Pular para o conteúdo principal

Eleição da Diretoria 2018-2020

Ontem à noite aconteceu a eleição da Diretoria 2018-2020, durante a Assembleia Geral realizada na Pizzaria Cesar da 404 Sul, que contou com a presença de 17 associados: Camila Koproski, Priscilla Paz, Sabrina Lopes, Claudia El-moor, Joaquim Olimpio, Eneida Figueiredo, Wagner Alves, Aline Pereira, Fátima Leão, Fernando Rabello, Carlos Eduardo Meneses, Carlos Neri, David Arantes, Maurício Borges, Paulo Bertoni, David Borges e Alecsandros de Castro.


Em clima de festa e descontração, às 20h00 a Diretoria que se despede deu início à Assembleia  apresentando a nova aquisição da Adegraf: a compra da maquininha do PagSeguro, que possibilitará recolher pagamentos nos eventos presenciais da associação, testada com sucesso por alguns associados que aproveitaram a oportunidade para acertarem suas anuidades.


Em seguida, foram apresentados os representantes da Chapa 1, única inscrita para concorrer ao pleito, composta pelos associados David Arantes (Diretor Executivo), Fernando Rabello Costa (Diretor de Relações Públicas), Maurício Borges (Diretor Administrativo) e Priscilla Campos da Paz (Diretora Financeira), que foi aprovada por unanimidade de todos os presentes.


A Diretoria eleita, que assume a gestão 2018-2020, também contará com a colaboração dos associados  Camila Koproski, Sabrina Lopes e Haroldo Brito no Conselho Fiscal, e assumindo o Conselho Deliberativo estão os associados Claudia El-moor, Eneida Figueiredo e Alecsandros de Castro Rodrigues.

Alecsandros, David Arantes, Priscilla, Maurício, Fernando, Camila e Sabrina 

Claudia, Maurício, Eneida, Fátima, Sabrina e Priscilla

Ao final da Assembleia, houve sorteio de 2 exemplares do Guia Profissional para Gráficos e Designers, cujos sortudos ganhadores foram o recém-eleito Diretor Administrativo, Maurício Borges, e o associado Carlos Neri.



A Assembleia foi oficialmente encerrada às 21h00, embora a confraternização entre os associados tenha se estendido até depois das 22h00.

Agradecemos a presença de todos que compareceram e prestigiaram esse importante momento  desejando muito sucesso à nova Diretoria!

Diretoria 2016/2018

Aline, David Borges, Eduardo e Wagner (Diretoria 2016-2018) e Priscila, David Arantes, Fernando e Maurício (Diretoria 2018-2020) 



Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr