Pular para o conteúdo principal

Designers terão audiência pública em Brasília para defender a regulamentação da profissão

Reunião com representantes da Apdesign, Adegraf e ADP deve definir um novo rumo ao Projeto de Lei 2621/2003 

No dia 23 de junho, representantes da Associação dos Profissionais em Design do RS (Apdesign), Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (Adegraf) e da Associação dos Designers de Produto (ADP), estiveram reunidos com o chefe de gabinete da Deputada Iara Bernardi, Marcos Tenório, em Brasília, para reivindicar uma nova apreciação do Projeto de Lei 2621/2003, que regulamenta a profissão de Designer/Desenhista Industrial. No início do mês de junho, o Projeto recebeu parecer favorável à aprovação por parte da Relatora, porém, uma semana depois, ela reformulou seu próprio parecer, não mais o recomendando à aprovação.

Segundo Marcos Tenório, a Deputada Iara Bernardi reverteu seu parecer devido à orientação do Verbete 1 da Súmula de Jurisprudência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), que trata da Regulamentação de Profissões*. Além disso, o chefe de gabinete afirmou que o parecer contrário da Relatora foi técnico e que ela não tinha informações suficientes sobre a atividade desenvolvida pelos Designers/Desenhistas Industriais.

Como resultado da reunião, ficou definido que a Deputada Iara Bernardi solicitará à Comissão de Educação e Cultura (CEC), na próxima quarta-feira (29), uma audiência pública onde a Relatora e a CEC terão oportunidade de ouvir as partes interessadas na aprovação do PL 2621/2003. A audiência deverá acontecer em agosto e será a oportunidade para que a comunidade interessada no desenvolvimento do Design no Brasil argumente a favor da regulamentação. Caso a CEC seja favorável, o PL 2621/2003 ainda deverá passar por duas comissões na Câmara (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e Comissão de Constituição e Justiça) para então chegar ao Senado, que deverá ratificar os pareceres.

O envio maciço de mensagens de e-mail à Deputada Iara Bernardi e aos demais integrantes da Comissão de Educação e Cultura, além da repercussão da coletiva de imprensa promovida pela Associação dos Profissionais em Design do RS, no dia 20 de junho, fizeram com que o gabinete da Deputada recebesse os representantes das entidades de Design na última quinta-feira (23). Na ocasião, também foi entregue um documento com informações sobre o que é Design, além de dados sobre cursos universitários existentes no país, quantidade de vagas, concursos públicos promovidos pelo Governo Federal que exigem o diploma reconhecido pelo MEC, promoção do Design pelo próprio Governo por meio do Programa Brasileiro de Design, estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre Design e cartas enviadas pelas associações representativas da área.


Felipe Lopes (Comissão de Regulamentação Adegraf); Patrícia Weiss (Presidente Adegraf); Marcos Tenório (Chefe de Gabinete da Dep. Iara Bernardi); Gilton Frisina (Diretor Administrativo Apdesign); Eneida Figueiredo (Comissão de Regulamentação Adegraf); Eduardo Castilho (Representante ADP); Wagner Alves (Vice-presidente Adegraf); David Borges (Comissão de Regulamentação Adegraf).

*O Verbete 1 da Súmula de Jurisprudência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público pode ser encontrado no link Regulamentação de Profissões do seguinte endereço: http://www.camara.gov.br/internet/comissao/com_dstaqs_1.asp?ID=2015&Link=/internet/ordemdodia/AgendaCom.asp?Comissao=2015

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.