Pular para o conteúdo principal

Relatório da Reunião Aberta de 12/05/2010

Caros Associados,

Às dezenove horas e trinta minutos do dia doze do mês de maio do ano de dois mil e dez, em segunda chamada (a primeira ocorreu às dezenove horas), reuniram-se no Greens, na Comercial 202 Sul, os associados: Aline Pereira, David Borges, Patricia Weiss, Wagner Alves, Fátima Leão, Teresa Pires, Christian de Souza, Eduardo Menezes, Thiago Martins, Eneida Figueiredo para a Reunião Aberta cuja pauta tratava sobre distribuição de carteirinhas 2010, anuidades e atualizações cadastrais no blog, catálogo e Eleições 2010.

Na reunião, foram abordados os seguintes assuntos:
Catálogo 2010: provavelmente será entregue para os associados durante as eleições da Adegraf, marcadas para o dia 21/06/10, ocasião em que também homenagearemos os associados beneméritos. Entretanto, estamos buscando ainda a possibilidade de lançá-lo oficialmente em uma grande livraria de Brasília ou na Feira do Empreendedor, que acontecerá em julho no Centro de Convenções.
Os prazos de recebimentos dos arquivos foram prorrogados até dia 18/05/2010, impreterivelmente, pelo e-mail catalogo2010@adegraf.org.br, mesmo para os associados que ainda não acertaram as suas anuidades.

Cadastro de associados no Site: o cadastro no Blog Adegraf será atualizado a partir do dia 31/05/2010, prazo máximo de acerto das anuidades para aqueles que desejam participar do catálogo. Após essa data, constarão do mesmo apenas os associados com a anuidade 2010 quitada.

Eleição 2010: marcada para acontecer dia 21/06/2010, a abertura das inscrições formais de chapas para a nova diretoria vão do dia 21/05/2010 ao dia 06/06/2010. Os Associados interessados em dar continuidade deverão increver as chapas enviando um e-mail para eleicao2010@adegraf.org.br . Lembrando que só poderão concorrer ou votar os associados profissionais em dia com a associação e com mais de 3 meses de participação.

A reunião foi encerrada as vinte e uma horas e quarenta minutos.

Brasília, 12 de maio de 2010.

Att.
Aline Pereira | Presidente da ADEGRAF
Eneida Figueiredo | 2ª Secretária da ADEGRAF

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI