Pular para o conteúdo principal

Projeto de Regulamentação aprovado na Câmara dos Deputados


Temos a satisfação de informar que o PL 1391/11 (que regulamenta a Profissão de Designer) foi aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados. O projeto segue para o Senado para nova fase de aprovação. Depois, o projeto segue para sanção presidencial.

A ADEGRAF agradece aos parlamentares que apoiaram o projeto, principalmente ao Dep. Penna (PV-SP), autor do projeto. E ao Dep. Alessandro Molon (PT/RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. Este, que disponibilizou sua equipe de assessores para adequar ao projeto às necessidades técnicas e aos anseio dos designers. 

Lembramos ainda do Dep. Efraim Filho (DEM-PB), relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - CTASP. Que muito contribuiu para aprovação naquela ocasião. Nesta comissão, o PL recebeu apoio importante dos deputados: Mauro Nazif (PSB-RO), Flávia Morais (PDT-GO), Andreia Zito (PSDB-RJ), Walney Rocha (PTB-RJ), Roberto Santiago (PSD-SP), Assis Melo (PCdoB-RS), )Sandro Mabel (PMDB-GO), Jorge Corte Leal (PTB-PE), Silvio Costa (PTB-PE) e Gorete Pereira (PR-CE). Por fim, o Dep. Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que presidiu a Comissão do CTASP.

Agradecemos também aos Designers e Associações que estão envolvidos na "movimentação" de profissionais e estudantes para a aprovação deste projeto. Não posso deixar de mencionar um grande nome: Prof. Freddy Van Camp, um ícone desta luta. Na verdade PARABENIZAMOS a todos esses, pois sem apoio financeiro, muitas vezes criticados por colegas e levando nas costas esta bandeira, agora podem ter um momento de alegria e sentimento de trabalho realizado. Ainda falta muito trabalho até a sanção presidencial, mas quem está diretamente envolvido sabe o valor desta conquista.

A ADEGRAF tem a satisfação de estar apoiando a regulamentação desde os primeiros Projetos de Lei, pois valorizamos e investimos na profissão. Continuaremos dando nossa contribuição até que tenhamos a profissão regulamentada. 

PARABÉNS DESIGNERS

Eduardo Meneses
Vice-presidente da ADEGRAF

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela