Pular para o conteúdo principal

Concurso do Cartaz do 29 prêmio design Museu da Casa Brasileira



Inscrições prorrogadas até 3 de maio.
Entrega do cartaz impresso: até 7 de maio

As inscrições para o Concurso do Cartaz foram prorrogadas até 3 de maio, domingo, apenas para quem optar por pagamento via débito ou crédito. Pagamentos via boleto continuarão sendo aceitos apenas se efetuados até 30 de abril, mesmo para boletos com vencimento posterior.
Os prazos de entrega do cartaz impresso (18h do dia 7 de maio, de 2ª a 6ª feira das 10h às 18h, exceto feriados) e para a finalização da inscrição no site (0h de 7 de maio) continuam os mesmos. Atente-se às datas e em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail 29premiodesign@mcb.org.br.
Sobre o Concurso do Cartaz do 29º Prêmio Design MCB
Principal premiação de design do país, o Prêmio Design MCB começa sua 29ª edição com o Concurso do Cartaz. Até 3 de maio as inscrições estão abertas aqui pelo site, no qual é possível também conferir o regulamento completo e efetivar o pagamento da taxa de participação de R$40. Será oferecido desconto para grupos de 10 ou mais estudantes sendo que, para isso, é necessário que o professor responsável pelo grupo entre em contato com o MCB (pelo e-mail 29premiodesign@mcb.org.br).
O concurso, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desafia profissionais e alunos de diversas formações como design gráfico, desenho industrial, arquitetura, fotografia, artes plásticas, publicidade e os demais interessados a criar a principal peça de divulgação da premiação. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área. 
O cartaz eleito, que inspira a identidade visual da edição, será impresso pelo MCB e distribuído para divulgar as inscrições da premiação. Seu autor receberá prêmio de R$3 mil e terá, posteriormente, um contrato no valor de R$5 mil para a criação de outras peças gráficas desta edição. 
Ponto de partida para o desenvolvimento da identidade, o cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como impacto visual e criatividade. Além do vencedor, o júri também escolherá cartazes finalistas, que farão parte da exposição 29º Prêmio Design, em exibição a partir de 26 de novembro no Museu da Casa Brasileira.
O Prêmio Design MCB adotou o cartaz como peça central de sua comunicação a partir de 1989. Em 1995, passou a realizar sua escolha por meio do concurso que, além de registrar parte do momento vivido pelo design gráfico nacional, também sinaliza a importância e a busca de espaço do cartaz como meio de expressão. 
Confira aqui o regulamento desta edição do Concurso do Cartaz.
Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado pela instituição desde 1986, desfruta de grande prestígio no segmento, com uma história que reflete a trajetória da consolidação da identidade do design nacional. Revelação de talentos e consagração de profissionais, o Prêmio Design é a mais tradicional e reconhecida premiação do segmento no Brasil. 

Postagens mais visitadas deste blog

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

The Beatles, a marca

Já conhece a história do logo “The Beatles”? Neste video sensacional, o Vinyl Geek apresenta um dos mais icônicos logotipos de banda de todos os tempos – mesmo que nunca tenha aparecido em seus LPs originais!
Clique para assistir
No video, ele mostra que uma versão anterior foi usada por cerca de 4 meses apenas. Foi desenhada por Terry Tex O’hara, com base num esboço de Paul McCartney e trazia a inicial B com antenas – como um besouro (beetle, em inglês) 😯 Para a nova bateria de Ringo Starr, a loja Drum City, revendedora Ludwig, fez um acordo para manter sua marca no bumbo e desenhar um novo logo para a banda. Foi pedido que se enfatizasse BEAT (batida, em português) no nome The Beatles. E assim foi feito. Por 5 dólares! Porém, mais do que um logotipo, The Beatles é “provavelmente a marca musical mais forte que já houve, mas a capacidade de renovar seu apelo comercial sempre surpreende”, disse Luiz Garcia, executivo da EMI. Além da indiscutível qualidade musical, o planejamento e os cuida…