Pular para o conteúdo principal

Reunião aberta de 30 de outubro


A reunião de 30 de outubro, que aconteceu no bar Empório Tradição, da CLS 202, contou com a participação de dezoito associados. Estavam presentes:
Patrícia Weiss, Marcelo Calil, Claudia El-moor, Daniel Perfeito, Luana Wernik, Giordano Bruno, Tereza Pires, Fernanda Soares, Paula Scherre, Simone Silva, Aline Pereira, Paulo Bertoni, Aleixo Carpentier, Francisco Oliveira, Luciana Lobato, Fagner Carvalho, Wander Luiz, Angelo Freire, Maria Maximina.


Dos assuntos conversados, os mais importantes foram o Dia do Design 2007 e a Revista da Adegraf.

Dia do Design 2007 – Design para Todos
A segunda secretária, Tereza Pires, que faz parte do grupo de organização, convidou todos para participarem nos dias 10 e 11 de novembro, no Shopping Casa Park, além de reforçar que o evento é aberto a toda a comunidade. Ela contou sobre as atividades programadas e sobre a venda dos produtos que já estão sendo desenvolvidos, cuja renda será doada à Ampare.

Tereza também avisou sobre a reunião dos monitores e organizadores, que será realizada em 2/11, às 14h, na Lamparina Design (UnB) para serem repassadas as atividades e distribuídas as tarefas. Ainda são necessários voluntários para os dias do evento e, quem estiver disposto a ajudar a realizar o evento, está convidado a comparecer. Na ocasião, também será feito um mutirão para adiantar a produção das embalagens e produtos a serem vendidos no Casa Park. Toda ajuda será bem-vinda.

Revista Adegraf
Foi explicado que o Núcleo de Ação da revista já tinha iniciado, em uma reunião anterior, a definição de algumas seções, que são: Entrevista, Artigo, Portifólio, Produção Gráfica e uma matéria sobre a influência do papel sobre a criatividade do designer. Essa primeira edição será impressa pela Gráfica Athalaia, em tiragem ainda a ser definida, e com 20 a 28 páginas. O debate entre os associados gerou algumas novas idéias, que serão analisadas pelo Núcleo de Ação e pela diretoria.

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr