Pular para o conteúdo principal

FORUM BRASIL DESIGN

Reunião 06/05/2010
Local: São Paulo

PAUTA
Foram revisadas as diretrizes definidas na reunião realizada no Brazil Design Week 2009 e definidos os compromissos das associações na realização de tais diretrizes:

01. Apoio ao PBD
PBD representa importante figura política no cenário do design brasileiro, apesar de sua ineficácia. Foi dito que o PBD costuma demandar projetos, mas que não cumpre o compromisso de levantar recursos para a execução dos projetos. Foi questionada a competência da atual direção e decidiu-se que seria interessante consequir uma reunião com o ministro do MDIC, porém, para isso é importante que tenhamos dados para argumentar a importância do investimento público em design.
Devemos apoiar o PBD, assim, poderá crescer e desempenhar papel político ainda mais forte.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

02. Rede Design Brasil
Assumir a RDB como principal plataforma de informação sobre design no Brasil. Entidades devem constantemente informar a equipe da RDB sobre suas novidades. Futuramente, há intenção de compartilhar os emailing lists das entidades com o RDB, de maneira que o RDB ganhe maior penetração e represente as informações das entidades do Fórum.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

03. Cartão BNDES liberado para serviços de design
Como prometido, o cartão BNDES pode agora ser usado para comprar serviços de inovação em design. No entanto, os requisitos para que empresas de design se cadastrem para poderem receber via cartão BNDES não são adequadas. Atualmente, somente empresas de design de produtos podem se cadastrar, há poucas informaçãos sobre como se cadastrar e pouca divulgação sobre a novidade.
Entidades devem divulgar o cartão BNDES e estimular os tomadores de serviço a buscarem o cartão. Isto criará uma demanda para que empresas de design se cadastrem para atenderem seus clientes.
Há a possibilidade de parcerias com outras organizações, como Sebrae e BNDES, para desenvolver palestras e materiais intrutivos sobre como se cadastrar como prestador de serviço para o cartão BNDES.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

04. Planejamento Estratégico 2010/2020
Recursos prometidos pelo PBD não foram liberados e a pesquisa de mercado não foi concluída. Parte do projeto foi realizado e para que haja continuidade é necessário buscar mais recursos. Freddy Van Camp irá prospectar recursos junto a FINEP, Apex, ABDI.
Há a possibilidade de cobrar uma taxa extra facultativa para os membros das entidades com a finalidade de financiar a pesquisa. Somente os membros que contribuissem teriam acesso aos dados do planejamento, por meio de site com área restrita. Decisão não tomada.
Entidade responsável: ABEDESIGN
Prazo: indeterminado

05. Criação de uma agenda nacional unificada de design
Entidades não enviaram sua programação anual para a Rede Design Brasil e, portanto, não foi divulgada uma programação nacional de design.
Entidades devem programar suas atividades anuais e enviar para a RDB.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

06. Mailing unificado
Entidades devem comunicar a seus associados que seus endereços de email serão compartilhados com a Rede Design Brasil e que, assim, passarão a receber os comunicados da RDB. Caso as associações discordem desta prática, podem sugerir aos seus associados que assinem o mailing da RDB por iniciativa própria com o argumento de que este é o melhor canal nacional de informação na área atualmente.
Entidade responsável: todas
Prazo: indeterminado

Ao final, discutiu-se sobre que entidade deveria gerenciar o funcionamento do Fórum. Houve consenso que a ABEDESIGN deveria continuar coordenando e liderando o Fórum até que aconteça a próxima reunião.

Victor Guerra
Vice-Presidente Gestão 2008-2010

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela