Pular para o conteúdo principal

Reunião aberta de 30 de outubro


A reunião de 30 de outubro, que aconteceu no bar Empório Tradição, da CLS 202, contou com a participação de dezoito associados. Estavam presentes:
Patrícia Weiss, Marcelo Calil, Claudia El-moor, Daniel Perfeito, Luana Wernik, Giordano Bruno, Tereza Pires, Fernanda Soares, Paula Scherre, Simone Silva, Aline Pereira, Paulo Bertoni, Aleixo Carpentier, Francisco Oliveira, Luciana Lobato, Fagner Carvalho, Wander Luiz, Angelo Freire, Maria Maximina.


Dos assuntos conversados, os mais importantes foram o Dia do Design 2007 e a Revista da Adegraf.

Dia do Design 2007 – Design para Todos
A segunda secretária, Tereza Pires, que faz parte do grupo de organização, convidou todos para participarem nos dias 10 e 11 de novembro, no Shopping Casa Park, além de reforçar que o evento é aberto a toda a comunidade. Ela contou sobre as atividades programadas e sobre a venda dos produtos que já estão sendo desenvolvidos, cuja renda será doada à Ampare.

Tereza também avisou sobre a reunião dos monitores e organizadores, que será realizada em 2/11, às 14h, na Lamparina Design (UnB) para serem repassadas as atividades e distribuídas as tarefas. Ainda são necessários voluntários para os dias do evento e, quem estiver disposto a ajudar a realizar o evento, está convidado a comparecer. Na ocasião, também será feito um mutirão para adiantar a produção das embalagens e produtos a serem vendidos no Casa Park. Toda ajuda será bem-vinda.

Revista Adegraf
Foi explicado que o Núcleo de Ação da revista já tinha iniciado, em uma reunião anterior, a definição de algumas seções, que são: Entrevista, Artigo, Portifólio, Produção Gráfica e uma matéria sobre a influência do papel sobre a criatividade do designer. Essa primeira edição será impressa pela Gráfica Athalaia, em tiragem ainda a ser definida, e com 20 a 28 páginas. O debate entre os associados gerou algumas novas idéias, que serão analisadas pelo Núcleo de Ação e pela diretoria.

Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…