Pular para o conteúdo principal

Manifesto por um design brasileiro

"manifesto por um design brasileiro

Em setembro de 2008, durante a realização da primeira brazil design week no museu de arte moderna do rio de janeiro, foram discutidos assuntos da maior importância para a cena atual do design brasileiro, e conclamou-se a realização de um encontro das associações nacionais e regionais de design para, junto com outras entidades de promoção da área, discutir-se uma pauta comum de atuação nacional que visasse o reconhecimento e o crescimento ordenado da atividade no país.
Esta conclamação resultou no encontro promovido pelo centro design rio na sede do instituto nacional de tecnologia no rio de janeiro, em 28 de novembro de 2008, onde representantes da abedesign, adp, adg brasil, apdesign-rs, adegraf-df, centro design rio e outros convidados (firjan, secretaria de desenvolvimento do estado do rj, esdi), propuseram a criação de um fórum de discussão permanente e de representação conjunta de todas as entidades associativas ligadas ao design no país, sempre que isso se fizer necessário, no encaminhamento de questões com o poder público e com a sociedade.
Foi criado então o fórum brasil design, que se propõe a congregar e representar todas as associações profissionais e acadêmicas da área, além dos centros de promoção de design do pais. esse fórum tem por principal objetivo a defesa dos interesses e o crescimento do design brasileiro, seja regional, nacional ou internacionalmente, agindo como principal representante da categoria, com apresentação e voz única no encaminhamento e defesa de suas pautas maiores.
O fórum mantém a identidade e independência de cada um de seus componentes, ajudando-os na sua organização, estimulando o seu crescimento e fortalecimento junto à comunidade de designers e à sociedade brasileira. por sua vez, seus componentes se comprometem a seguir e apoiar com todos os recursos disponíveis este manifesto, a agenda e as metas do fórum.
O fórum brasil design lutará, entre outras coisas, pelo reconhecimento do design como ferramenta fundamental na construção de uma sociedade mais sustentável nos seus aspectos econômico, social, cultural e ambiental e, portanto, entendido, respeitado e fomentado por entidades governamentais, educacionais, federações, associações e outras entidades representativas.

O fórum brasil design terá como base da sua atuação os seguintes princípios:

Por um design brasileiro ético.

Por um design brasileiro identificado pela criatividade, qualidade e profissionalismo, produzido por designers qualificados, desenvolvendo de forma responsável objetos, sistemas, serviços e mensagens que atendam a requisitos estéticos, funcionais e comerciais.

Por um design brasileiro social, econômica e ambientalmente sustentável, que atue na melhoria da qualidade de vida e do quadro social e ambiental, colocando-se um passo adiante das demandas atuais em benefício desta e das próximas gerações.

Por um design brasileiro reconhecido pela sociedade como um elemento fundamental para o seu desenvolvimento, na construção de valores e no fortalecimento da imagem nacional através do uso efetivo do design nos negócios e no setor público.

Porque o brasil precisa de design.

Fórum Brasil Design
www.forumbrasildesign.org.br
março de 2009"

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado.
Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf

Diretoria Adegraf


A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…

O DESIGN E A CIDADE

Nesse meu percurso escrevendo sobre Brasília Cidade Criativa do Design, percebo ainda mais o quanto os acontecimentos são sazonais. São momentos de muitos eventos, e outros de pouca exposição. Dessa vez, temos muita promessa para o futuro, enquanto o aqui agora está por acontecer!
Semana passada houve importante encontro com a Adegraf e IESB, assim continuando a parceria estabelecida anteriormente com o convênio de desconto para associados Adegraf. 
Em 2019 está previsto em Brasília o "X Encontro Internacional de Políticas Públicas e Design", de 11 a 13 de setembro no Centro Universitário IESB; o último evento aconteceu em novembro de 2018 no Uruguay, organizado pela Red Latinoamericana de Políticas Públicas y Diseño, como momento de reflexão, colaboração, aprendizado, troca de experiências e impulsionamento de Políticas Públicas para o Design.
Políticas públicas de Design são importantíssimas e geram impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social. 
Segundo Gabri…