Pular para o conteúdo principal

12º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica / 1º Troféu Jorge Salim de Design Gráfico


Ocorreu em 14 de abril de 2011 a 12ª Edição do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim.
Participaram do evento grande parte das gráficas do Distrito Federal, profissionais de criação, autoridades, empresários, clientes e fornecedores. 
Percebeu-se que a qualidade dos trabalhos apresentados têm aumentado a cada ano, demonstrando que o parque gráfico do DF não perde para nenhum outro do País.
Este já é um dos maiores eventos gráficos do Brasil, e a tendência é crescer cada vez mais.

Este ano, uma das novidades foi a criação do Troféu Jorge Salim de Design Gráfico.
Uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (SINDIGRAF-DF) e da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF).
Esta premiação visa reconhecer e valorizar a força criativa dos designers do DF. Além de fortalecer o vínculo entre os criadores (designers e diretores de arte) e as gráficas, que produzem as peças.
Foram cinco troféus, divididos nas modalidades editorial e promocional. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão especialista na área, representando o segmento gráfico (indústria gráfica), o meio acadêmico e os clientes. A qualidade criativa dos trabalhos também surpreendeu, tornando difícil a escolha do melhor trabalho em cada categoria.

Este trabalho é o início da realização de um sonho, que é a criação de um prêmio de Design Gráfico no Distrito Federal, organizado pela ADEGRAF.
Sua realização foi de grande importância, já que estimulará a maior participação de designers e agências nas próximas edições.
A tendência é de criar novas categorias, estimular o poder criativo, reforçar a parceria com as gráficas do DF e mostrar que podemos produzir um design inovador.
Estaremos buscando parceiros que têm esta mesma visão para consolidar o prêmio e realizar novas edições.

Parabenizamos os finalistas, principalmente os vencedores, que puderam mostrar um pouco do que o mercado do design gráfico pode oferecer aos seus clientes.
Sem esquecer das grandes parceiras, as gráficas, que têm investido na qualificação técnica de pessoal, na estrutura física e de equipamentos, que aumentam as possibilidades na produção das peças gráficas.
Também não podemos deixar de citar os fornecedores que desenvolvem, representam ou distribuem  substratos, suportes, equipamentos, tintas, papéis e demais produtos gráficos.
Percebemos grande preocupação no aumento de tecnologia, nas possibilidades técnicas e no respeito ao meio ambiente na produção desses materiais.

Segue abaixo os vencedores:

1º TROFÉU JORGE SALIM DE DESIGN GRÁFICO
Categoria 1 – Editorial (Livros e Revistas)
Produto: Inferno Estético – Maciej Babinski 
Criação: David Borges
Gráfica: Cidade Gráfica e Editora
Categoria 2 – Editorial (Catálogos e Relatórios)
Produto: Portfólio Arquitectar
Criação: Carolina Zannon – Ilha Design Gráfico
Gráfica: GH Comunicação Gráfica
Categoria 3 – Promocional (Folder/Convite/Folheto)
Produto: Viverde Residências do Noroeste
Criação: Atual Propaganda
Gráfica: Coronário Editora Gráfica
Categoria 4 – Promocional (Calendários e Embalagens)
Produto: Brasília 50 Anos/Homenagem a Lúcio Costa
Criação:: Camilo Righini - Boi Bumbá Design
Gráfica: Charbel Gráfica e Editora
Categoria 5 – Promocional (Papelaria)
Produto: Fields Comunicação
Criação: Fields Comunicação
Gráfica: Coronário Editora Gráfica 

Agradecemos ao presidente do SINDIGRAF-DF, Sr. João Ferreira dos Santos e ao vice-presidente para Comunicação e Marketing, Sr. Ubirajara Alves Costa, por acreditarem e apoiarem este projeto.

Eduardo Meneses
Presidente da ADEGRAF

Postagens mais visitadas deste blog

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.