Pular para o conteúdo principal

Comunicado importante

Caros associados,

Após a eleição realizada neste ano, alguns procedimentos precisaram ainda ser ajustados para que pudéssemos colocar a Associação em ordem. Por haver decorrido tanto tempo, vimos primeiramente fazer este contato para regularizar a situação de todos de forma mais rápida, uma vez que estamos chegando ao final de 2009.

O primeiro passo é sabermos quem tem interesse em continuar na Associação. Para isso, estamos enviando por e-mail a ficha para atualização cadastral. Entenderemos que, quem devolvê-la preenchida, irá continuar como associado e quem não devolvê-la, estará se desligando. Aproveitamos para reforçar que ano que vem será lançada uma nova edição do Catálogo de Associados e só poderá participar quem estiver em dia.

Pedimos que a devolução da ficha cadastral preenchida seja feita até 5/12/2009 para que haja tempo para emissão dos boletos ainda neste ano. Os associados estudantes que tenham concluído o curso e queiram continuar como profissionais devem enviar o diploma digitalizado juntamente à ficha cadastral.

Atualizado o cadastro, iremos emitir o boleto para o pagamento da anuidade de 2009. Lembrando que quem já está em dia ou está dispensado da contribuição por ter auxiliado com o projeto Novos Escritores, não receberá esta cobrança.

Ficou estabelecido em reunião da diretoria realizada em 28/11/2009 que a partir de 2010 a anuidade vencerá em março de cada ano e não mais em datas diversas, dependendo da época de ingresso do associado. Dessa forma o controle da anuidade será mais fácil para ambas as partes.

Aproveitamos para relatar as ações da Adegraf em 2009. Mesmo com poucas atividades abertas, diversas iniciativas foram realizadas:

- Convocação de eleições para troca da diretoria, uma vez que alguns membros precisaram se afastar.

- Atualização da Tabela Referencial de Valores.

- Atualização da Tabela de Cargos e Salários.

- Participação do Fórum Design Brasil e Brasil Design Week, em março, onde a Adegraf manteve importantes contatos e debates com outras entidades e associações acerca da regulamentação do Design, do desenvolvimento da atividade e do trabalho associativo.

- Apoio ao projeto Ceaids, formulando peças gráficas para divulgação de informações sobre prevenção à AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, para as atividades desenvolvidas pelo grupo de empresários.

- Continuidade da parceria do Sindigraf, com a diagramação da revista Refile, desenvolvimento do material promocional do Prêmio Jorge Salim e criação e diagramação dos livros do projeto Novos Escritores.

- Participação no Fórum Design Brasil, em novembro, para reforço da união das entidades de Design e associações, quando foram tratados os seguintes assuntos: apoio oficial ao Programa Brasileiro de Design, que corre o risco de deixar de existir; apoio à Rede Design Brasil para unificação de informações sobre profissionais no Brasil; proposta ao Ministério do Trabalho de reformulação da Classificação Brasileira de Ocupações, incluindo todas as atividades relacionadas ao Design e possibilitando ajustes fiscais e abertura de linhas de crédito para o mercado junto ao BNDS; mapeamento da atividade no Brasil para criação de metas de desenvolvimento da atividade em nível nacional; formulação de uma agenda única de eventos no país; debates sobre criação de sindicatos regionais de Design; debate sobre a regulamentação da profissão, no sentido de ser mais importante a promoção das ações como as relatadas acima do que o caminho do projeto de lei que é dificultado pelo Governo.

- Assessoria ao processo de escolha da marca dos 50 anos de Brasília, que seria realizado sem a participação de profissionais da área de Design Gráfico.

- Parceria com os advogados Ricardo Mader e Ana Lucia Andrade, que farão a reformulação do estatuto da Adegraf e ajudarão a redigir o Regimento Interno, ainda pendente.

- Apoio ao evento DBest em Goiânia.

- Reuniões de diretoria

Lembramos que a atividade associativa é um trabalho voluntário, muito importante para que possam ser melhoradas as condições profissionais por meio da valorização da atividade de Design. Com postura ética, aperfeiçoamento profissional e demonstração de competência a conquista do espaço no mercado é natural. A Associação possibilita que isso aconteça de forma mais visível.

Esperamos que todos continuem apoiando essas atividades para que em 2010 a Adegraf tome um novo impulso.

Um abraço,
A Diretoria

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada