20 de mar de 2013

Projeto de Regulamentação aprovado na Câmara dos Deputados


Temos a satisfação de informar que o PL 1391/11 (que regulamenta a Profissão de Designer) foi aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados. O projeto segue para o Senado para nova fase de aprovação. Depois, o projeto segue para sanção presidencial.

A ADEGRAF agradece aos parlamentares que apoiaram o projeto, principalmente ao Dep. Penna (PV-SP), autor do projeto. E ao Dep. Alessandro Molon (PT/RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. Este, que disponibilizou sua equipe de assessores para adequar ao projeto às necessidades técnicas e aos anseio dos designers. 

Lembramos ainda do Dep. Efraim Filho (DEM-PB), relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - CTASP. Que muito contribuiu para aprovação naquela ocasião. Nesta comissão, o PL recebeu apoio importante dos deputados: Mauro Nazif (PSB-RO), Flávia Morais (PDT-GO), Andreia Zito (PSDB-RJ), Walney Rocha (PTB-RJ), Roberto Santiago (PSD-SP), Assis Melo (PCdoB-RS), )Sandro Mabel (PMDB-GO), Jorge Corte Leal (PTB-PE), Silvio Costa (PTB-PE) e Gorete Pereira (PR-CE). Por fim, o Dep. Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que presidiu a Comissão do CTASP.

Agradecemos também aos Designers e Associações que estão envolvidos na "movimentação" de profissionais e estudantes para a aprovação deste projeto. Não posso deixar de mencionar um grande nome: Prof. Freddy Van Camp, um ícone desta luta. Na verdade PARABENIZAMOS a todos esses, pois sem apoio financeiro, muitas vezes criticados por colegas e levando nas costas esta bandeira, agora podem ter um momento de alegria e sentimento de trabalho realizado. Ainda falta muito trabalho até a sanção presidencial, mas quem está diretamente envolvido sabe o valor desta conquista.

A ADEGRAF tem a satisfação de estar apoiando a regulamentação desde os primeiros Projetos de Lei, pois valorizamos e investimos na profissão. Continuaremos dando nossa contribuição até que tenhamos a profissão regulamentada. 

PARABÉNS DESIGNERS

Eduardo Meneses
Vice-presidente da ADEGRAF