Pular para o conteúdo principal

Grupos de Ação - PARTICIPE

Brasília, 12/08/08.
Grupos de Ação - Diretoria 2008/2010

Regulamentação
Divulgar informações sobre a regulamentação e sobre o projeto de lei, abrir discussão para definição de cargos e atribuições. Atualmente existe um comitê formado por várias associações e universidades que se encontram a cada 3 meses para discutir sobre o assunto. Paralelamente, há um projeto de unificação das associações visando o fortalecimento da classe.
Situação: Está em processo de definição do deputado que irá apoiar o projeto de lei.
Integrantes: Wagner Alves (Coordenador)

Palestras
Promover palestras e mesas redondas de debates para as associações de classe, com formato menor/compacto, para discutir assuntos afins ao design. Atualmente não existe um responsável pelas palestras específicas para alunos de 2º grau.
Situação: O grupo necessita de voluntários para ajudar no planejamento, no contato e na formulação das palestras e mesas redondas.
Integrantes: Daniel Perfeito e Wagner Alves

CEAIDS
Criação de peças de divulgação para as campanhas do Conselho de Empresas na Luta contra a Aids – CEAIDS, que tem como coordenação o Laboratório Sabin.
Situação: Houve uma reunião no dia 22/07/08 para apresentação dos próximos projeto. O grupo está aguardando o próximo contato a respeito deste trabalho.
Integrantes: Eneida Guimarães e Fátima Leão

Site Adegraf
Finalizar o desenvolvimento do site da associação.
Situação: Definição do conteúdo pela diretoria
Integrantes: Paula Scherre (Coordenadora), Renan Castro, Cíntia Coelho, Luana Wernik e Diana Wilbert.

Relações Institucionais
Promover as relações da Adegraf com outras instituições (APL/SEBRAE; Jorge Salim; Novos escritores).
Situação: A associação está buscando uma parceria com o Sebrae para distribuição da Cartilha Reflita, principalmente em eventos onde essa instituição atua. Também está previsto a busca por novas parcerias e a revisão das existentes, principalmente após a implementação do Regimento Interno.
Integrantes: Daniel Perfeito(coordenador); Wagner Alves e Aline Pereira.

Comunicação
Planejar e discutir a comunicação interna e externa da Adegraf. Coordenar o Grupo Editorial da Revista de Design e outros concursos, como o de cartazes. Planejar e definir a distribuição dos materiais impressos da Associação
Situação: Busca por parcerias com jornalistas, gráficas e associados para a viabilização da revista.
Integrantes: Wagner Alves(coordenador), Aline Pereira, David Borges, Carlos Néri, João Del Negro, Luciana Lobato, Francisco Oliveira.

EPD 2008
Estruturar o EPD em Brasília, previsto para acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro de 2008.
Situação: Buscando apoios institucionais para a realização do evento. (FacBrasília, UnB, etc). A Adegraf será a instituição realizadora deste evento.
Integrantes: Aline Pereira (Coordenadora), Suzana Curi e Dani Garrossini

Tabela referencial de valores
Atualização dos valores da tabela para impressão de nova tiragem.
Situação: Ainda sem integrantes, o grupo deverá ser criado a partir de outubro/08.

Catálogo Adegraf 2009
Coordenar a criação, editoração e impressão do catálogo da Adegraf com o portifólio dos profissionais associados.
Situação: Ainda sem integrantes.

Os Grupos de Ação não estão fechados e todos os associados podem colaborar, inclusive em mais de um deles. Basta entrar em contato através do e-mail geral da Adegraf – contato@adegraf.org.br – para que a secretaria encaminhe o seu interesse aos demais integrantes do grupo.

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI