Pular para o conteúdo principal

Premiação e exposição dos vencedores do concurso “O Design e a Capital”

“É como se fosse uma borboleta...” – Assim Lucio Costa via a cidade que projetou.

Do papel para realidade, nasceu Brasília – idealizada, projetada, amada. Também dessa forma nascem os trabalhos dos designers – com técnica, criatividade e beleza.

A idéia do concurso “O Design e a Capital” e desta exposição é mostrar a cidade por meio de suas características peculiares, como as linhas que a tornam tão única, as paisagens do cotidiano, a interação do morador com sua cidade, a visão do designer sobre a cidade.

Da mesma forma que o projeto urbanístico de Lúcio Costa nasceu de associações criativas com uma borboleta, a proposta desses postais é demonstrar que o design gráfico, usado como ferramenta de inovação visual e conceitual, pode transformar o cartão-postal da cidade. Em oposição às velhas fotos de paisagens e monumentos, o desafio é tornar a peça gráfica atrativa, comunicativa e original.

O símbolo do evento é uma homenagem a essa transformação do olhar! A mostra também comemora o Dia do Designer – 5 de novembro – e homenageia Aloísio Magalhães, pioneiro do design gráfico no Brasil, nascido nessa data.

A Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal promoveu o concurso de postais e realiza esta exposição, conciliando os objetivos de promover os profissionais e estudantes de design gráfico, divulgar seus trabalhos, difundir a importância da atividade e posicionar-se como referência para o mercado.

Aproveite a exposição! Seja com olhar de designer, olhar de quem sonha, olhar de morador de Brasília, olhar de curioso... olhar transformado!













Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.