Pular para o conteúdo principal

Adegraf completa 10 anos!

Esta semana, a ADEGRAF completou 10 anos de atividades, parabenizamos a todos que contribuíram para a criação e existência da nossa associação. Pois não podemos esquecer das diretorias que passaram. Que pela dedicação e compromisso, trabalharam para chegarmos até aqui.

Nesse pequeno intervalo de tempo, a ADEGRAF realizou diversos eventos (palestras, cursos, mesas redondas etc), contribuiu com informação ao mercado e representou nossos profissionais da melhor forma possível. Além disso, realizou parcerias em benefício dos associados e demais profissionais. Enfim, buscamos o caminho do trabalho sério e profissional, mesmo que por meio do voluntariado, o que muitas vezes impossibilitou maiores realizações.

Nosso desejo é que mais profissionais entendam a importância de um grupo forte e ativo. Pois, apesar da pequena estrutura e falta de recursos, conseguimos muitas vitórias. Levamos o design para a sociedade com  responsabilidade e ética. Muitas pessoas conhecem um pouco mais sobre design, por causa do trabalho que fizemos. Exemplo disso, foi nossa participação na Feira do Empreendedor 2011. Onde distribuímos material informativo para empresários e visitantes. Outro trabalho conhecido é a nossa Tabela Referencial de Valores, que é uma referência nacional. Apoiamos a regulamentação da profissão e outras frentes, que com certeza darão melhores condições de trabalho.

No último dia 28, ocorreu uma confraternização para comemorar esses 10 anos de atividades. O encontro foi marcado pela descontração e lembranças de momentos importantes da ADEGRAF. (ver fotos abaixo)

Temos crescido e com certeza teremos uma maior representação. Aproveito para convidar os profissionais e estudantes para conhecer a ADEGRAF e nosso trabalho.

Associe-se e faça parte deste time.

Parabéns ADEGRAF e designers!


Eduardo Meneses
Presidente da ADEGRAF










Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…