Pular para o conteúdo principal

O que os Designers podem aprender com a greve dos caminhoneiros?

Não estou questionando se a greve dos caminhoneiros é correta ou não. Se as consequências são boas ou ruins… O objetivo é falar sobre a importância da união de uma classe para a solução de problemas em comum.

Faço parte ADEGRAF a mais de 10 anos, então posso dizer com experiência quais as dificuldades de lutar para as melhorias da nossa profissão. Para quem não conhece, a ADEGRAF é uma associação de designers gráficos com sede no Distrito Federal, fundada em 2001. Uma entidade muito atuante no mercado, que busca unir os profissionais da área, representá-los e desenvolve diversas ações para que tenhamos uma profissão reconhecida e respeitada.

Acredito que a união de uma classe fortalece as suas ideias e pode transformar uma sociedade. É muito comum ver os designers reclamando que os clientes não nos entendem, que eles não possuem conhecimentos suficientes sobre design, não conhecem sobre tipografia, etc. Mas uma das funções de uma associação é justamente esclarecer e informar a sociedade. Mas o alcance de uma associação é limitada também pela própria participação dos seus associados (profissionais, professores e estudantes). Atualmente temos cerca de 70 profissionais cadastrados, no universo estimado de 1000 designers no Distrito Federal, entre profissionais formados ou não na área. Mas aonde estão esses colegas que não se associam? Pois é…

Não alcançamos mais pessoas porque o próprios profissionais não se unem. Por diversas razões, a maioria não quer se associar ou mesmo contribuir com ideias, ações ou trabalho voluntário pela associação. Esse último, então, é feito por uma minoria que usa seu tempo pessoal, suas qualidades e sugestões para que, no coletivo, possam colher os frutos de uma profissão melhor.

O resultado é que a sociedade geralmente não percebe a importância do design para as suas vidas. E o designer sozinho não vai mudar e mente dos clientes: é necessário unir forças com outros colegas.

Enfim, associe-se e contribua: www.adegraf.org.br/quero-me-associar

Eduardo Meneses
Vice-Presidente da ADEGRAF



fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-os-designers-podem-aprender-com-greve-dos-eduardo-meneses/

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI