Pular para o conteúdo principal

O DESIGN E A CIDADE: BRASÍLIA URGENTE

Recentemente Brasília passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Design. Junto com Brasília, pertencem a esta rede cidades como Curitiba,  Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shengzen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria). 

O título da Unesco, coloca nossa cidade no mapa do design internacional, atraindo a atenção e o interesse de empresas, universidades e entidades ligadas ao design em todo o mundo. Todavia para manter o selo, a cidade deve cumprir com alguns protocolos, entre eles a realização de ações de promoção do design. Visando garantir a posse do selo para Brasília, em 2018 as três associações ligadas ao Design, ADEGRAF, ADEPRO E ABRADI, formaram o grupo BSBDESIGN. 

As ações iniciadas no governo passado foram direcionadas à Secretaria de Turismo, que é a gestora do selo, foram feitas reuniões e encontros para discutir soluções para o cumprimento dos protocolos exigidos pela UNESCO. Com a mudança de governo, o grupo BSBDESIGN enviou um relatório à nova administração da cidade, via pessoa do Secretário de Turismo. Esse relatório, aponta as iniciativas nas áreas de design, criatividade e tecnologias inovadoras já realizadas pelas associações ao longo dos últimos 10 anos, e sugestões de uma agenda de encontros para discutir soluções a serem implementadas. 

Em reunião recente, fomos informados oficialmente, que a Secretaria de Turismo está empenhada em promover o design e já reservou recursos  para essa promoção. Nas perspectivas mais otimistas, teremos exposições mensais com uma culminância no mês de agosto/setembro, quando vários eventos voltados ao design estarão ocorrendo simultaneamente no DF. 

Como associação que visa antes de mais nada o progresso profissional dos associados, a ADEGRAF estará dedicada em 2019 a organizar e preparar os associados para aproveitar as oportunidades que se abrem a partir dos eventos vindouros. Como instituição presente e participante do processo, a Adegraf vai poder orientar seus associados a como participar das ações programadas. Diante da responsabilidade que o momento exige, convocamos os associados interessados, a participar das ações que pretendem garantir à nossa cidade o título já conquistado.  Reiteramos a certeza de que o trabalho voluntário que é realizado em prol da nossa comunidade de design, é a ponte para um mercado profissional valorizado, e por isso conclamamos aos associados para que participem.

Diretoria da ADEGRAF - Associação dos Designers Gráficos do DF
#BSBDesign #BrasiliaCidadeCriativaDesignUnesco #Adegraf 

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode