Pular para o conteúdo principal

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL REALIZADA EM 26/5/2009

Auditório do Sindigraf (SIG Sul CL Quadra 3, Loja 87).

A Assembleia Geral da Adegraf teve primeira chamada às 19h30 e foi iniciada, em segunda chamada, às 20h. Contou com a presença de Aline Pereira, Bertoni, Carlos Eduardo Menezes, David Borges, Eneida Figueiredo, Fátima Leão, Fernando Rabello, Márcio Macedo, Paula Scherre, Patrícia Lima, Renan Castro, Wagner Alves, Walner Santos. A pauta prevista para esta assembleia foi: Fórum Brasil Design, Regulamentação da Profissão, Tabela de Valores 2009, Concursos de Cartazes e Convocação de eleição para a nova diretoria da Adegraf.

Sobre o concurso de cartazes
  • O concurso de cartazes não pode ser lançado nesta Assembleia, pois a Presidente da Adegraf, Aline Pereira, está negociando patrocínio para o prêmio do concurso. Pretendemos que este prêmio seja expressivo de forma a chamar a atenção de mais participantes.
  • Foi discutido com os presentes sobre a proposta das inscrições serem gratuitas para os associados e serem pagas para os outros participantes. Essa inscrição paga será menor do que o valor da anuidade. Novas associações serão incentivadas pelo pagamento da diferença entre o valor da inscrição e da anuidade. Mas os mesmos critérios para se associar serão mantidos.
  • O concurso será aberto a todos que queiram participar, associados ou não, mas os critérios mínimos para participação ainda serão definidos e posteriormente divulgados.

Sobre a tabela de valores 2009
  • A tabela não foi lançada nesta assembleia, pois ela ainda está sendo atualizada. O atraso aconteceu, pois, além do reajuste dos valores, está sendo feita uma ampliação da descrição dos serviços que a tabela abarca.
Sobre a regulamentação da profissão
  • O vice-presidente Wagner Alves, apresentou um panorama sobre como está a regulamentação da profissão. Atualmente este assunto está estagnado por falta de apoio político no Congresso Nacional. Esse assunto tem sido acompanhado pelo Comitê para Regulamentação. Este Comitê continua as investidas e continua as discussões com novos parlamentares para conseguir apoio político, mas ainda não obteve sucesso nesse sentido.

Sobre o Fórum Design Brasil
  • O Fórum Design Brasil (FDB) foi criado no 1o Brasil Design Week. Tem o propósito de discutir, criar e implementar ações e políticas públicas, junto a Governo e a Sociedade Brasileira, para promover a auto-regulamentação do Design e atingir projetos macros de Design no Brasil. A auto-regulamentação é uma alternativa a regulamentação, pois ela parte de discussões de base para depois virar uma lei. Essa iniciativa não exclui o papel do Comitê para regulamentação. O FDB já teve 4 reuniões e é composto, atualmente, por 15 associações.
  • Uma proposta do PBD (Programa Brasileiro de Design) é que o Fórum Brasil Design se transforme em um fórum de competitividade dentro da estrutura política do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC). Porém, na última reunião do Fórum Brasil Design foi decidido que, por enquanto, o FDB não se tornará um fórum de competitividade e, sim, que o FDB irá propor uma revisão da estrutura do PBD dentro do MDIC.
  • Na última reunião do FDB também foi discutida a tendência de unificação dos tipos de Design existentes por parte universidades e pelas associações. Ao invés de haver cada vez mais uma especialização nos cursos de Design, primeiramente o designer teria uma formação geral e depois seria feita uma especialização em algumas das áreas ao final do curso, por exemplo. No caso das associações, a tendência é que as associações de design gráfico, de produto, de interiores, entre outras, se uniriam e formariam Associações de Design no geral. Mas este assunto ainda merece muitas discussões e planejamento para realmente se efetivar.
  • O FBD orienta que as associações utilizem os conceitos e terminologias propostas pelo ICSID e ICOGRADA.
  • No FDB, também foram divulgadas 2 pesquisas sobre Design que estão sendo realizadas:
  1. A ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão fazendo um censo para mapear todos os profissionais que trabalham com Design no Brasil. A previsão do resultado dessa pesquisa é maio/junho de 2010.
  2. A ADP (Associação dos Designers de Produto) e o PBD (Programa Brasileiro de Design) estão fazendo uma pesquisa sobre a colocação setorial do Design nas empresas para saber como e onde o Design é empregado na e pelas empresas do Brasil.

Sobre a Eleição da Nova Diretoria
  • A situação atual da Diretoria é: 4 dos seus 6 membros terão que se ausentar de seus cargos antes do término da vigência desta Diretoria, que é 2010. Em virtude disto, tinha sido proposta a realização de eleições para uma nova diretoria.
  • Foi discutido e aprovado, com unanimidade pela Assembleia, que, em um primeiro momento, não será feita nova eleição. A proposta, que tem o aval do estatuto (Artigo 22, parágrafo primeiro), é que novas pessoas sejam indicadas para compor os cargos que estão vagos que são: 2o secretário, 1o tesoureiro, 2o tesoureiro e Vice-presidente.
  • Irão permanecer, da Diretoria atual, a Presidente, Aline Pereira e a atual 2a Secretária, Paula Scherre, que se tornará a 1a Secretária.
  • Nesta Assembléia, a associada Fátima Leão aceitou ser a 2a tesoureira e a associada Eneida Figueiredo concordou em ser a 2a secretária.
  • Como ainda ficaram vagos os cargos de Vice-presidente e 1o tesoureiro, a Assembleia decidiu, por unanimidade, que a atual Diretoria, com os atuais integrantes, fica responsável por suas atribuições enquanto nova orientação não é definida. Também foi aprovado, por unanimidade, que nova Assembleia será convocada no dia 18 de junho de 2009 (quinta-feira) para que: ou sejam apresentados e aprovados os novos integrantes para os cargos ainda vagos ou, caso isso não ocorra, seja iniciado processo de eleição para a nova diretoria.
Sobre o CEAIDS
  • As associadas Fátima Leão e Eneida Figueiredo, envolvidas no Projeto CEAIDS (a Adegraf dá apoio a este projeto) informaram que o CEAIDS irá promover um evento, dia 12 de junho, e que há espaço para a Adegraf distribuir algum material de divulgação. Foi discutido que um marcador seria o material mais apropriado. A Diretoria da Adegraf irá providenciar o material e a participação no evento.

A Assembleia foi encerrada às 22h.


Aline Pereira
Presidente da Adegraf


Paula Scherre
2a secretária da Adegraf


------------------

Foto da Assembleia de 26/5/2009

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI