Pular para o conteúdo principal

ADEGRAF PARTICIPA DE ENCONTRO DE DESIGNERS EM BUSCA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

Nos dias 18 e 19 de maio, Claudia El-moor e Felipe Lopes estiveram presentes em encontro organizado pelo professor Freddy Van Camp (ESDI/UERJ) na Panamericana Escola de Artes e Design em São Paulo para discutir a questão da regulamentação da profissão de Designer. O grupo contou com profissionais, professores, esquisadores e presidentes de associações.

Baseados na análise dos Projetos de Lei, já apresentados, e assessorados por um advogado especialista, os participantes puderam, após amplo debate, apresentar idéias e propor alterações ao texto do projeto que regulamenta o exercício da profissão do Designer no Brasil.

O debate teve como insumos a apresentação do histórico do processo de regulamentação e a análise criteriosa de Projetos de Lei anteriores (design, arquitetura, design de interiores etc). Tais ações subsidiaram considerações sobre as propostas já existentes e a inclusão de novas abordagens e estratégias para a solidificação da Regulamentação do exercício da profissão no curto prazo.

Ao final, as contribuições foram consolidadas e registradas em documento que será divulgado para as associações. Seu intuito é obter novas contribuições que serão tratadas em uma próxima reunião, com o mesmo grupo, já agendada para os dias 15 e 16 de junho em São Paulo.

Estavam presentes:
Amilton Arruda (Istituto Europeo di Design SP), Ari Rocha (pioneiro do design automobilístico no Brasil), Claudia El-moor (Presidente da ADEGRAF DF), Carlos Eduardo Scheliga (Conselheiro ADP), Ernesto Harsi (Presidente da ADP), Felipe Lopes da Cruz (ADEGRAF DF,UniBrasília), Freddy Van Camp (ESDI/UERJ), Henrique Nardi (Tupigrafia), Ivens Fontoura (PUC PR), Julio Caetano (AEND Brasil), Leocádio Neto (APD PE), Luiz Werlang (APDesign RS, Feevale), Luiz Alves (Conselheiro ADP), Marina Chaccur (ADG Brasil), Rodrigo Eterovic (Bortoletto e Vicente Advogados) e Sônia Carvalho (Diretora da ADG Brasil).

Postagens mais visitadas deste blog

Type Design Brasileiro na Bélgica: país bate seu recorde de participantes na conferência da ATypI

Presença da “delegação brasileira” confirma o crescente interesse pelo mercado, ensino e pesquisa em Tipografia no país. O mais importante evento do segmento contou com palestra do tipógrafo brasiliense Rafael Dietzsch.














A 62ª conferência anual da Association Typographique Internationale - ATypI aconteceu entre 11 e 15 de setembro na Antuérpia, cidade belga famosa pela sua tradição tipográfica, em especial pelo Museu Plantin-Moretus. O museu está localizado no prédio da gráfica Plantin Press, fundada no século XVI por Christoffel Plantijn e passada ao genro Jan Moretus após sua morte. Em excelente estado de conservação e uso, é considerado desde 2005 Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância educacional, científica e cultural.

Com o tema Legacies (Legados), a ATypI 2018 teve em sua programação um dia de workshops (terça 11) por toda a cidade; um dia com duas sessões simultâneas de palestras com temáticas técnicas / de mercado e acadêmicas / experimentais (quarta 12); e três dia…

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE

Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!
Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado!

Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo!
Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil.
Há cada 4 anos a Unesco avalia e a…

The Beatles, a marca

Já conhece a história do logo “The Beatles”? Neste video sensacional, o Vinyl Geek apresenta um dos mais icônicos logotipos de banda de todos os tempos – mesmo que nunca tenha aparecido em seus LPs originais!
Clique para assistir
No video, ele mostra que uma versão anterior foi usada por cerca de 4 meses apenas. Foi desenhada por Terry Tex O’hara, com base num esboço de Paul McCartney e trazia a inicial B com antenas – como um besouro (beetle, em inglês) 😯 Para a nova bateria de Ringo Starr, a loja Drum City, revendedora Ludwig, fez um acordo para manter sua marca no bumbo e desenhar um novo logo para a banda. Foi pedido que se enfatizasse BEAT (batida, em português) no nome The Beatles. E assim foi feito. Por 5 dólares! Porém, mais do que um logotipo, The Beatles é “provavelmente a marca musical mais forte que já houve, mas a capacidade de renovar seu apelo comercial sempre surpreende”, disse Luiz Garcia, executivo da EMI. Além da indiscutível qualidade musical, o planejamento e os cuida…