7 de mai de 2014

Design Capital: Programa consolida parceria entre gráficos e designers do DF

A indústria gráfica atravessa um momento transformação, distinto em sua história, onde deixa de ser um mero prestador de serviço passando a um desenvolvedor de soluções para o cliente.
Com o surgimento das novas mídias e o avanço da tecnologia, a necessidade de agregar valor ao produto gráfico com a oferta de soluções integradas tornou-se a estratégia obrigatória dentre as empresas com visão de futuro.
Para os especialistas, a gráfica do futuro será híbrida, unindo impressão convencional e digital. Esse novo cenário exige a integração do design gráfico, como parte integrante do processo produtivo.
Em razão dessa demanda, o Sindigraf-DF elaborou, em parceria com o Sebrae-DF e a Adegraf, um programa visando a qualificação, a capacitação e o desenvolvimento profissional de designers gráficos: o Design Capital.

O projeto tem como proposta promover a qualificação dos profissionais, em áreas do conhecimento relacionadas ao design gráfico e ao processo produtivo gráfico.
Propõe ainda fomentar a normatização dos arquivos e processos digitais, criando uma linguagem com formatos e parâmetros a serem implementados pela indústria gráfica e os profissionais de design, a divulgação do código de ética, com normas de conduta que possam regulamentar a atuação dos profissionais da área, e a integração do profissional criativo na indústria gráfica, de forma a qualificar a produção de material gráfico.

“A capacitação dos designers gráficos abre espaço também para a terceirização pela indústria gráfica dos profissionais independentes, além de ampliar o fomento no mercado de trabalho para os estudantes da área nas faculdades do DF. O projeto, que inicialmente tem como objetivo levar informações para o empresário gráfico sobre a amplitude dessa proposta, contribuirá, ao longo de seu desenvolvimento, para introduzir o design como ferramenta de geração de novos produtos e de ampliação de mercado”, explica o presidente do Sindigraf-DF, Pedro Henrique Achcar Verano.

Triênio - O planejamento do programa prevê ações para os próximos três anos, que compreendem palestras e cursos de fomento para o empresário gráfico e para o desenvolvimento do profissional de design, além da participação e organização de premiações, concursos e exposições.
De acordo com Eduardo Meneses e Wagner Alves, da Adegraf, o papel do Programa Design Capital vai além da formação e qualificação do design gráfico. “Com isso, vamos aumentar a visibilidade ao design gráfico e, consequentemente, o interesse profissional para o setor”, projeta Eduardo. “Queremos também com o Programa criar novos hábitos de consumo e incrementar a cultura da arte visual em Brasília”, diz Wagner.

Calendário - Para o primeiro ano de execução do programa, em 2014, a ideia é promover palestras com personalidades de destaque no cenário nacional. Os eventos serão realizados, em grande parte, no auditório do Sindigraf-DF e os associados das duas entidades ganharão condições diferenciadas.
A programação terá início no dia 09 de maio, a partir das 19h30, no Auditório do Sindigraf-DF, com a realização de uma mesa redonda, com o tema: Tendências e Perspectivas dos Mercados de Design e Gráfico do DF.
Na sequência, no dia 10 de maio, será realizado o curso de Gerenciamento de Cor, ministrado pelo consultor Kauê Luz, do Grupo Luz (SP).
Estão programados ainda cursos e palestras, em datas a serem confirmadas, com os seguintes temas: Design Editorial, Tipografia, Design de Produto, Design Gráfico, Publicação Eletrônica e gestão de banco de imagem.