27 de fev de 2009

Ações da Adegraf sobre o Concurso 'logomarca' 50 anos de Brasília

Caros associados,

a diretoria da Adegraf esteve em contato com a Secretaria de Cultura do GDF para avaliar os questionamentos que surgiram com a divulgação do Edital do concurso para criação da 'logomarca' comemorativa dos 50 anos de Brasília. Nesse primeiro momento, as questões tratadas abarcaram a composição da Comissão Julgadora e suas competências.

Apresentamos a associação, a formação acadêmica em desenho industrial, a profissão do designer gráfico e suas qualificações profissionais. A equipe da Secretaria considerou que existe um planejamento de ações previstas em função dos 50 anos de Brasília - inclusive, foi criada uma área nova no governo apenas para coordenar essas ações.

Entre essas ações, está o concurso para a criação da "logomarca". Mas, como o concurso é parte de um planejamento mais amplo, a equipe - que elaborou o edital - considerou apenas profissionais da área de comunicação (jornalismo e publicidade) para a formação da comissão julgadora, por serem as áreas mais próximas à realidade atual no governo. O profissional de design não foi considerado nessa estrutura por que não houve uma indicação naquele momento da formação da comissão.

A equipe da Secretaria se colocou à disposição para intermediar junto ao governo - isso por que não é uma competência exclusiva da Secretaria -, uma solução para esta situação. Dessa forma, sugerimos à equipe da Secretaria, a nomeação de um membro da diretoria da Adegraf e de um professor da UnB (Desenho Industrial) para compor a Comissão Julgadora do concurso.

A referida equipe acredita que isso seja possível. Porém, como estamos na véspera do feriado de Carnaval, uma nova reunião foi marcada para depois desse período para definir os procedimentos para que, pelo menos, um designer faça parte da Comissão Julgadora do concurso. É muito provável termos um ou dois designers (profissional e/ou professor) na composição da Comissão Julgadora do concurso.

Agradecemos a todas contribuições que recebemos. Em breve divulgaremos mais informações sobre a continuidade desse processo.

Por enquanto, desejamos que todos vocês tenham boas idéias e criações para a marca dos 50 anos de Brasília. Participem!!!

Estamos torcendo para que um dos associados da Adegraf seja o felizardo vencedor deste concurso.

Atenciosamente,
Adegraf