Pular para o conteúdo principal

12º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica

Organizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), o Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim chega em sua décima-segunda edição, sendo considerado o mais importante evento gráfico da região Centro-Oeste.
Participam, os trabalhos gráficos produzidos, no período de 01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010, por empresas do DF e do Entorno.
A edição deste ano abriu a possibilidade para empresas não associadas ao Sindigraf-DF participarem da disputa. Para João Ferreira dos Santos, presidente do Sindigraf-DF, a medida vem ao encontro da sua proposta de fortalecer a entidade: “Queremos imprimir uma nova identidade ao Sindicato. Para isso, precisamos da participação de todos. E esse é o primeiro passo desta nossa nova jornada”.
Na avaliação de Ubirajara Alves Costa, responsável pelo evento, o Prêmio cumpre seu propósito, que é estimular as empresas do DF a produzirem com mais qualidade técnica, o que consequentemente aumenta a visibilidade da Indústria Gráfica do DF. “A idéia do Prêmio é mostrar aos convidados todo o potencial do nosso Parque Gráfico.”
Uma das novidades deste ano será a entrega do Troféu Jorge Salim de Design Gráfico, uma iniciativa do Sindigraf-DF para reconhecer e valorizar a força criativa dos designers e diretores de artes do Distrito Federal e fortalecer a parceria entre criador e gráfica. 
Serão cinco troféus, distribuídos nas modalidades editorial e promocional. Os vencedores foram escolhidos a partir dos trabalhos inscritos no 12º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim.
De acordo com o presidente da Associação dos Designers do Distrito Federal (Adegraf), Eduardo Meneses, a criação de um prêmio específico para os profissionais de design gráfico brasilienses certamente estimulará o vínculo com as gráficas da cidade. “Essa é uma ação inovadora importante para os dois lados: para o profissional de design que aumenta a abrangência de seu campo de ação e de fornecedores, e para as gráficas, que ganham mais captadores. Afinal, os designers são os responsáveis pela produção dos trabalhos (peças) e muitas vezes por determinar onde eles serão impressos”, explica.

Postagens mais visitadas deste blog

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf

Lançamento da Tabela Referencial de Valores da Adegraf

A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico da região a formularem seus orçamentos de serviços. Procurou-se, dentro da realidade do mercado do Distrito Federal, discriminar os trabalhos mais comumentes realizados e algumas de suas características básicas. os valores desta tabela são referências, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peça. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em cotna seus custos fixos, sua experiência e outros fatores que interfiram na formulação de seu orçamento final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos em cima dos valores da tabela, visto que normalmente pussem experiência limitada. A Adegraf propõe-se a fazer revisão da tabela anualmente.