Pular para o conteúdo principal

Posicionamento da Adegraf sobre o Processo Seletivo da Rede Sarah

Em 22 de junho de 2107, a Rede Sarah de Hospitais e Reabilitação lançou em edital a abertura de seleção pública de provimento de 3 cargos - Designer de Produto, Designer Gráfico e Web Designer, onde especificava que somente formados em Desenho Industrial poderiam participar do processo. Como a formação em Design vem, há anos, ganhando novas formações e nomenclaturas em função das necessidades do mercado, a ADEGRAF também vem se adaptando a essa realidade, na medida em que ampliou a aprovação de novos associados que sejam formados não só em cursos de bacharelado, mas também tecnólogos e pós-graduados em Design Gráfico, Programação Visual e Comunicação Visual. Sendo assim, após termos recebido alguns questionamentos de associados que se enquadram nesse situação e que se sentiram prejudicados pela exigência da formação, a ADEGRAF contactou a organização realizadora do processo seletivo a fim de interceder em nome desses profissionais. Abaixo segue o comunicado enviado aos nossos associados pelo presidente da associação, Wagner Alves:

________________________________________________________________________

Olá, bom dia, 

Estive na sede da Rede Sarah para apresentar a posição da Adegraf e nossas solicitações em relação ao Processo Seletivo. Conversei rapidamente com uma representante do Departamento de Recursos Humanos. Acredito que nossas considerações serão contempladas. Vamos aguardar!  

Sabemos que excelentes profissionais da nossa área de trabalho não tem curso superior em desenho industrial. Mas, também sabemos que essa oportunidade de formação está disponível há décadas em todo o País.
Depois de analisados todos os questionamentos e observações dos nossos associados, chegamos a decisão de que a exigência, no Processo Seletivo da Rede Sarah, pela formação em curso superior na área de design gráfico é válida e de grande importância. 
No entanto, nossa recomendação para a área de RH da instituição foi para flexibilizar a denominação do curso e para considerar também a situação dos Tecnólogos. Abaixo está um trecho (que resume bem nossas recomendações) do Ofício que protocolamos na sede da instituição:

"Pelo exposto, a ADEGRAF solicita ao órgão competente que reavalie os critérios de seleção e também considerem válidas as inscrições de profissionais que tenha formação em cursos de Design Gráfico, Comunicação Visual, Programação Visual e Artes Visuais, sejam eles bacharelados ou tecnológicos reconhecidos pelo MEC, além dos demais requisitos solicitados. Entendemos que, até que a profissão seja regulamentada, as diversas denominações devem ser aceitas, desde que a grade curricular dos cursos seja semelhante. Nesse caso, se compararmos a grade curricular dos 164 cursos de bacharelado e tecnológicos oferecidos nas áreas de Design Gráfico, Programação e Comunicação Visual em atividade e reconhecidos pelo MEC, notam-se que os conteúdos programáticos apresentam matérias iguais, correlatas ou complementares, preparando os formandos para exercer a profissão de forma plena."

Agradecemos a participação de todos que contribuíram com esse processo. 

Valeu, forte abraço, 
Wagner Alves 
Presidente da Adegraf


Resultado do questionamento: https://adegraf.blogspot.com/2017/07/replica-da-adegraf-para-resposta-da.html

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Nova Tabela Referencial ADEGRAF 2013-2015

A nova Tabela Referencial da ADEGRAF está disponível para download! É uma importante ferramenta para os designers elaborarem os valores dos serviços de design. Acesso por ( Link ) e QRCode