzida

O vencedor do concurso será anunciado durante a 10ª sessão do Comitê Consultivo Internacional da Memória do Mundo em julho de 2009 e receberá recompensa de U$ 2,000.00. Além disso, notícias sobre o vencedor serão divulgadas com destaque no website da Memória do Mundo. Todos os direitos de propriedade intelectual sobre a logomarca selecionada serão exclusivos da UNESCO.

As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 31 de maio de 2009 para o endereço:

Ms Joie Springer

Memory of the World Programme

Information Society Division

UNESCO
1, rue Miollis

75732 Paris Cedex 15

email: j.springer@unesco.org

Dúvidas sobre normas gráficas da UNESCO deverão ser encaminhadas para:

Philipp Müller-Wirth

Chief, Promotion, Partnerships and Branding Unit

Bureau of Public Information

UNESCO
e-mail:
p.muller-wirth@unesco.org

Mais informação no site (em inglês)

http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=28318&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado.
Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf

Diretoria Adegraf


A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…

O DESIGN E A CIDADE

Nesse meu percurso escrevendo sobre Brasília Cidade Criativa do Design, percebo ainda mais o quanto os acontecimentos são sazonais. São momentos de muitos eventos, e outros de pouca exposição. Dessa vez, temos muita promessa para o futuro, enquanto o aqui agora está por acontecer!
Semana passada houve importante encontro com a Adegraf e IESB, assim continuando a parceria estabelecida anteriormente com o convênio de desconto para associados Adegraf. 
Em 2019 está previsto em Brasília o "X Encontro Internacional de Políticas Públicas e Design", de 11 a 13 de setembro no Centro Universitário IESB; o último evento aconteceu em novembro de 2018 no Uruguay, organizado pela Red Latinoamericana de Políticas Públicas y Diseño, como momento de reflexão, colaboração, aprendizado, troca de experiências e impulsionamento de Políticas Públicas para o Design.
Políticas públicas de Design são importantíssimas e geram impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social. 
Segundo Gabri…