Pular para o conteúdo principal

Reunião aberta de 30 de outubro


A reunião de 30 de outubro, que aconteceu no bar Empório Tradição, da CLS 202, contou com a participação de dezoito associados. Estavam presentes:
Patrícia Weiss, Marcelo Calil, Claudia El-moor, Daniel Perfeito, Luana Wernik, Giordano Bruno, Tereza Pires, Fernanda Soares, Paula Scherre, Simone Silva, Aline Pereira, Paulo Bertoni, Aleixo Carpentier, Francisco Oliveira, Luciana Lobato, Fagner Carvalho, Wander Luiz, Angelo Freire, Maria Maximina.


Dos assuntos conversados, os mais importantes foram o Dia do Design 2007 e a Revista da Adegraf.

Dia do Design 2007 – Design para Todos
A segunda secretária, Tereza Pires, que faz parte do grupo de organização, convidou todos para participarem nos dias 10 e 11 de novembro, no Shopping Casa Park, além de reforçar que o evento é aberto a toda a comunidade. Ela contou sobre as atividades programadas e sobre a venda dos produtos que já estão sendo desenvolvidos, cuja renda será doada à Ampare.

Tereza também avisou sobre a reunião dos monitores e organizadores, que será realizada em 2/11, às 14h, na Lamparina Design (UnB) para serem repassadas as atividades e distribuídas as tarefas. Ainda são necessários voluntários para os dias do evento e, quem estiver disposto a ajudar a realizar o evento, está convidado a comparecer. Na ocasião, também será feito um mutirão para adiantar a produção das embalagens e produtos a serem vendidos no Casa Park. Toda ajuda será bem-vinda.

Revista Adegraf
Foi explicado que o Núcleo de Ação da revista já tinha iniciado, em uma reunião anterior, a definição de algumas seções, que são: Entrevista, Artigo, Portifólio, Produção Gráfica e uma matéria sobre a influência do papel sobre a criatividade do designer. Essa primeira edição será impressa pela Gráfica Athalaia, em tiragem ainda a ser definida, e com 20 a 28 páginas. O debate entre os associados gerou algumas novas idéias, que serão analisadas pelo Núcleo de Ação e pela diretoria.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.