Pular para o conteúdo principal

Grupos de Ação - PARTICIPE

Brasília, 12/08/08.
Grupos de Ação - Diretoria 2008/2010

Regulamentação
Divulgar informações sobre a regulamentação e sobre o projeto de lei, abrir discussão para definição de cargos e atribuições. Atualmente existe um comitê formado por várias associações e universidades que se encontram a cada 3 meses para discutir sobre o assunto. Paralelamente, há um projeto de unificação das associações visando o fortalecimento da classe.
Situação: Está em processo de definição do deputado que irá apoiar o projeto de lei.
Integrantes: Wagner Alves (Coordenador)

Palestras
Promover palestras e mesas redondas de debates para as associações de classe, com formato menor/compacto, para discutir assuntos afins ao design. Atualmente não existe um responsável pelas palestras específicas para alunos de 2º grau.
Situação: O grupo necessita de voluntários para ajudar no planejamento, no contato e na formulação das palestras e mesas redondas.
Integrantes: Daniel Perfeito e Wagner Alves

CEAIDS
Criação de peças de divulgação para as campanhas do Conselho de Empresas na Luta contra a Aids – CEAIDS, que tem como coordenação o Laboratório Sabin.
Situação: Houve uma reunião no dia 22/07/08 para apresentação dos próximos projeto. O grupo está aguardando o próximo contato a respeito deste trabalho.
Integrantes: Eneida Guimarães e Fátima Leão

Site Adegraf
Finalizar o desenvolvimento do site da associação.
Situação: Definição do conteúdo pela diretoria
Integrantes: Paula Scherre (Coordenadora), Renan Castro, Cíntia Coelho, Luana Wernik e Diana Wilbert.

Relações Institucionais
Promover as relações da Adegraf com outras instituições (APL/SEBRAE; Jorge Salim; Novos escritores).
Situação: A associação está buscando uma parceria com o Sebrae para distribuição da Cartilha Reflita, principalmente em eventos onde essa instituição atua. Também está previsto a busca por novas parcerias e a revisão das existentes, principalmente após a implementação do Regimento Interno.
Integrantes: Daniel Perfeito(coordenador); Wagner Alves e Aline Pereira.

Comunicação
Planejar e discutir a comunicação interna e externa da Adegraf. Coordenar o Grupo Editorial da Revista de Design e outros concursos, como o de cartazes. Planejar e definir a distribuição dos materiais impressos da Associação
Situação: Busca por parcerias com jornalistas, gráficas e associados para a viabilização da revista.
Integrantes: Wagner Alves(coordenador), Aline Pereira, David Borges, Carlos Néri, João Del Negro, Luciana Lobato, Francisco Oliveira.

EPD 2008
Estruturar o EPD em Brasília, previsto para acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro de 2008.
Situação: Buscando apoios institucionais para a realização do evento. (FacBrasília, UnB, etc). A Adegraf será a instituição realizadora deste evento.
Integrantes: Aline Pereira (Coordenadora), Suzana Curi e Dani Garrossini

Tabela referencial de valores
Atualização dos valores da tabela para impressão de nova tiragem.
Situação: Ainda sem integrantes, o grupo deverá ser criado a partir de outubro/08.

Catálogo Adegraf 2009
Coordenar a criação, editoração e impressão do catálogo da Adegraf com o portifólio dos profissionais associados.
Situação: Ainda sem integrantes.

Os Grupos de Ação não estão fechados e todos os associados podem colaborar, inclusive em mais de um deles. Basta entrar em contato através do e-mail geral da Adegraf – contato@adegraf.org.br – para que a secretaria encaminhe o seu interesse aos demais integrantes do grupo.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado.
Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf

Diretoria Adegraf


A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar.
Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer. 

Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”.
Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si. 


"O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela representa, e não o contrário.&qu…

O DESIGN E A CIDADE

Nesse meu percurso escrevendo sobre Brasília Cidade Criativa do Design, percebo ainda mais o quanto os acontecimentos são sazonais. São momentos de muitos eventos, e outros de pouca exposição. Dessa vez, temos muita promessa para o futuro, enquanto o aqui agora está por acontecer!
Semana passada houve importante encontro com a Adegraf e IESB, assim continuando a parceria estabelecida anteriormente com o convênio de desconto para associados Adegraf. 
Em 2019 está previsto em Brasília o "X Encontro Internacional de Políticas Públicas e Design", de 11 a 13 de setembro no Centro Universitário IESB; o último evento aconteceu em novembro de 2018 no Uruguay, organizado pela Red Latinoamericana de Políticas Públicas y Diseño, como momento de reflexão, colaboração, aprendizado, troca de experiências e impulsionamento de Políticas Públicas para o Design.
Políticas públicas de Design são importantíssimas e geram impacto positivo para o desenvolvimento econômico e social. 
Segundo Gabri…