Pular para o conteúdo principal

O DESIGN E A CIDADE: BRASÍLIA URGENTE

Recentemente Brasília passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Design. Junto com Brasília, pertencem a esta rede cidades como Curitiba,  Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shengzen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria). 

O título da Unesco, coloca nossa cidade no mapa do design internacional, atraindo a atenção e o interesse de empresas, universidades e entidades ligadas ao design em todo o mundo. Todavia para manter o selo, a cidade deve cumprir com alguns protocolos, entre eles a realização de ações de promoção do design. Visando garantir a posse do selo para Brasília, em 2018 as três associações ligadas ao Design, ADEGRAF, ADEPRO E ABRADI, formaram o grupo BSBDESIGN. 

As ações iniciadas no governo passado foram direcionadas à Secretaria de Turismo, que é a gestora do selo, foram feitas reuniões e encontros para discutir soluções para o cumprimento dos protocolos exigidos pela UNESCO. Com a mudança de governo, o grupo BSBDESIGN enviou um relatório à nova administração da cidade, via pessoa do Secretário de Turismo. Esse relatório, aponta as iniciativas nas áreas de design, criatividade e tecnologias inovadoras já realizadas pelas associações ao longo dos últimos 10 anos, e sugestões de uma agenda de encontros para discutir soluções a serem implementadas. 

Em reunião recente, fomos informados oficialmente, que a Secretaria de Turismo está empenhada em promover o design e já reservou recursos  para essa promoção. Nas perspectivas mais otimistas, teremos exposições mensais com uma culminância no mês de agosto/setembro, quando vários eventos voltados ao design estarão ocorrendo simultaneamente no DF. 

Como associação que visa antes de mais nada o progresso profissional dos associados, a ADEGRAF estará dedicada em 2019 a organizar e preparar os associados para aproveitar as oportunidades que se abrem a partir dos eventos vindouros. Como instituição presente e participante do processo, a Adegraf vai poder orientar seus associados a como participar das ações programadas. Diante da responsabilidade que o momento exige, convocamos os associados interessados, a participar das ações que pretendem garantir à nossa cidade o título já conquistado.  Reiteramos a certeza de que o trabalho voluntário que é realizado em prol da nossa comunidade de design, é a ponte para um mercado profissional valorizado, e por isso conclamamos aos associados para que participem.

Diretoria da ADEGRAF - Associação dos Designers Gráficos do DF
#BSBDesign #BrasiliaCidadeCriativaDesignUnesco #Adegraf 

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada