Pular para o conteúdo principal

Projeto de Regulamentação aprovado na Câmara dos Deputados


Temos a satisfação de informar que o PL 1391/11 (que regulamenta a Profissão de Designer) foi aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados. O projeto segue para o Senado para nova fase de aprovação. Depois, o projeto segue para sanção presidencial.

A ADEGRAF agradece aos parlamentares que apoiaram o projeto, principalmente ao Dep. Penna (PV-SP), autor do projeto. E ao Dep. Alessandro Molon (PT/RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. Este, que disponibilizou sua equipe de assessores para adequar ao projeto às necessidades técnicas e aos anseio dos designers. 

Lembramos ainda do Dep. Efraim Filho (DEM-PB), relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - CTASP. Que muito contribuiu para aprovação naquela ocasião. Nesta comissão, o PL recebeu apoio importante dos deputados: Mauro Nazif (PSB-RO), Flávia Morais (PDT-GO), Andreia Zito (PSDB-RJ), Walney Rocha (PTB-RJ), Roberto Santiago (PSD-SP), Assis Melo (PCdoB-RS), )Sandro Mabel (PMDB-GO), Jorge Corte Leal (PTB-PE), Silvio Costa (PTB-PE) e Gorete Pereira (PR-CE). Por fim, o Dep. Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que presidiu a Comissão do CTASP.

Agradecemos também aos Designers e Associações que estão envolvidos na "movimentação" de profissionais e estudantes para a aprovação deste projeto. Não posso deixar de mencionar um grande nome: Prof. Freddy Van Camp, um ícone desta luta. Na verdade PARABENIZAMOS a todos esses, pois sem apoio financeiro, muitas vezes criticados por colegas e levando nas costas esta bandeira, agora podem ter um momento de alegria e sentimento de trabalho realizado. Ainda falta muito trabalho até a sanção presidencial, mas quem está diretamente envolvido sabe o valor desta conquista.

A ADEGRAF tem a satisfação de estar apoiando a regulamentação desde os primeiros Projetos de Lei, pois valorizamos e investimos na profissão. Continuaremos dando nossa contribuição até que tenhamos a profissão regulamentada. 

PARABÉNS DESIGNERS

Eduardo Meneses
Vice-presidente da ADEGRAF

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada