Pular para o conteúdo principal

12ª Bienal de Design Gráfico


A BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO é o momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos, propondo um intenso diálogo com a inovação, o empreendedorismo, a cultura, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e a sociedade. É onde a categoria reconhece seus avanços, homenageia seu passado, expande suas fronteiras e estimula seu futuro.

Desde sua primeira edição, em 1992, a Bienal tem sido a grande celebração do Design Gráfico Brasileiro. É o mais tradicional ponto de encontro de todos os integrantes – profissionais, clientes, fornecedores, estudiosos, educadores e estudantes – deste imenso segmento da indústria criativa, que ganha mais peso a cada ano. Nestas onze edicões realizadas pela ADG Brasil ao longo de mais de duas décadas, a Bienal reuniu, registrou e expôs cerca de 2.800 projetos de design para um público calculado em quase 300.000 pessoas de 50 países.

Concebida e realizada em São Paulo em suas primeiras dez edições, há dois anos a Bienal deu início a um processo de itinerância pelo vasto território brasileiro, realizando sua 11ª edição no Rio de Janeiro, por ocasião dos 450 anos da Cidade Maravilhosa. A proposta da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico é dar continuidade a esta pauta e às incorporadas nas últimas edições, como promover um evento fundamentalmente sustentável, no qual inscrição, pagamento e envio de trabalhos acontecem 100% online, e o registro da seleção é acessível tanto virtualmente como por meio do catálogo impresso.

No ano que celebra 25 anos de existência, a Bienal acontece pela primeira vez em Brasília, em uma realização conjunta da Associação dos Designers Gráficos - ADG Brasil e a Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal - ADEGRAF. O desafio desta 12ª edição é ampliar a seleção dos projetos, de 17% - médias das últimas Bienais de aproveitamento de inscrições  - para 30%, abrangendo com mais representatividade a diversidade da produção brasileira de design. Todos os trabalhos selecionados constarão da mostra online e do catálogo impresso por meio de financiamento coletivo, com a mostra física composta pelos trabalhos premiados, como acontece nas principais premiações de design da Europa, Estados Unidos e Ásia.

As inscrições de trabalhos já estão abertas e devem ser feitas pelo sitio http://bienaladg.org.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

The Beatles, a marca

Já conhece a história do logo “The Beatles”? Neste video sensacional, o Vinyl Geek apresenta um dos mais icônicos logotipos de banda de todos os tempos – mesmo que nunca tenha aparecido em seus LPs originais!
Clique para assistir
No video, ele mostra que uma versão anterior foi usada por cerca de 4 meses apenas. Foi desenhada por Terry Tex O’hara, com base num esboço de Paul McCartney e trazia a inicial B com antenas – como um besouro (beetle, em inglês) 😯 Para a nova bateria de Ringo Starr, a loja Drum City, revendedora Ludwig, fez um acordo para manter sua marca no bumbo e desenhar um novo logo para a banda. Foi pedido que se enfatizasse BEAT (batida, em português) no nome The Beatles. E assim foi feito. Por 5 dólares! Porém, mais do que um logotipo, The Beatles é “provavelmente a marca musical mais forte que já houve, mas a capacidade de renovar seu apelo comercial sempre surpreende”, disse Luiz Garcia, executivo da EMI. Além da indiscutível qualidade musical, o planejamento e os cuida…