Pular para o conteúdo principal

Reunião sobre Regulamentação da Profissão (Participação ADEGRAF // ADG // SIB)

Em 14 de março, um comitê de designers reuniu-se na Câmara dos Deputados para tratar do projeto de lei sobre a regulamentação da profissão (PL 1391/2011) que tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP.

O comitê – formado por Eduardo Meneses, presidente da Adegraf; Cláudia El-moor, diretora da ADG; Bruno Porto, membro do conselho da Sociedade dos Ilustradores do Brasil; Patrícia Weiss, membro da comissão de regulamentação da Adegraf – solicitou apoio ao deputado Efraim Filho, do DEM/PB, no andamento do PL, uma vez que, como relator da referida comissão, já emitiu seu parecer favorável pela aprovação, por acreditar ser importante e necessária a regulamentação dos designers no Brasil. Em outro momento, o comitê reuniu-se com o presidente da CTASP, o deputado Sebastião Bala Rocha, do PDT/AP, para solicitar a votação do PL na comissão. O comitê foi muito bem recebido pelos dois deputados, com boas perspectivas para o andamento do PL.

Depois de aprovado pela CTASP, o PL passa para a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ com tramitação igual. Sendo aprovado nessa segunda comissão, a regulamentação já se tornará lei, sem necessidade de aprovação no plenário da Câmara.

Essa é a chance mais real de concretização da tão sonhada regulamentação na história do Design Gráfico do Brasil. A tramitação está simplificada, os deputados estão sendo receptivos, há um comitê representativo e mobilizado à frente do interesse da classe junto ao Congresso. 

Nesse momento, é muito importante que todos os designers se unam mais uma vez em favor do futuro da profissão. Se você ainda não faz parte de uma associação, procure a entidade representativa no seu estado. O fortalecimento dos grupos organizados permitirá maior pressão junto àqueles que estão decidindo o futuro dos designers. 

Não fique de fora. Faça parte da história do Design!



Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode