Pular para o conteúdo principal

Adoção do nome ADEGRAF

ATA DA III Assembléia Geral da Associação dos Designers Gráficos do DF - ADEGRAF

1ª Chamada: 19:30 hs, com 16 presentes
2ª Chamada: 19:45 hs com 20 presentes

A) Explanação sobre o projeto Sebrae/Via Design, a princípio com data para 20/04/2002, e que após a feira de Milão, ficou inviável. O Sebrae propôs estão que até o dia 20/05/2002, a Associação desse uma consultoria de Imagem (identidade visual) a 40 empresas entre elas, 30 empresas de artesanato e 10 de mobiliário, a fim de desenvolver um trabalho de programação visual, cujo resultado será exposto em vários Shoppings da cidade, acontecendo primeiramente no Taguatinga Shopping. Foram propostas várias idéias sobre a seleção de profissionais interessados em prestar consultoria ao Sebrae, votação à respeito do critério de seleção, da complexidade do trabalho e valores propostos. Houve aprovação de percentual de valores para o projeto Sebrae/ Via Design, ficando 60% do valor pagos ao designer e 40% deste valor doados a Associação, como forma de viabilizar a implantação da sede e demais planos de ação. As inscrições dos interessados no projeto que deverão estar com sua contribuição junto à associação em dia, deverá ser feita mediante ficha de inscrição já desenvolvida pela associação. Sugestão de cumprir o prazo do Sebrae e conseguir entregar o PIV das 40 empresas e não só das 15 empresas negociadas. Propostas de criação de núcleo de voluntários para o desenvolvimento de peças da Associação, tais como: Formato da exposição, impressos e outros necessários a uma apresentação da Associação ao Público.

B) Discussão sobre a alteração ou manutenção do nome ADGDF: Exposição sobre os motivos para a escolha do nome ADGDF por achá-lo o mais representativo. Relato sobre a notificação da ADGSP sobre o uso do nome e posicionamento da diretoria a respeito da denominação e da designação. O posicionamento da diretoria a respeito da denominação e da designação. O posicionamento da diretoria é o de modificar a denominação (sigla) e continuar com a designação por motivos políticos, e a fim de objetivar os resultados práticos, pois uma disputa judicial acarretaria perdas demasiadas de tempo e dinheiro, assim como os relacionamentos futuros com a ADGSP.

B1- Votação: Entre os 22 presentes, 21 pessoas concordaram com a mudança e houve 01 abstenção. Nomes propostos: Designar, DGA, Nação Design, Adegraf, Prodg, Design Capital, Prodesign, DGDF, DGA-DF, DGB. O Resultado da votação ficou assim estabelecido.

Adegraf: 14 votos
DGA: 9 votos
Pró DG/Design Capital/ Pró Design: 5 votos
Designar: 4 votos
Nação Design/DGB: 2 votos
DGDF/DGADF: 1 voto

Portanto a decisão votada em assembléia é a de utilizar a denominação ADEGRAF Associação dos designers Gráficos do DF. Na impossibilidade quanto ao uso do nome escolhido, passa-se a cogitar o uso do 2º Nome mais votado e assim por diante.

C) Participação da mudança ocorrida na tesouraria com a aprovação da nova tesoureira a associada Maria de Fátima Neiva Monteiro Leão.

D) Retificação do endereço da ADEGRAF constante nos documentos da Associação que passa a ser: SHCG/Norte/CR 716 Bloco F, Entrada 34, sala 302, Cep 70 770-600.

Fernando Rabello Costa
Presidente

Eneida Maria Santana de Figueiredo
1ª Secretária

Postagens mais visitadas deste blog

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr