Pular para o conteúdo principal

Workshop: Como Produzir E-books no Formato ePub

Aulas 100% práticas! O curso tem por objetivo transmitir as melhores técnicas atualmente utilizadas para produção profissional do formato ePub, além de dicas e truques de como otimizar a produção de eBooks. O método de trabalho é pratico, tipico do laboratório.

Desde o início de 2011, a Simplíssimo contabiliza mais de 250 profissionais treinados, entre freelances, escritórios e equipes de editoras – Saraiva, Positivo, Cia das Letras, Zahar, Sextante, Rocco, Objetiva, Intrínseca, Paulinas, Mundo Cristão, Artmed, Record, SESC SP, SENAC SP, entre outras. Nosso workshop de padrão profissional é a oportunidade para os profissionais e estudantes do mercado editorial, além de designers e demais interessados, aprofundarem pela prática seus conhecimentos sobre esta nova realidade profissional, o livro digital em formato ePub.

Data e local
07 e 08 de novembro de 2011, das 9h às 18h (16h de curso em dois dias consecutivos); Local: Microtécnica: SHCGN 702/703 Bl. A, loja 47 - Asa Norte, Brasília-DF. Mapa: http://bit.ly/uqPVBH

Valores e descontos
  • Valor normal da inscrição: R$590,00
  • Associado ADEGRAF: R$390,00
  • No cartão, boleto ou depósito.

Inscrições 
http://www.simplissimo.com.br/workshop-como-produzir-e-books-no-formato-epub

Pré-Requisitos
Conhecimento médio de InDesign

Materiais
Traga: Obrigatório trazer notebook com InDesign CS5 (pode ser versão Trial) e Adobe Digital Editions instalados;.
Você leva: Material de apoio e softwares open-source necessários fornecidos em CD, ao término do curso. Certificado de participação.

Público-alvo
Para designers, profissionais e estudantes do mercado editorial.
PROGRAMA
Introdução ao curso
  • Uma panorâmica sobre o fenômeno e-book
  • O que é um e-book?
  • Principais formatos de e-book
  • Proteção contra pirataria? DRM e Marca d’agua
  • Principais categorias de programas e aparelhos leitores de e-book
    • Computador / Adobe Digital Edition
    • WebKit
    • iBooks / iPad
    • Leitores con tecnologia e-ink
    • Tablet PC (Samsung Galaxy Tab / iPad /outros)
  • O que muda no workflow da produção dos livros
  • Pensando o design fluido
  • Produzir a partir do Word/Openoffice
  • Produzir a partir de Indesign
Breve Introdução ao formato ePub
  • O que è? Como è feito?
  • Standards e especificações
  • CSS e XTHML
Produzir ePub a partir do Indesign
  • O que esperar da conversão?
  • Preparar um arquivo Indesign para ePub
    • Formato da página
    • Página-mestra e numeração automática
    • Dividir o livro – Paleta “Book”
    • Definir o texto
    • Preparar o texto
      • Estilos de parágrafos
      • Estilos de caracteres
      • Dicas para otimizar o trabalho
    • Preparar as imagens
      • O formato das imagens
      • Anchor Objects
      • Definir a capa
    • Inserir links no texto
    • Estilos de objetos
    • Criação do Sumário (na barra de navegação e no conteúdo do livro)
    • Trabalhar com notas de rodapé
    • Trabalhar com tabelas
    • O que fazer como os objetos criados no InDesign?
    • Uso de fontes embutidas
    • Acrescentar Metadados
  • Exportar no formato ePub
    • As opções
    • Imagens
    • XHTML/DTBook
    • Estilos e CSS
    • Sumário
Conhecendo o EPUB
  • Abrir um arquivo ePub
  • Reconhecer e editar as partes de um ePub
  • Melhorar a capa
  • Fechar o arquivo ePub
  • Validar um arquivo ePub
Trabalhando com o Sigil
  • Conhecendo o programa
  • Abrindo um ePub produzido pelo InDesign
  • Dicas e sugestões para se trabalhar melhor
Melhorar o ePub
  • Edição do código CSS
  • Edição do código XHTML
  • Como lidar com fontes embutidas
  • Formatação das notas de rodapé e hiperlinks
  • Colocar texto em volta das imagens
  • Dicas para aprimorar o visual do seu eBook (Capitulares; vinhetas; grafismos, etc)
Técnicas Avançadas
  • Página-mestre de Adobe Digital Edition
  • Trabalhar com imagens SVG
  • Inserir fórmulas matemáticas
  • Inserir áudio e vídeo
  • Inserir javascript
Conclusão
  • Futuro e prospectivas para o formato ePub

Postagens mais visitadas deste blog

ABNT disponibiliza primeira norma para serviços de design

Os serviços de Design tem sua primeira norma brasileira publicada, a ABNT NBR 16516 Serviços de Design - Terminologia , que conceitua os termos básicos do Design, e pode ser adquirida pelo site: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/ Ela é fruto de dois anos de trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design da ABNT (ABNT/CEE-219), uma parceria firmada entre a ABNT e o Sebrae, que contou com a participação de representantes de diversas instituições profissionais e de ensino do país (ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG e UniBH), e que também esteve aberta à participação pública pelos sites daquelas instituições. Os trabalhos da Comissão continuam em andamento, agora no desenvolvimento da norma ABNT NBR 16585 Serviços de design – Diretrizes para boas práticas , que está aberta para consulta nacional pelo site: http:/

A Marca do Designer

Em 1986, após sua saída da Apple, Steve Jobs chamou Paul Rand – um dos mais influentes designers gráficos do século XX – para criar a marca de sua nova empresa, a NeXT. Desse projeto, Jobs tirou lições que, segundo ele, todo o designer, cliente ou empreendedor deveria considerar. Nesta entrevista, ele contou como foi trabalhar com Paul Rand e o que aprendeu com o designer.  Já nós, designers, podemos aprender com a postura profissional de Paul Rand, se posicionando como especialista para resolver o problema da empresa. Jobs o descreve como, “mais que um artista, um solucionador de problemas de negócios”. Steve Jobs desejava que sua nova empresa tivesse um símbolo que fosse imediatamente associado à marca – algo que leva muito tempo e dinheiro para acontecer na mente do consumidor. Segundo ele, Rand encarou o projeto como um problema a ser resolvido, e não como um desafio artístico em si.  "O significado de uma marca deriva da qualidade do que ela repr

Ano Novo Laranja

A Holanda recebe 2019 com a 50ª edição de uma divertida ação de marketing.   Enquanto o Brasil sofre com os escândalos de seus laranjas políticos, a Holanda adota a cor - tradicionalmente associada à família real Oranje-Nassau - em seu uniforme de futebol e na principais festividades nacionais. Entre elas, uma recente tradição iniciada na década de 1960 ficou associada a uma bem sucedida campanha promocional identificada por um gorrinho laranja: o Mergulho do Ano Novo — em holandês, Nieuwjaarsduik . Inspirados por um clube de natação canadense - o Polar Bear Swim Club - que desde a década de 1920 repete o feito anual, nadadores holandeses passaram a saudar o ano novo no dia primeiro de janeiro com um mergulho no gelado Mar do Norte. Em 1965 o Nieuwjaarsduik chegou à Scheveningen, um dos oito distritos da capital política do país, Den Haag, e a praia mais famosa da Holanda. O que começou com apenas oito nadadores ganhou popularidade e se tornou um evento organizado pela