Pular para o conteúdo principal

Resumo da reunião de 31/3/2008

A segunda reunião do ano aconteceu no Bar Monumental da CLS 201.

Na ocasião, o vice-presidente, Daniel Perfeito, falou sobre a festa e premiações da 9ª edição do Prêmio Jorge Salim, que aconteceu na última sexta-feira, 28/3. Ele comentou sobre alguns detalhes da parceria da Adegraf com o Sindigraf, assim como a novidade deste ano, que foi o prêmio que a Adegraf deu a três designers (ouro, prata e bronze) pelos melhores trabalhos de criação, dentre os finalistas do Prêmio. Em breve será publicada uma matéria especial no blog a respeito dessa premiação.

A Tabela Referencial de Valores foi distribuída a todos os presentes e foi falado um pouco sobre seu histórico. Foi comentado que a tabela já é bem conhecida em todo o Brasil, sendo considerada atualmente a melhor referência de valores de criação, por ser bem categorizada.

Dentre os assuntos gerais, houve a solicitação de reajuste da tabela de cargos e salários, assunto que está sendo avaliado pela Diretoria. Também foi relembrada a intenção da Adegraf se colocar, junto à UnB, como colaboradora da empresa júnior de Design. Sobre a Revista da Adegraf, foram resumidos os assuntos que serão abordados na primeira edição, a ser lançada em breve.

Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…