Pular para o conteúdo principal

Eleições Adegraf: Divulgação de Chapa para gestão da Diretoria 2016-2018

Prezado(a) Associado(a),

Convidamos todos os associados a participarem da Assembleia Ordinária para eleição da Diretoria, que acontecerá dia 30/06/16, na Pizzaria Cesar (CLN 404 Bloco A), das 19:00 as 21:00.

Como só tivemos a inscrição da chapa dos membros da atual diretoria, esperamos poder contar com a presença de todos para que possamos respaldarmos com credibilidade esse importante momento.

Informamos que estudante não poderão votar, mas que estão convidados pois esta será uma boa oportunidade para trocar experiência e conhecer os demais membros da ADEGRAF.

Segue abaixo a Proposta de Ação da Chapa única.

Chapa Diretoria Adegraf

Participantes:
Presidente: Wagner Alves
Vice-Presidente: Eduardo Meneses
1ª Secretária: Aline Pereira
2º Secretário: Haroldo Brito
1º Tesoureiro: David Borges
2ª Tesoureiro: Lívio Lourenzo

Propostas de Ação:
1. Criação e lançamento do Prêmio Rogério Duarte de Design Gráfico, que contemplará a criação em design gráfico de projetos realizados por profissionais e estudantes dentro de algumas categorias de acordo com a finalidade da peça gráfica.
2. Realização de evento para abertura de oportunidades de negócio para o designer gráfico no formato de seminário e exposição.
3. Retomada dos Grupos de Ações para atuação em 2 novos objetivos:
- Elaborar um modelo de negócios para o designer gráfico, visando posicionar o profissional no cenário da economia criativa e colaborativa, por meio do estudo do atual modelo de atuação do designer, da identificação das dificuldades e potencialidades, e avaliação das oportunidades.
- Sistematizar uma metodologia para a criação e produção de projetos de design editorial e de Programas de Identidade Visual (PIV), por meio da observação, estudo e elaboração das referências sobre as etapas do processo criativo e da operacionalização de projetos.
4. Elaboração de cartilha informativa, em parceria com a Itacontal, sobre temas relacionados à gestão e contabilidade das empresas de design gráfico.
5. Continuar com o trabalho da atual Diretoria, oferecendo informação, apoio, promoção e divulgação da Adegraf e da profissão de design.
6. Reforçar as parcerias já existentes e buscar novos benefícios para os associados.
7. Continuar a oferta de cursos e workshops voltados para a área design gráfico com valores acessíveis e/ou gratuitos.
8. Apoiar e viabilizar a realização da Bienal ADGBrasil/Adegraf 2017, em Brasília
9. Adequar o Estatuto às novas exigências jurídicas e englobar as novas formação em design.

Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…