Pular para o conteúdo principal

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 18/6/2009

Local: Auditório do Sindigraf (SIG Sul CL Quadra 3, Loja 87).

A Assembleia teve 1ª chamada às 19h30 e foi iniciada, em 2ª chamada, às 20h. Contou com a presença dos associados: Angelo Barbosa, Aline Pereira, Carlos Eduardo Menezes, David Borges, Fernando Rabelo, Maria Maximina, Patrícia Weiss, Paula Scherre, Renan Castro, Ricardo Brancaglion, Victor Guerra e Wagner Alves.

A pauta prevista para esta Assembleia foi a divulgação dos novos membros da Diretoria do biênio 2008-2010. A Presidente Aline Pereira anunciou os integrantes da Diretoria que saíram (Wagner Alves – Vice-presidente; Maria Maximina – 1 ª secretária; David Borges – 1º tesoureiro; Cláudio Santos – 2º tesoureiro) e os associados que assumiram os cargos vagos, pelo menos, até o final desta gestão (Victor Guerra – Vice-presidente; Patrícia Weiss – 1ª tesoureira; Fátima Leão – 2ª tesoureira; Eneida Figueiredo – 2ª secretária). Foi informado aos presentes que a atual Presidente, Aline Pereira, continuará no cargo e que a atual 2ª secretária, Paula Scherre, assumirá o cargo de 1ª secretária.

A Presidente Aline apresentou também as reformulações de atribuições que pretendemos implantar ainda nesta gestão, de forma a aprimorar o funcionamento interno da Associação. As atribuições que constam no Estatuto Social da Adegraf permanecerão, mas as novas atribuições propostas são:

O Vice-Presidente será responsável por:
  • Estabelecer contato com alunos e gerenciar a produção do Refile.

  • Gerenciar a produção do Boletim Online quinzenal da Adegraf para os Associados;

  • Firmar contato com cursos superiores de Design de Brasília, de forma a permitir a realização de palestras/parcerias com estas instituições.

O Presidente será responsável por:

  • Representar a associação judicial ou extrajudicialmente, em todos os eventos e situações necessárias;

  • Negociar patrocínios e parcerias;

  • Coordenar a reformulação do Regimento Interno e revisão do Estatuto Social da Adegraf.

O 1º Secretário será responsável por:

  • Fomentar das atividades de Informação Interna para os associados;

  • Manter o Blog/site atualizado;

  • Promover a divulgação/distribuição do Boletim Online Quinzenal.

  • Coordenar os e-mails da Adegraf, dando o destino correto a cada um deles (recebidos pelo email contato@adegraf.org.br);

  • Coordenar, analisar e manter o cadastro atualizado dos associados da Adegraf.

O 2º Secretário será responsável por:

  • Fomentar atividades de Comunicação Externa da Adegraf, sejam elas visitas, informes etc;

  • Organizar eventos/palestras em conjunto com o Vice-Presidente.

1º Tesoureiro será responsável por:

  • Realizar o Controle Financeiro da Adegraf;

  • Gerar e enviar os boletos das Anuidades para os Associados;

  • Gerar relatórios mensais dos Associados em dia e dos não-pagantes para a Secretaria;

O 2º Tesoureiro será responsável por:

  • Fazer as cobranças das Anuidades aos Associados não-pagantes, seja por e-mail e/ou por telefone.

Os novos membros da Diretoria, Victor Guerra e Patrícia Weiss, se apresentaram aos associados presentes. A Assembleia aprovou por unanimidade a seleção realizada para os novos membros da Diretoria, que começou a vigorar ao término desta Assembleia.

O associado Eduardo Menezes apresentou a ideia para que a Adegraf promova cursos que auxiliem na formação de seus associados e também que promovam a adesão de novos associados. O associado sugeriu a realização de cursos junto ao Sindgraf e/ou em parceria com as empresas Desktop e Publish. Sugeriu também que estes cursos sejam, de início, 1 vez por semestre, com valor mais baixo para associados e também que tenham certificação. A Diretoria da Adegraf analisará as propostas e sugestões e discutirá a viabilidade e as formas de realização deste tipo de evento.

A Assembleia foi encerrada às 20h50.


Aline Pereira
Presidente da Adegraf


Paula Scherre
1ª secretária da Adegraf


--------

Fotos da Assembleia



Fotos da Assembleia

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado.
Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf

Diretoria Adegraf


A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…

O DESIGN E A CIDADE

Nesse meu percurso escrevendo sobre Brasília Cidade Criativa do Design, percebo ainda mais o quanto os acontecimentos são sazonais. São momentos de muitos eventos, e outros de pouca exposição. Dessa vez, temos muita promessa para o futuro, enquanto o aqui agora está por acontecer!
Semana passada houve importante encontro com a Adegraf e IESB, assim continuando a parceria estabelecida anteriormente com o convênio de desconto para associados Adegraf. 
Em 2019 está previsto em Brasília o "X Encontro Internacional de Políticas Públicas e Design", de 11 a 13 de setembro no Centro Universitário IESB; o último evento aconteceu em novembro de 2018 no Uruguay, organizado pela Red Latinoamericana de Políticas Públicas y Diseño, como momento de reflexão, colaboração, aprendizado, troca de experiências e impulsionamento de Políticas Públicas para o Design.
Políticas públicas de Design são importantíssimas e geram impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social. 
Segundo Gabri…