Pular para o conteúdo principal

Ações da Adegraf sobre o Concurso 'logomarca' 50 anos de Brasília

Caros associados,

a diretoria da Adegraf esteve em contato com a Secretaria de Cultura do GDF para avaliar os questionamentos que surgiram com a divulgação do Edital do concurso para criação da 'logomarca' comemorativa dos 50 anos de Brasília. Nesse primeiro momento, as questões tratadas abarcaram a composição da Comissão Julgadora e suas competências.

Apresentamos a associação, a formação acadêmica em desenho industrial, a profissão do designer gráfico e suas qualificações profissionais. A equipe da Secretaria considerou que existe um planejamento de ações previstas em função dos 50 anos de Brasília - inclusive, foi criada uma área nova no governo apenas para coordenar essas ações.

Entre essas ações, está o concurso para a criação da "logomarca". Mas, como o concurso é parte de um planejamento mais amplo, a equipe - que elaborou o edital - considerou apenas profissionais da área de comunicação (jornalismo e publicidade) para a formação da comissão julgadora, por serem as áreas mais próximas à realidade atual no governo. O profissional de design não foi considerado nessa estrutura por que não houve uma indicação naquele momento da formação da comissão.

A equipe da Secretaria se colocou à disposição para intermediar junto ao governo - isso por que não é uma competência exclusiva da Secretaria -, uma solução para esta situação. Dessa forma, sugerimos à equipe da Secretaria, a nomeação de um membro da diretoria da Adegraf e de um professor da UnB (Desenho Industrial) para compor a Comissão Julgadora do concurso.

A referida equipe acredita que isso seja possível. Porém, como estamos na véspera do feriado de Carnaval, uma nova reunião foi marcada para depois desse período para definir os procedimentos para que, pelo menos, um designer faça parte da Comissão Julgadora do concurso. É muito provável termos um ou dois designers (profissional e/ou professor) na composição da Comissão Julgadora do concurso.

Agradecemos a todas contribuições que recebemos. Em breve divulgaremos mais informações sobre a continuidade desse processo.

Por enquanto, desejamos que todos vocês tenham boas idéias e criações para a marca dos 50 anos de Brasília. Participem!!!

Estamos torcendo para que um dos associados da Adegraf seja o felizardo vencedor deste concurso.

Atenciosamente,
Adegraf

Postagens mais visitadas deste blog

Terminologia básica no design de marcas

As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

Tabela Referencial de Valores da Adegraf 2016-2018

Está no ar a nova Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Trabalho desenvolvido a muitas mãos, a Tabela deste ano está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados, visando sua melhor compreensão por parte do público, tanto dos profissionais que a utilizam quanto do mercado. Esperamos que ela continue servindo de referência a todos e agradecemos o trabalho conjunto dos associados que ajudaram na realização deste projeto. Clique aqui para fazer o download ou copie e cole o link: http://media.wix.com/ugd/819e53_64a1447f6e234ee79612f012c49dd43e.pdf Diretoria Adegraf