Pular para o conteúdo principal

O que os Designers podem aprender com a greve dos caminhoneiros?

Não estou questionando se a greve dos caminhoneiros é correta ou não. Se as consequências são boas ou ruins… O objetivo é falar sobre a importância da união de uma classe para a solução de problemas em comum.

Faço parte ADEGRAF a mais de 10 anos, então posso dizer com experiência quais as dificuldades de lutar para as melhorias da nossa profissão. Para quem não conhece, a ADEGRAF é uma associação de designers gráficos com sede no Distrito Federal, fundada em 2001. Uma entidade muito atuante no mercado, que busca unir os profissionais da área, representá-los e desenvolve diversas ações para que tenhamos uma profissão reconhecida e respeitada.

Acredito que a união de uma classe fortalece as suas ideias e pode transformar uma sociedade. É muito comum ver os designers reclamando que os clientes não nos entendem, que eles não possuem conhecimentos suficientes sobre design, não conhecem sobre tipografia, etc. Mas uma das funções de uma associação é justamente esclarecer e informar a sociedade. Mas o alcance de uma associação é limitada também pela própria participação dos seus associados (profissionais, professores e estudantes). Atualmente temos cerca de 70 profissionais cadastrados, no universo estimado de 1000 designers no Distrito Federal, entre profissionais formados ou não na área. Mas aonde estão esses colegas que não se associam? Pois é…

Não alcançamos mais pessoas porque o próprios profissionais não se unem. Por diversas razões, a maioria não quer se associar ou mesmo contribuir com ideias, ações ou trabalho voluntário pela associação. Esse último, então, é feito por uma minoria que usa seu tempo pessoal, suas qualidades e sugestões para que, no coletivo, possam colher os frutos de uma profissão melhor.

O resultado é que a sociedade geralmente não percebe a importância do design para as suas vidas. E o designer sozinho não vai mudar e mente dos clientes: é necessário unir forças com outros colegas.

Enfim, associe-se e contribua: www.adegraf.org.br/quero-me-associar

Eduardo Meneses
Vice-Presidente da ADEGRAF



fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-os-designers-podem-aprender-com-greve-dos-eduardo-meneses/

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada