Pular para o conteúdo principal

ADEGRAF PARTICIPA DE ENCONTRO DE DESIGNERS EM BUSCA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

Nos dias 18 e 19 de maio, Claudia El-moor e Felipe Lopes estiveram presentes em encontro organizado pelo professor Freddy Van Camp (ESDI/UERJ) na Panamericana Escola de Artes e Design em São Paulo para discutir a questão da regulamentação da profissão de Designer. O grupo contou com profissionais, professores, esquisadores e presidentes de associações.

Baseados na análise dos Projetos de Lei, já apresentados, e assessorados por um advogado especialista, os participantes puderam, após amplo debate, apresentar idéias e propor alterações ao texto do projeto que regulamenta o exercício da profissão do Designer no Brasil.

O debate teve como insumos a apresentação do histórico do processo de regulamentação e a análise criteriosa de Projetos de Lei anteriores (design, arquitetura, design de interiores etc). Tais ações subsidiaram considerações sobre as propostas já existentes e a inclusão de novas abordagens e estratégias para a solidificação da Regulamentação do exercício da profissão no curto prazo.

Ao final, as contribuições foram consolidadas e registradas em documento que será divulgado para as associações. Seu intuito é obter novas contribuições que serão tratadas em uma próxima reunião, com o mesmo grupo, já agendada para os dias 15 e 16 de junho em São Paulo.

Estavam presentes:
Amilton Arruda (Istituto Europeo di Design SP), Ari Rocha (pioneiro do design automobilístico no Brasil), Claudia El-moor (Presidente da ADEGRAF DF), Carlos Eduardo Scheliga (Conselheiro ADP), Ernesto Harsi (Presidente da ADP), Felipe Lopes da Cruz (ADEGRAF DF,UniBrasília), Freddy Van Camp (ESDI/UERJ), Henrique Nardi (Tupigrafia), Ivens Fontoura (PUC PR), Julio Caetano (AEND Brasil), Leocádio Neto (APD PE), Luiz Werlang (APDesign RS, Feevale), Luiz Alves (Conselheiro ADP), Marina Chaccur (ADG Brasil), Rodrigo Eterovic (Bortoletto e Vicente Advogados) e Sônia Carvalho (Diretora da ADG Brasil).

Postagens mais visitadas deste blog

Criação do Fórum Brasileiro de Design

Atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode

BRASÍLIA CAPITAL DESIGN

O DESIGN E A CIDADE Nossa Brasília nasceu de um projeto inovador com a promessa de desenvolver o Centro do Brasil. A cidade de todos os brasileiros respira inovação e inspira criatividade!   Cidade Criativa da UNESCO* na área de Design, desde 2017,    este reconhecimento nos trouxe mais comprometimento em contribuir com a economia criativa, os direitos humanos, realizar eventos e exposições, deixando um legado consistente para a formação, inclusão e continuidade do titulo conquistado! Muita coisa boa já estava acontecendo nos últimos 5 anos, fizemos jus ao titulo! Há um ano tivemos aqui a 12ª Bienal de Design Gráfico, inédita em nossa cidade e ponto de partida para tantos excelentes eventos que acontecem atualmente, tais como, o Seminário Internacional de Economia Criativa (Brasília2060), Brasília Design Forum e o MAPA Design Brasília, bem como a 1ª Mostra Brasília Cidade Design, com diversas obras inspiradas em nossa capital, ícone do modernismo no Brasil. Há cada