Pular para o conteúdo principal

Ações da Adegraf sobre o Concurso 'logomarca' 50 anos de Brasília

Caros associados,

a diretoria da Adegraf esteve em contato com a Secretaria de Cultura do GDF para avaliar os questionamentos que surgiram com a divulgação do Edital do concurso para criação da 'logomarca' comemorativa dos 50 anos de Brasília. Nesse primeiro momento, as questões tratadas abarcaram a composição da Comissão Julgadora e suas competências.

Apresentamos a associação, a formação acadêmica em desenho industrial, a profissão do designer gráfico e suas qualificações profissionais. A equipe da Secretaria considerou que existe um planejamento de ações previstas em função dos 50 anos de Brasília - inclusive, foi criada uma área nova no governo apenas para coordenar essas ações.

Entre essas ações, está o concurso para a criação da "logomarca". Mas, como o concurso é parte de um planejamento mais amplo, a equipe - que elaborou o edital - considerou apenas profissionais da área de comunicação (jornalismo e publicidade) para a formação da comissão julgadora, por serem as áreas mais próximas à realidade atual no governo. O profissional de design não foi considerado nessa estrutura por que não houve uma indicação naquele momento da formação da comissão.

A equipe da Secretaria se colocou à disposição para intermediar junto ao governo - isso por que não é uma competência exclusiva da Secretaria -, uma solução para esta situação. Dessa forma, sugerimos à equipe da Secretaria, a nomeação de um membro da diretoria da Adegraf e de um professor da UnB (Desenho Industrial) para compor a Comissão Julgadora do concurso.

A referida equipe acredita que isso seja possível. Porém, como estamos na véspera do feriado de Carnaval, uma nova reunião foi marcada para depois desse período para definir os procedimentos para que, pelo menos, um designer faça parte da Comissão Julgadora do concurso. É muito provável termos um ou dois designers (profissional e/ou professor) na composição da Comissão Julgadora do concurso.

Agradecemos a todas contribuições que recebemos. Em breve divulgaremos mais informações sobre a continuidade desse processo.

Por enquanto, desejamos que todos vocês tenham boas idéias e criações para a marca dos 50 anos de Brasília. Participem!!!

Estamos torcendo para que um dos associados da Adegraf seja o felizardo vencedor deste concurso.

Atenciosamente,
Adegraf

Postagens mais visitadas deste blog

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

The Beatles, a marca

Já conhece a história do logo “The Beatles”? Neste video sensacional, o Vinyl Geek apresenta um dos mais icônicos logotipos de banda de todos os tempos – mesmo que nunca tenha aparecido em seus LPs originais!
Clique para assistir
No video, ele mostra que uma versão anterior foi usada por cerca de 4 meses apenas. Foi desenhada por Terry Tex O’hara, com base num esboço de Paul McCartney e trazia a inicial B com antenas – como um besouro (beetle, em inglês) 😯 Para a nova bateria de Ringo Starr, a loja Drum City, revendedora Ludwig, fez um acordo para manter sua marca no bumbo e desenhar um novo logo para a banda. Foi pedido que se enfatizasse BEAT (batida, em português) no nome The Beatles. E assim foi feito. Por 5 dólares! Porém, mais do que um logotipo, The Beatles é “provavelmente a marca musical mais forte que já houve, mas a capacidade de renovar seu apelo comercial sempre surpreende”, disse Luiz Garcia, executivo da EMI. Além da indiscutível qualidade musical, o planejamento e os cuida…