Pular para o conteúdo principal

Design para Todos


Em 10 e 11 de novembro aconteceu o Design para Todos, um evento organizado e realizado por mais de 40 designers voluntários, e que teve o apoio da Adegraf.

Mais de 60 pessoas participaram das oficinas de stêncil, serigrafia e embalagem, que aconteceram no sábado à tarde, no Shopping Casa Park. As oficinas eram orientadas por designers, os chamados “monitores”. Ao mesmo tempo, havia uma exposição de banners que explicavam o que é Design, suas áreas de atuação e sua relação com outros campos do conhecimento. Quem se interessava pela exposição, recebia informações mais detalhadas dos “RPs”, ou “Relações Públicas”. No domingo houve a exposição dos produtos produzidos.

O público que participou do evento pôde conviver com os membros da Ampare, ao mesmo tempo em que aprendia mais sobre Design na teoria e na prática. O resultado das oficinas foram kits de camiseta com embalagem, doados para a instituição. As estampas das camisetas foram desenvolvidas pelo Estudio Mopa.

No total, foram doadas 100 camisetas e 100 embalagens, que serão comercializadas nos bazares da Ampare. O primeiro bazar acontece de 19 a 28/11, das 12h às 19h, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT (Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 02).

A Adegraf parabeniza as organizadoras do evento Cristiane Arakaki, Daniela Garrossini, Karen Nawa, Tereza Pires e Suzana Curi pela dedicação e empenho com que planejaram e realizaram um evento significativo para a divulgação do Design e para a integração da sociedade com uma instituição tão importante como a Amapre. Não menos importantes foram os voluntários, profissionais e estudantes de diversas áreas, que também dedicaram seu tempo e orientaram o público com tanto carinho. Só houve elogios ao evento!



Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.