A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) lança nesta segunda-feira o concurso para escolha da sua nova marca. Poderão se inscrever profissionais de todo o País das áreas de desenho industrial, programação visual, publicidade, arquitetura e comunicação, individualmente ou em equipe, com um trabalho inédito por interessado. A participação no concurso é restrita a pessoas físicas.
A ficha de inscrição e demais informações sobre o concurso está no site da Codhab – Codhab.df.gov.br. A escolha da identidade visual é o primeiro concurso da companhia.
São critérios básicos de julgamento dos trabalhos apresentados a criatividade, objetividade, funcionalidade, viabilidade técnica e econômica e, no caso de projetos de arquitetura, a integração com o meio ambiente.
As inscrições no concurso da identidade visual da Codhab serão feitas a partir de hoje, dia 18 de maio – até o dia 2 de julho próximo. O julgamento dos trabalhos ocorrerá de 13 a 15 de julho, sendo que o resultado será anunciado dois dias depois, em 17 julho.
O vencedor receberá R$ 10.000,00 (dez mil reais) na divulgação do resultado e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) na entrega do Manual de Identidade Visual. No material disponibilizado pelo concurso, os participantes terão a oportunidade de conhecer os símbolos de empresas públicas e fundações do Distrito Federal.
O órgão encarregado da execução da política habitacional do Distrito Federal começou a funcionar dois anos depois da inauguração de Brasília, em 1962, com a denominação de Sociedade de Habitação Econômica de Brasília (SHEB). Em 1964, o nome foi trocado para Sociedade de Habitação de Interesse Social (Shis). Trinta anos depois, houve um novo batismo e no lugar da Shis, surgiu o Instituto de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Idhab) – cujo nome foi novamente trocado em 2007 para a atual Codhab.
Para mais informações sobre o concurso:
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As terminologias ou nomenclaturas são o conjunto de termos particulares, designações ou palavras dentro de uma ciência, profissão, convenção ou empresa. Elas ajudam no entendimento coletivo sobre determinado assunto, dando a definição e descrição de termos utilizados naquela área. Ou seja, dão significado às expressões para que os profissionais e o público em geral possam utilizá-las de forma correta. Outra vantagem é a uniformização desses termos, dando unidade e evitando mal entendidos. No design gráfico isso não é diferente, no dia a dia usamos muitos termos bem característicos e outros que também já caíram na "boca do povo". Porém muitas vezes percebemos o uso incorreto de alguns termos. O glossário de termos dentro do design gráfico é grande, mas para começar escolhi alguns termos mais usuais, aqueles mais ligados ao Design de Marcas. Creio que esse artigo poderá contribuir para que possamos falar a mesma língua e difundir esses termos em sua forma mais exata. LOGOTI...