Pular para o conteúdo principal

Palestra de Gustavo Greco em Brasília

Brasília recebe novamente um dos designers gráficos brasileiros mais premiados internacionalmente, para uma palestra nesta quinta-feira 4 de outubro às 19h.

À frente da agência Greco Design (MG), seu sócio e diretor de criação Gustavo Greco recebeu importantes reconhecimentos internacionais através de projetos premiados em festivais como iF Communication Award, D&AD, Design Lions no Festival de Cannes, Red Dot Design Award, El Ojo de Iberoamérica, London International Awards e a Bienal Iberoamericana de Diseño, entre outros. A Greco recebeu neste ano, do alemão iF Design Award, o selo que a destaca como uma das três mais premiadas da América do Sul. Esta será a terceira vez que o designer apresenta uma palestra na cidade. Em 2014 ele rodou o país divulgando o Prêmio Sebrae Minas Design falando justamente da importância de premiações na carreira dos profissionais de design, e em 2016 apresentou uma seleção de seus projetos premiados. Desta vez, Gustavo promete ainda mais novidades.
Vice-presidente da Abedesign - Associação Brasileira de Empresas de Design, este ano Gustavo também veste o chapéu de presidente do júri do Brasil Design Award, premiação anual instituída pela entidade, que pela primeira vez está aberta a não-associados. Greco atuou como curador das edições de 2017 e 2016 do BDA, quando pela primeira vez uma instituição de ensino da região Centro-Oeste - o Centro Universitário IESB - recebeu o prêmio de Instituição de Ensino de Design do Ano. O júri do BDA 2018 é composto por mais de cem renomados profissionais dos diversos segmentos do design que analisam os projetos online, de maneira semelhante à Bienal Brasileira de Design Gráfico. Greco explica que neste novo formato aberto a profissionais de todo o país, o BDA se diferencia da Bienal por ser uma premiação anual, enquanto a Bienal realiza a cada dois anos um amplo recorte da produção brasileira, destacando em exposição os 50 projetos que mais impressionaram os jurados. A mais recente edição da Bienal foi corealizada pela ADG Brasil e Adegraf na CAIXA Cultural Brasília, entre agosto e setembro de 2017, tendo oito projetos da Greco Design em sua seleção, com destaque para a sinalização do centro de distribuição da rede de drogarias Araújo (imagem abaixo), desenvolvido como um sistema modular feito de papelão reutilizado com suportes metálicos e impressão em vinil adesivo.
A palestra, aberta e gratuita, acontece no Auditório D do Campus Sul do Centro Universitário IESB (Quadras 613/614 pela L2), das 19h00 às 20h30.

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela