Pular para o conteúdo principal

Afinal, qual a importância de fazer parte de uma associação?



Tenho visto muitos colegas de profissão discutindo sobre estar ou não filiado à uma associação de classe. O que eu ganho com isso? É a primeira pergunta que fazem. Porém, as associações não são necessariamente clubes de vantagens, oferecendo bônus aos seus participantes. Acredito que a melhor pergunta seria: como posso fortalecer minha associação? Ou… Como posso contribuir para ter minha profissão melhor?

Em sua maioria são entidades gerenciadas por voluntários que tiram bastante do seu tempo pessoal ("sem ganhar nada com isso"), em benefício dos outros colegas. Olha o "ganhar" aparecendo de novo… Penso que são pessoas que entenderam o poder da coletividade e desejam uma profissão reconhecida e valorizada. Realizam eventos, aumentam as redes de relacionamentos entre profissionais, criam parcerias, etc. Talvez não recebem em valores monetários, mas ganham bastante com o trabalho que fazem. No entanto, poderia ser melhor.

As associações de design no Brasil, em geral trabalham praticamente no vermelho, pois sobrevivem basicamente das suas anuidades. E essas anuidades são uma grande barreira para os designers, afinal, alguns acreditam que é um absurdo pagar entre R$ 150,00 a R$ 350,00. Mas quanto dá isso por mês? R$ 10,00? R$ 30,00? Com esses valores nem mesmo conseguem ter um local fixo para realizar reuniões, ter encontros, etc. Todavia, com os mesmos valores e mais associados teriam mais verbas para realizar suas ações.

Essas entidades estão longe de serem perfeitas, é claro. Apesar disso, realizam muitos feitos que são importantes para a profissão. Entre acertos e erros, carregam o peso de sonhar com dias melhores para a atividade, quase sozinhos. Pra mim, associar-se à uma entidade dessas é acreditar que o design trasforma a vida das pessoas, desenvolve as empresas, cria produtos mais inteligentes, etc. E que juntos podemos realizar muito mais. Se você também acredita e ainda não faz parte de nenhuma delas ainda, aproveite e contribua de alguma forma, principalmente se associando.

Eduardo Meneses (Designer Gráfico / Vice-presidente da ADEGRAF)

Texto publicado em 13/10/17
Fonte: http://bit.ly/2hrMUuT

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode