Pular para o conteúdo principal

Projeto de Regulamentação aprovado na Câmara dos Deputados


Temos a satisfação de informar que o PL 1391/11 (que regulamenta a Profissão de Designer) foi aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados. O projeto segue para o Senado para nova fase de aprovação. Depois, o projeto segue para sanção presidencial.

A ADEGRAF agradece aos parlamentares que apoiaram o projeto, principalmente ao Dep. Penna (PV-SP), autor do projeto. E ao Dep. Alessandro Molon (PT/RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. Este, que disponibilizou sua equipe de assessores para adequar ao projeto às necessidades técnicas e aos anseio dos designers. 

Lembramos ainda do Dep. Efraim Filho (DEM-PB), relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - CTASP. Que muito contribuiu para aprovação naquela ocasião. Nesta comissão, o PL recebeu apoio importante dos deputados: Mauro Nazif (PSB-RO), Flávia Morais (PDT-GO), Andreia Zito (PSDB-RJ), Walney Rocha (PTB-RJ), Roberto Santiago (PSD-SP), Assis Melo (PCdoB-RS), )Sandro Mabel (PMDB-GO), Jorge Corte Leal (PTB-PE), Silvio Costa (PTB-PE) e Gorete Pereira (PR-CE). Por fim, o Dep. Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que presidiu a Comissão do CTASP.

Agradecemos também aos Designers e Associações que estão envolvidos na "movimentação" de profissionais e estudantes para a aprovação deste projeto. Não posso deixar de mencionar um grande nome: Prof. Freddy Van Camp, um ícone desta luta. Na verdade PARABENIZAMOS a todos esses, pois sem apoio financeiro, muitas vezes criticados por colegas e levando nas costas esta bandeira, agora podem ter um momento de alegria e sentimento de trabalho realizado. Ainda falta muito trabalho até a sanção presidencial, mas quem está diretamente envolvido sabe o valor desta conquista.

A ADEGRAF tem a satisfação de estar apoiando a regulamentação desde os primeiros Projetos de Lei, pois valorizamos e investimos na profissão. Continuaremos dando nossa contribuição até que tenhamos a profissão regulamentada. 

PARABÉNS DESIGNERS

Eduardo Meneses
Vice-presidente da ADEGRAF

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.