Pular para o conteúdo principal

ADEGRAF PARTICIPA DE ENCONTRO DE DESIGNERS EM BUSCA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

Nos dias 18 e 19 de maio, Claudia El-moor e Felipe Lopes estiveram presentes em encontro organizado pelo professor Freddy Van Camp (ESDI/UERJ) na Panamericana Escola de Artes e Design em São Paulo para discutir a questão da regulamentação da profissão de Designer. O grupo contou com profissionais, professores, esquisadores e presidentes de associações.

Baseados na análise dos Projetos de Lei, já apresentados, e assessorados por um advogado especialista, os participantes puderam, após amplo debate, apresentar idéias e propor alterações ao texto do projeto que regulamenta o exercício da profissão do Designer no Brasil.

O debate teve como insumos a apresentação do histórico do processo de regulamentação e a análise criteriosa de Projetos de Lei anteriores (design, arquitetura, design de interiores etc). Tais ações subsidiaram considerações sobre as propostas já existentes e a inclusão de novas abordagens e estratégias para a solidificação da Regulamentação do exercício da profissão no curto prazo.

Ao final, as contribuições foram consolidadas e registradas em documento que será divulgado para as associações. Seu intuito é obter novas contribuições que serão tratadas em uma próxima reunião, com o mesmo grupo, já agendada para os dias 15 e 16 de junho em São Paulo.

Estavam presentes:
Amilton Arruda (Istituto Europeo di Design SP), Ari Rocha (pioneiro do design automobilístico no Brasil), Claudia El-moor (Presidente da ADEGRAF DF), Carlos Eduardo Scheliga (Conselheiro ADP), Ernesto Harsi (Presidente da ADP), Felipe Lopes da Cruz (ADEGRAF DF,UniBrasília), Freddy Van Camp (ESDI/UERJ), Henrique Nardi (Tupigrafia), Ivens Fontoura (PUC PR), Julio Caetano (AEND Brasil), Leocádio Neto (APD PE), Luiz Werlang (APDesign RS, Feevale), Luiz Alves (Conselheiro ADP), Marina Chaccur (ADG Brasil), Rodrigo Eterovic (Bortoletto e Vicente Advogados) e Sônia Carvalho (Diretora da ADG Brasil).

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.