Pular para o conteúdo principal

Ações da Adegraf sobre o Concurso 'logomarca' 50 anos de Brasília

Caros associados,

a diretoria da Adegraf esteve em contato com a Secretaria de Cultura do GDF para avaliar os questionamentos que surgiram com a divulgação do Edital do concurso para criação da 'logomarca' comemorativa dos 50 anos de Brasília. Nesse primeiro momento, as questões tratadas abarcaram a composição da Comissão Julgadora e suas competências.

Apresentamos a associação, a formação acadêmica em desenho industrial, a profissão do designer gráfico e suas qualificações profissionais. A equipe da Secretaria considerou que existe um planejamento de ações previstas em função dos 50 anos de Brasília - inclusive, foi criada uma área nova no governo apenas para coordenar essas ações.

Entre essas ações, está o concurso para a criação da "logomarca". Mas, como o concurso é parte de um planejamento mais amplo, a equipe - que elaborou o edital - considerou apenas profissionais da área de comunicação (jornalismo e publicidade) para a formação da comissão julgadora, por serem as áreas mais próximas à realidade atual no governo. O profissional de design não foi considerado nessa estrutura por que não houve uma indicação naquele momento da formação da comissão.

A equipe da Secretaria se colocou à disposição para intermediar junto ao governo - isso por que não é uma competência exclusiva da Secretaria -, uma solução para esta situação. Dessa forma, sugerimos à equipe da Secretaria, a nomeação de um membro da diretoria da Adegraf e de um professor da UnB (Desenho Industrial) para compor a Comissão Julgadora do concurso.

A referida equipe acredita que isso seja possível. Porém, como estamos na véspera do feriado de Carnaval, uma nova reunião foi marcada para depois desse período para definir os procedimentos para que, pelo menos, um designer faça parte da Comissão Julgadora do concurso. É muito provável termos um ou dois designers (profissional e/ou professor) na composição da Comissão Julgadora do concurso.

Agradecemos a todas contribuições que recebemos. Em breve divulgaremos mais informações sobre a continuidade desse processo.

Por enquanto, desejamos que todos vocês tenham boas idéias e criações para a marca dos 50 anos de Brasília. Participem!!!

Estamos torcendo para que um dos associados da Adegraf seja o felizardo vencedor deste concurso.

Atenciosamente,
Adegraf

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode