Pular para o conteúdo principal

Adegraf completa 10 anos!

Esta semana, a ADEGRAF completou 10 anos de atividades, parabenizamos a todos que contribuíram para a criação e existência da nossa associação. Pois não podemos esquecer das diretorias que passaram. Que pela dedicação e compromisso, trabalharam para chegarmos até aqui.

Nesse pequeno intervalo de tempo, a ADEGRAF realizou diversos eventos (palestras, cursos, mesas redondas etc), contribuiu com informação ao mercado e representou nossos profissionais da melhor forma possível. Além disso, realizou parcerias em benefício dos associados e demais profissionais. Enfim, buscamos o caminho do trabalho sério e profissional, mesmo que por meio do voluntariado, o que muitas vezes impossibilitou maiores realizações.

Nosso desejo é que mais profissionais entendam a importância de um grupo forte e ativo. Pois, apesar da pequena estrutura e falta de recursos, conseguimos muitas vitórias. Levamos o design para a sociedade com  responsabilidade e ética. Muitas pessoas conhecem um pouco mais sobre design, por causa do trabalho que fizemos. Exemplo disso, foi nossa participação na Feira do Empreendedor 2011. Onde distribuímos material informativo para empresários e visitantes. Outro trabalho conhecido é a nossa Tabela Referencial de Valores, que é uma referência nacional. Apoiamos a regulamentação da profissão e outras frentes, que com certeza darão melhores condições de trabalho.

No último dia 28, ocorreu uma confraternização para comemorar esses 10 anos de atividades. O encontro foi marcado pela descontração e lembranças de momentos importantes da ADEGRAF. (ver fotos abaixo)

Temos crescido e com certeza teremos uma maior representação. Aproveito para convidar os profissionais e estudantes para conhecer a ADEGRAF e nosso trabalho.

Associe-se e faça parte deste time.

Parabéns ADEGRAF e designers!


Eduardo Meneses
Presidente da ADEGRAF










Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela